Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100013 |
Resumo: | Este artigo discute a formação em Psicologia a partir de uma experiência de estágio interdisciplinar de vivência, o projeto VER-SUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde), realizado por estudantes da área da saúde junto ao movimento estudantil desses cursos. A partir dessa experiência, ocorrida em 2008, no estado do Espírito Santo (VER-SUS/ES 2008), problematizamos a formação do psicólogo, afirmando a importância de ampliar a associação entre o ensino tradicional e ações que remetam às vivências interdisciplinares. Estas mesmas se configuram como estratégias de ensino-aprendizagem fundamentais para a Psicologia e para a área da saúde como um todo. Por fim, ressaltamos a importância da constante revisão das práticas, da formação e do papel do psicólogo, para pensarmos sobre outras formas de aprendizagem e diálogo ao longo do ensino superior. |
id |
CFP-1_4fcbb5502b12071bdae140ee71c1abb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932012000100013 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ver-Sus: relato de vivências na formação de PsicologiaEstágiosFormação do psicólogoInterdisciplinaridadeSistema Único de SaúdeEnsino de PsicologiaEste artigo discute a formação em Psicologia a partir de uma experiência de estágio interdisciplinar de vivência, o projeto VER-SUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde), realizado por estudantes da área da saúde junto ao movimento estudantil desses cursos. A partir dessa experiência, ocorrida em 2008, no estado do Espírito Santo (VER-SUS/ES 2008), problematizamos a formação do psicólogo, afirmando a importância de ampliar a associação entre o ensino tradicional e ações que remetam às vivências interdisciplinares. Estas mesmas se configuram como estratégias de ensino-aprendizagem fundamentais para a Psicologia e para a área da saúde como um todo. Por fim, ressaltamos a importância da constante revisão das práticas, da formação e do papel do psicólogo, para pensarmos sobre outras formas de aprendizagem e diálogo ao longo do ensino superior.Conselho Federal de Psicologia2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100013Psicologia: Ciência e Profissão v.32 n.1 2012reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932012000100013info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Flavio Martins de SouzaFonseca,Karina de AndradeBrasil,Julia AlvesDalbello-Araújo,Maristelapor2012-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932012000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-06-18T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia |
title |
Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia |
spellingShingle |
Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia Mendes,Flavio Martins de Souza Estágios Formação do psicólogo Interdisciplinaridade Sistema Único de Saúde Ensino de Psicologia |
title_short |
Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia |
title_full |
Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia |
title_fullStr |
Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia |
title_full_unstemmed |
Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia |
title_sort |
Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia |
author |
Mendes,Flavio Martins de Souza |
author_facet |
Mendes,Flavio Martins de Souza Fonseca,Karina de Andrade Brasil,Julia Alves Dalbello-Araújo,Maristela |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca,Karina de Andrade Brasil,Julia Alves Dalbello-Araújo,Maristela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes,Flavio Martins de Souza Fonseca,Karina de Andrade Brasil,Julia Alves Dalbello-Araújo,Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágios Formação do psicólogo Interdisciplinaridade Sistema Único de Saúde Ensino de Psicologia |
topic |
Estágios Formação do psicólogo Interdisciplinaridade Sistema Único de Saúde Ensino de Psicologia |
description |
Este artigo discute a formação em Psicologia a partir de uma experiência de estágio interdisciplinar de vivência, o projeto VER-SUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde), realizado por estudantes da área da saúde junto ao movimento estudantil desses cursos. A partir dessa experiência, ocorrida em 2008, no estado do Espírito Santo (VER-SUS/ES 2008), problematizamos a formação do psicólogo, afirmando a importância de ampliar a associação entre o ensino tradicional e ações que remetam às vivências interdisciplinares. Estas mesmas se configuram como estratégias de ensino-aprendizagem fundamentais para a Psicologia e para a área da saúde como um todo. Por fim, ressaltamos a importância da constante revisão das práticas, da formação e do papel do psicólogo, para pensarmos sobre outras formas de aprendizagem e diálogo ao longo do ensino superior. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932012000100013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.32 n.1 2012 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122429293133824 |