Experiência Conjugal de Casal Cis-trans: Contribuições ao Estudo da Transconjugalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre,Vinícius
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos,Manoel Antônio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000700314
Resumo: Resumo Na contemporaneidade, estudos voltados à temática da transexualidade têm ganhado progressivo destaque na agenda dos pesquisadores de diferentes áreas, como Psicologia, Medicina, Direito e Ciências Sociais. No entanto, ainda é esparsa a literatura dedicada a investigar a vivência afetiva e relacionamentos conjugais em pessoas trans. Esta lacuna é expressão da condição discriminatória e da abjeção a que as subjetividades trans estão submetidas. Considerando essa insuficiência, este estudo buscou desvelar os sentidos atribuídos à conjugalidade por um casal cis-trans. O método empregado foi o Estudo de Caso Único, elaborado com base em entrevista narrativa episódica. Os resultados obtidos foram analisados adotando-se a perspectiva Queer como enquadramento teórico. A análise aponta que a relação conjugal entre pessoas trans e cisgênero é marcada pelo encontro de duas histórias de vida distintas no que diz respeito à aceitação social e passabilidade, mas que em algum momento se interseccionam por meio da formação de laço afetivo. Relacionar-se fora das normas culturalmente atribuídas aos gêneros e sexualidades envolve uma série de riscos e barreiras, uma vez que a vida e o corpo do indivíduo se tornam alvos de exclusão, violação de direitos e tentativas de eliminação pelos efeitos da necropolítica. Ao mesmo tempo, amar para além das normas também pode implicar em um processo libertário ampliado, uma vez que algumas das amarras da cultura heteronormativa se afrouxam. Quando existe apoio familiar e de amigos, o relacionamento tende a munir-se de recursos que favorecem o empoderamento e enfrentamento de situações adversas e potencialmente ameaçadoras, que poderiam resultar na dissolução da união.
id CFP-1_6ec5800922080ddf3d82a4198f9d7857
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932019000700314
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Experiência Conjugal de Casal Cis-trans: Contribuições ao Estudo da TransconjugalidadeTransexualidadeConjugalidadeTeoria queerResumo Na contemporaneidade, estudos voltados à temática da transexualidade têm ganhado progressivo destaque na agenda dos pesquisadores de diferentes áreas, como Psicologia, Medicina, Direito e Ciências Sociais. No entanto, ainda é esparsa a literatura dedicada a investigar a vivência afetiva e relacionamentos conjugais em pessoas trans. Esta lacuna é expressão da condição discriminatória e da abjeção a que as subjetividades trans estão submetidas. Considerando essa insuficiência, este estudo buscou desvelar os sentidos atribuídos à conjugalidade por um casal cis-trans. O método empregado foi o Estudo de Caso Único, elaborado com base em entrevista narrativa episódica. Os resultados obtidos foram analisados adotando-se a perspectiva Queer como enquadramento teórico. A análise aponta que a relação conjugal entre pessoas trans e cisgênero é marcada pelo encontro de duas histórias de vida distintas no que diz respeito à aceitação social e passabilidade, mas que em algum momento se interseccionam por meio da formação de laço afetivo. Relacionar-se fora das normas culturalmente atribuídas aos gêneros e sexualidades envolve uma série de riscos e barreiras, uma vez que a vida e o corpo do indivíduo se tornam alvos de exclusão, violação de direitos e tentativas de eliminação pelos efeitos da necropolítica. Ao mesmo tempo, amar para além das normas também pode implicar em um processo libertário ampliado, uma vez que algumas das amarras da cultura heteronormativa se afrouxam. Quando existe apoio familiar e de amigos, o relacionamento tende a munir-se de recursos que favorecem o empoderamento e enfrentamento de situações adversas e potencialmente ameaçadoras, que poderiam resultar na dissolução da união.Conselho Federal de Psicologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000700314Psicologia: Ciência e Profissão v.39 n.spe3 2019reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003228629info:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre,ViníciusSantos,Manoel Antônio dospor2020-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932019000700314Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2020-04-29T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência Conjugal de Casal Cis-trans: Contribuições ao Estudo da Transconjugalidade
title Experiência Conjugal de Casal Cis-trans: Contribuições ao Estudo da Transconjugalidade
spellingShingle Experiência Conjugal de Casal Cis-trans: Contribuições ao Estudo da Transconjugalidade
Alexandre,Vinícius
Transexualidade
Conjugalidade
Teoria queer
title_short Experiência Conjugal de Casal Cis-trans: Contribuições ao Estudo da Transconjugalidade
title_full Experiência Conjugal de Casal Cis-trans: Contribuições ao Estudo da Transconjugalidade
title_fullStr Experiência Conjugal de Casal Cis-trans: Contribuições ao Estudo da Transconjugalidade
title_full_unstemmed Experiência Conjugal de Casal Cis-trans: Contribuições ao Estudo da Transconjugalidade
title_sort Experiência Conjugal de Casal Cis-trans: Contribuições ao Estudo da Transconjugalidade
author Alexandre,Vinícius
author_facet Alexandre,Vinícius
Santos,Manoel Antônio dos
author_role author
author2 Santos,Manoel Antônio dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre,Vinícius
Santos,Manoel Antônio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Transexualidade
Conjugalidade
Teoria queer
topic Transexualidade
Conjugalidade
Teoria queer
description Resumo Na contemporaneidade, estudos voltados à temática da transexualidade têm ganhado progressivo destaque na agenda dos pesquisadores de diferentes áreas, como Psicologia, Medicina, Direito e Ciências Sociais. No entanto, ainda é esparsa a literatura dedicada a investigar a vivência afetiva e relacionamentos conjugais em pessoas trans. Esta lacuna é expressão da condição discriminatória e da abjeção a que as subjetividades trans estão submetidas. Considerando essa insuficiência, este estudo buscou desvelar os sentidos atribuídos à conjugalidade por um casal cis-trans. O método empregado foi o Estudo de Caso Único, elaborado com base em entrevista narrativa episódica. Os resultados obtidos foram analisados adotando-se a perspectiva Queer como enquadramento teórico. A análise aponta que a relação conjugal entre pessoas trans e cisgênero é marcada pelo encontro de duas histórias de vida distintas no que diz respeito à aceitação social e passabilidade, mas que em algum momento se interseccionam por meio da formação de laço afetivo. Relacionar-se fora das normas culturalmente atribuídas aos gêneros e sexualidades envolve uma série de riscos e barreiras, uma vez que a vida e o corpo do indivíduo se tornam alvos de exclusão, violação de direitos e tentativas de eliminação pelos efeitos da necropolítica. Ao mesmo tempo, amar para além das normas também pode implicar em um processo libertário ampliado, uma vez que algumas das amarras da cultura heteronormativa se afrouxam. Quando existe apoio familiar e de amigos, o relacionamento tende a munir-se de recursos que favorecem o empoderamento e enfrentamento de situações adversas e potencialmente ameaçadoras, que poderiam resultar na dissolução da união.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000700314
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000700314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003228629
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.39 n.spe3 2019
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431836979200