Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de Cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzinato,Adolfo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tedesco,Pedro de Castro, Cé,João Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000500636
Resumo: Resumo: O presente artigo trata das implicações decorrentes da atual sistematização das políticas culturais brasileiras, em especial na interface entre Arte, Cultura e possibilidades de emancipação social e ação política. A pesquisa, desenvolvida junto a um Ponto de Cultura localizado em um bairro da zona sul de Porto Alegre/RS, teve como aporte metodológico a etnografia de um dos autores do artigo durante o período de 2013–2014. Como aporte teórico utilizado nas discussões e resultados, a utilização da filosofia de Jacques Rancière e suas considerações em relação a configurações de comunidade política e formas de pensamento em Arte foram utilizadas. No período de um ano, foi possível observar que as políticas culturais brasileiras, devido a sua formatação e execução, acabam por tornar difusas as atribuições concernentes ao Estado e a participação de empresas privadas na área artística cultural; não só, ainda que a atual orientação das políticas culturais deem ensejo a ampliação, representatividade e legitimação de produções culturais não majoritárias, a emancipação social e ação política desses contingentes populacionais não decorre, necessariamente, desse conjunto de ações. Salienta-se, portanto, a imprescindível participação dos atores sociais visados pelas políticas culturais para que as possibilidades de emancipação social se concretizem.
id CFP-1_4f8d13431829dbf3e2eb30bd010fb496
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932018000500636
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de CulturaPolíticas PúblicasArteComunidadeCulturaPsicologia PolíticaResumo: O presente artigo trata das implicações decorrentes da atual sistematização das políticas culturais brasileiras, em especial na interface entre Arte, Cultura e possibilidades de emancipação social e ação política. A pesquisa, desenvolvida junto a um Ponto de Cultura localizado em um bairro da zona sul de Porto Alegre/RS, teve como aporte metodológico a etnografia de um dos autores do artigo durante o período de 2013–2014. Como aporte teórico utilizado nas discussões e resultados, a utilização da filosofia de Jacques Rancière e suas considerações em relação a configurações de comunidade política e formas de pensamento em Arte foram utilizadas. No período de um ano, foi possível observar que as políticas culturais brasileiras, devido a sua formatação e execução, acabam por tornar difusas as atribuições concernentes ao Estado e a participação de empresas privadas na área artística cultural; não só, ainda que a atual orientação das políticas culturais deem ensejo a ampliação, representatividade e legitimação de produções culturais não majoritárias, a emancipação social e ação política desses contingentes populacionais não decorre, necessariamente, desse conjunto de ações. Salienta-se, portanto, a imprescindível participação dos atores sociais visados pelas políticas culturais para que as possibilidades de emancipação social se concretizem.Conselho Federal de Psicologia2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000500636Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.4 2018reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001312017info:eu-repo/semantics/openAccessPizzinato,AdolfoTedesco,Pedro de CastroCé,João Pedropor2019-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932018000500636Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2019-04-17T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de Cultura
title Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de Cultura
spellingShingle Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de Cultura
Pizzinato,Adolfo
Políticas Públicas
Arte
Comunidade
Cultura
Psicologia Política
title_short Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de Cultura
title_full Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de Cultura
title_fullStr Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de Cultura
title_full_unstemmed Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de Cultura
title_sort Comunidade Porvir: Emancipação Social e Configurações Comunitárias em um Ponto de Cultura
author Pizzinato,Adolfo
author_facet Pizzinato,Adolfo
Tedesco,Pedro de Castro
Cé,João Pedro
author_role author
author2 Tedesco,Pedro de Castro
Cé,João Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzinato,Adolfo
Tedesco,Pedro de Castro
Cé,João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Arte
Comunidade
Cultura
Psicologia Política
topic Políticas Públicas
Arte
Comunidade
Cultura
Psicologia Política
description Resumo: O presente artigo trata das implicações decorrentes da atual sistematização das políticas culturais brasileiras, em especial na interface entre Arte, Cultura e possibilidades de emancipação social e ação política. A pesquisa, desenvolvida junto a um Ponto de Cultura localizado em um bairro da zona sul de Porto Alegre/RS, teve como aporte metodológico a etnografia de um dos autores do artigo durante o período de 2013–2014. Como aporte teórico utilizado nas discussões e resultados, a utilização da filosofia de Jacques Rancière e suas considerações em relação a configurações de comunidade política e formas de pensamento em Arte foram utilizadas. No período de um ano, foi possível observar que as políticas culturais brasileiras, devido a sua formatação e execução, acabam por tornar difusas as atribuições concernentes ao Estado e a participação de empresas privadas na área artística cultural; não só, ainda que a atual orientação das políticas culturais deem ensejo a ampliação, representatividade e legitimação de produções culturais não majoritárias, a emancipação social e ação política desses contingentes populacionais não decorre, necessariamente, desse conjunto de ações. Salienta-se, portanto, a imprescindível participação dos atores sociais visados pelas políticas culturais para que as possibilidades de emancipação social se concretizem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000500636
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000500636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703001312017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.4 2018
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431358828544