Construções Identitárias de Psicólogos em NASF: Reflexões para a Prática Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos,Fernanda Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aléssio,Renata Lira dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100112
Resumo: Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar a construção de identidades profissionais de psicólogos no contexto de atuação em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), a partir da dimensão identitária das representações profissionais. Foram realizadas entrevistas com oito psicólogos que atuam em NASF, na cidade do Recife/PE, divididas em duas etapas: a primeira do tipo entrevista narrativa, e a segunda do tipo semiestruturada, orientada por um roteiro, ambas realizadas em um mesmo encontro. As entrevistas foram áudio-gravadas e transcritas na íntegra em formato textual. Os dados foram analisados à luz do método fenomenológico para estudos em Psicologia. Esta análise foi guiada pela organização dos dados a partir de cinco etapas, que resultaram em unidades de significado, dentre as quais foi analisada no artigo a unidade O psicólogo no NASF. Verificou-se que a visão hegemônica da Psicologia atrelada ao contexto da clínica privada produz uma cultura profissional que direciona as demandas para essa categoria e orienta as representações profissionais, bem como a construção de identidades e práticas profissionais. Os profissionais fizeram alusão a recursos da atuação tradicional de cunho individual como um dos meios de resolução do conflito entre a atuação demandada em NASF e suas construções identitárias. À guisa de conclusão, verificou-se que havia para esses profissionais um imperativo de manutenção de uma coerência que sustentasse a identidade profissional, atrelada ao consumo da cultura profissional, mas que se demonstrou, pela via da incoerência, como inconsistente para efetivação de política de atenção básica na saúde.
id CFP-1_7f5c8e710af02d858d152b24be420728
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932019000100112
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Construções Identitárias de Psicólogos em NASF: Reflexões para a Prática ProfissionalIdentidade ProfissionalRepresentações ProfissionaisPsicologiaNúcleo de Apoio à Saúde da FamíliaResumo: Este artigo teve como objetivo analisar a construção de identidades profissionais de psicólogos no contexto de atuação em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), a partir da dimensão identitária das representações profissionais. Foram realizadas entrevistas com oito psicólogos que atuam em NASF, na cidade do Recife/PE, divididas em duas etapas: a primeira do tipo entrevista narrativa, e a segunda do tipo semiestruturada, orientada por um roteiro, ambas realizadas em um mesmo encontro. As entrevistas foram áudio-gravadas e transcritas na íntegra em formato textual. Os dados foram analisados à luz do método fenomenológico para estudos em Psicologia. Esta análise foi guiada pela organização dos dados a partir de cinco etapas, que resultaram em unidades de significado, dentre as quais foi analisada no artigo a unidade O psicólogo no NASF. Verificou-se que a visão hegemônica da Psicologia atrelada ao contexto da clínica privada produz uma cultura profissional que direciona as demandas para essa categoria e orienta as representações profissionais, bem como a construção de identidades e práticas profissionais. Os profissionais fizeram alusão a recursos da atuação tradicional de cunho individual como um dos meios de resolução do conflito entre a atuação demandada em NASF e suas construções identitárias. À guisa de conclusão, verificou-se que havia para esses profissionais um imperativo de manutenção de uma coerência que sustentasse a identidade profissional, atrelada ao consumo da cultura profissional, mas que se demonstrou, pela via da incoerência, como inconsistente para efetivação de política de atenção básica na saúde.Conselho Federal de Psicologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100112Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003174637info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos,Fernanda GomesAléssio,Renata Lira dos Santospor2019-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932019000100112Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2019-05-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construções Identitárias de Psicólogos em NASF: Reflexões para a Prática Profissional
title Construções Identitárias de Psicólogos em NASF: Reflexões para a Prática Profissional
spellingShingle Construções Identitárias de Psicólogos em NASF: Reflexões para a Prática Profissional
Vasconcelos,Fernanda Gomes
Identidade Profissional
Representações Profissionais
Psicologia
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
title_short Construções Identitárias de Psicólogos em NASF: Reflexões para a Prática Profissional
title_full Construções Identitárias de Psicólogos em NASF: Reflexões para a Prática Profissional
title_fullStr Construções Identitárias de Psicólogos em NASF: Reflexões para a Prática Profissional
title_full_unstemmed Construções Identitárias de Psicólogos em NASF: Reflexões para a Prática Profissional
title_sort Construções Identitárias de Psicólogos em NASF: Reflexões para a Prática Profissional
author Vasconcelos,Fernanda Gomes
author_facet Vasconcelos,Fernanda Gomes
Aléssio,Renata Lira dos Santos
author_role author
author2 Aléssio,Renata Lira dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos,Fernanda Gomes
Aléssio,Renata Lira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Profissional
Representações Profissionais
Psicologia
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
topic Identidade Profissional
Representações Profissionais
Psicologia
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
description Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar a construção de identidades profissionais de psicólogos no contexto de atuação em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), a partir da dimensão identitária das representações profissionais. Foram realizadas entrevistas com oito psicólogos que atuam em NASF, na cidade do Recife/PE, divididas em duas etapas: a primeira do tipo entrevista narrativa, e a segunda do tipo semiestruturada, orientada por um roteiro, ambas realizadas em um mesmo encontro. As entrevistas foram áudio-gravadas e transcritas na íntegra em formato textual. Os dados foram analisados à luz do método fenomenológico para estudos em Psicologia. Esta análise foi guiada pela organização dos dados a partir de cinco etapas, que resultaram em unidades de significado, dentre as quais foi analisada no artigo a unidade O psicólogo no NASF. Verificou-se que a visão hegemônica da Psicologia atrelada ao contexto da clínica privada produz uma cultura profissional que direciona as demandas para essa categoria e orienta as representações profissionais, bem como a construção de identidades e práticas profissionais. Os profissionais fizeram alusão a recursos da atuação tradicional de cunho individual como um dos meios de resolução do conflito entre a atuação demandada em NASF e suas construções identitárias. À guisa de conclusão, verificou-se que havia para esses profissionais um imperativo de manutenção de uma coerência que sustentasse a identidade profissional, atrelada ao consumo da cultura profissional, mas que se demonstrou, pela via da incoerência, como inconsistente para efetivação de política de atenção básica na saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100112
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003174637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431677595648