Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo,Mariana Ladeira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Xavier,Marina Carpena, Menezes,Carolina Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100251
Resumo: Resumo Mindfulness tem se tornado popular na comunidade psicoterapêutica e, também, entre clientes em busca de alívio para seu sofrimento. Contudo, pouco se conhece sobre como mindfulness tem sido integrado à psicoterapia, especialmente no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar conhecimento, recomendação, uso clínico e pessoal de mindfulness por psicólogos clínicos brasileiros. Os dados foram obtidos utilizando levantamento quantitativo nacional, realizado com 417 psicólogos clínicos habilitados. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado online, desenvolvido e testado para este estudo. Os resultados foram analisados descritivamente por meio de frequências; para a associação entre categorias de respostas utilizou-se teste exato de Fisher e nível de significância p < 0,05. Os resultados indicaram que a maior parte dos psicólogos (65,23%) relatou nenhum ou pouco conhecimento de mindfulness; quase metade (47,96%) já recomendou a seus clientes; cerca de um terço (31,18%) já aplicou na clínica, predominando o uso de técnicas isoladas com clientes individualmente; e cerca de um quarto dos profissionais (25,37%) pratica mindfulness a nível pessoal. Estes dados sugerem que o uso de mindfulness na clínica tem se distanciado do formato baseado em evidência - programas baseados em mindfulness -, cuja eficácia já foi verificada. Espera-se que os resultados contribuam para a reflexão acerca da capacitação e da regulamentação de práticas emergentes em psicologia (incluindo mindfulness) por parte dos campos regulatório, acadêmico e científico, qualificando o psicólogo para tomar melhores decisões sobre a integração de tais práticas na psicoterapia.
id CFP-1_4e3509defe63e4e5acea5470c9288fa0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932022000100251
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos BrasileirosTerapias ComplementaresAtitudePrática ProfissionalPsicologia ClínicaAtenção PlenaResumo Mindfulness tem se tornado popular na comunidade psicoterapêutica e, também, entre clientes em busca de alívio para seu sofrimento. Contudo, pouco se conhece sobre como mindfulness tem sido integrado à psicoterapia, especialmente no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar conhecimento, recomendação, uso clínico e pessoal de mindfulness por psicólogos clínicos brasileiros. Os dados foram obtidos utilizando levantamento quantitativo nacional, realizado com 417 psicólogos clínicos habilitados. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado online, desenvolvido e testado para este estudo. Os resultados foram analisados descritivamente por meio de frequências; para a associação entre categorias de respostas utilizou-se teste exato de Fisher e nível de significância p < 0,05. Os resultados indicaram que a maior parte dos psicólogos (65,23%) relatou nenhum ou pouco conhecimento de mindfulness; quase metade (47,96%) já recomendou a seus clientes; cerca de um terço (31,18%) já aplicou na clínica, predominando o uso de técnicas isoladas com clientes individualmente; e cerca de um quarto dos profissionais (25,37%) pratica mindfulness a nível pessoal. Estes dados sugerem que o uso de mindfulness na clínica tem se distanciado do formato baseado em evidência - programas baseados em mindfulness -, cuja eficácia já foi verificada. Espera-se que os resultados contribuam para a reflexão acerca da capacitação e da regulamentação de práticas emergentes em psicologia (incluindo mindfulness) por parte dos campos regulatório, acadêmico e científico, qualificando o psicólogo para tomar melhores decisões sobre a integração de tais práticas na psicoterapia.Conselho Federal de Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100251Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003237527info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo,Mariana Ladeira deXavier,Marina CarpenaMenezes,Carolina Baptistapor2022-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932022000100251Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2022-12-06T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos Brasileiros
title Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos Brasileiros
spellingShingle Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos Brasileiros
Azevedo,Mariana Ladeira de
Terapias Complementares
Atitude
Prática Profissional
Psicologia Clínica
Atenção Plena
title_short Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos Brasileiros
title_full Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos Brasileiros
title_fullStr Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos Brasileiros
title_full_unstemmed Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos Brasileiros
title_sort Conhecimento, Recomendação e Uso de Mindfulness por Psicólogos Clínicos Brasileiros
author Azevedo,Mariana Ladeira de
author_facet Azevedo,Mariana Ladeira de
Xavier,Marina Carpena
Menezes,Carolina Baptista
author_role author
author2 Xavier,Marina Carpena
Menezes,Carolina Baptista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo,Mariana Ladeira de
Xavier,Marina Carpena
Menezes,Carolina Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Terapias Complementares
Atitude
Prática Profissional
Psicologia Clínica
Atenção Plena
topic Terapias Complementares
Atitude
Prática Profissional
Psicologia Clínica
Atenção Plena
description Resumo Mindfulness tem se tornado popular na comunidade psicoterapêutica e, também, entre clientes em busca de alívio para seu sofrimento. Contudo, pouco se conhece sobre como mindfulness tem sido integrado à psicoterapia, especialmente no Brasil. O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar conhecimento, recomendação, uso clínico e pessoal de mindfulness por psicólogos clínicos brasileiros. Os dados foram obtidos utilizando levantamento quantitativo nacional, realizado com 417 psicólogos clínicos habilitados. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado online, desenvolvido e testado para este estudo. Os resultados foram analisados descritivamente por meio de frequências; para a associação entre categorias de respostas utilizou-se teste exato de Fisher e nível de significância p < 0,05. Os resultados indicaram que a maior parte dos psicólogos (65,23%) relatou nenhum ou pouco conhecimento de mindfulness; quase metade (47,96%) já recomendou a seus clientes; cerca de um terço (31,18%) já aplicou na clínica, predominando o uso de técnicas isoladas com clientes individualmente; e cerca de um quarto dos profissionais (25,37%) pratica mindfulness a nível pessoal. Estes dados sugerem que o uso de mindfulness na clínica tem se distanciado do formato baseado em evidência - programas baseados em mindfulness -, cuja eficácia já foi verificada. Espera-se que os resultados contribuam para a reflexão acerca da capacitação e da regulamentação de práticas emergentes em psicologia (incluindo mindfulness) por parte dos campos regulatório, acadêmico e científico, qualificando o psicólogo para tomar melhores decisões sobre a integração de tais práticas na psicoterapia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100251
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003237527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432983072768