Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Flavio Martins de Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fonseca,Karina de Andrade, Brasil,Julia Alves, Dalbello-Araújo,Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100013
Resumo: Este artigo discute a formação em Psicologia a partir de uma experiência de estágio interdisciplinar de vivência, o projeto VER-SUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde), realizado por estudantes da área da saúde junto ao movimento estudantil desses cursos. A partir dessa experiência, ocorrida em 2008, no estado do Espírito Santo (VER-SUS/ES 2008), problematizamos a formação do psicólogo, afirmando a importância de ampliar a associação entre o ensino tradicional e ações que remetam às vivências interdisciplinares. Estas mesmas se configuram como estratégias de ensino-aprendizagem fundamentais para a Psicologia e para a área da saúde como um todo. Por fim, ressaltamos a importância da constante revisão das práticas, da formação e do papel do psicólogo, para pensarmos sobre outras formas de aprendizagem e diálogo ao longo do ensino superior.
id CFP-1_4fcbb5502b12071bdae140ee71c1abb2
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932012000100013
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Ver-Sus: relato de vivências na formação de PsicologiaEstágiosFormação do psicólogoInterdisciplinaridadeSistema Único de SaúdeEnsino de PsicologiaEste artigo discute a formação em Psicologia a partir de uma experiência de estágio interdisciplinar de vivência, o projeto VER-SUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde), realizado por estudantes da área da saúde junto ao movimento estudantil desses cursos. A partir dessa experiência, ocorrida em 2008, no estado do Espírito Santo (VER-SUS/ES 2008), problematizamos a formação do psicólogo, afirmando a importância de ampliar a associação entre o ensino tradicional e ações que remetam às vivências interdisciplinares. Estas mesmas se configuram como estratégias de ensino-aprendizagem fundamentais para a Psicologia e para a área da saúde como um todo. Por fim, ressaltamos a importância da constante revisão das práticas, da formação e do papel do psicólogo, para pensarmos sobre outras formas de aprendizagem e diálogo ao longo do ensino superior.Conselho Federal de Psicologia2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100013Psicologia: Ciência e Profissão v.32 n.1 2012reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932012000100013info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Flavio Martins de SouzaFonseca,Karina de AndradeBrasil,Julia AlvesDalbello-Araújo,Maristelapor2012-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932012000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-06-18T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia
title Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia
spellingShingle Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia
Mendes,Flavio Martins de Souza
Estágios
Formação do psicólogo
Interdisciplinaridade
Sistema Único de Saúde
Ensino de Psicologia
title_short Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia
title_full Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia
title_fullStr Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia
title_full_unstemmed Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia
title_sort Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia
author Mendes,Flavio Martins de Souza
author_facet Mendes,Flavio Martins de Souza
Fonseca,Karina de Andrade
Brasil,Julia Alves
Dalbello-Araújo,Maristela
author_role author
author2 Fonseca,Karina de Andrade
Brasil,Julia Alves
Dalbello-Araújo,Maristela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,Flavio Martins de Souza
Fonseca,Karina de Andrade
Brasil,Julia Alves
Dalbello-Araújo,Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Estágios
Formação do psicólogo
Interdisciplinaridade
Sistema Único de Saúde
Ensino de Psicologia
topic Estágios
Formação do psicólogo
Interdisciplinaridade
Sistema Único de Saúde
Ensino de Psicologia
description Este artigo discute a formação em Psicologia a partir de uma experiência de estágio interdisciplinar de vivência, o projeto VER-SUS (Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde), realizado por estudantes da área da saúde junto ao movimento estudantil desses cursos. A partir dessa experiência, ocorrida em 2008, no estado do Espírito Santo (VER-SUS/ES 2008), problematizamos a formação do psicólogo, afirmando a importância de ampliar a associação entre o ensino tradicional e ações que remetam às vivências interdisciplinares. Estas mesmas se configuram como estratégias de ensino-aprendizagem fundamentais para a Psicologia e para a área da saúde como um todo. Por fim, ressaltamos a importância da constante revisão das práticas, da formação e do papel do psicólogo, para pensarmos sobre outras formas de aprendizagem e diálogo ao longo do ensino superior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932012000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.32 n.1 2012
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122429293133824