Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300659 |
Resumo: | Os alunos da Psicologia, com frequência, percebem o estudo da estatística e os dados quantitativos como obstáculos intransponíveis que mobilizam considerável ansiedade. Esta investigação teve como objetivo adaptar e gerar evidências de validade e fidedignidade para uma versão brasileira da Escala de Ansiedade em Estatística. Foram coletados dados com 397 estudantes de Psicologia, de ambos os sexos, nos campi de quatro universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro/RJ. Os escores dos participantes foram submetidos à análise fatorial exploratória e confirmatória. Os resultados obtidos apresentaram evidências de validade fatorial e de consistência interna ao instrumento. Também foram apuradas diferenças estatísticas significativas nas medidas de ansiedade entre os sexos dos estudantes, entre as instituições e entre aqueles alunos que cursaram ou não a disciplina de estatística. Estes achados foram comparados com estudos realizados anteriormente com o instrumento. Concluiu-se que esta medida de ansiedade estatística poderá ser útil para a pesquisa psicológica fornecendo subsídios para o ensino e aprendizagem da estatística nos cursos de Psicologia. |
id |
CFP-1_95a0baf4f82d3c80eedf253e1fd7714c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932015000300659 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da PsicologiaAnsiedadeEstatísticaValidade dos TestesReprodutibilidade dos TestesOs alunos da Psicologia, com frequência, percebem o estudo da estatística e os dados quantitativos como obstáculos intransponíveis que mobilizam considerável ansiedade. Esta investigação teve como objetivo adaptar e gerar evidências de validade e fidedignidade para uma versão brasileira da Escala de Ansiedade em Estatística. Foram coletados dados com 397 estudantes de Psicologia, de ambos os sexos, nos campi de quatro universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro/RJ. Os escores dos participantes foram submetidos à análise fatorial exploratória e confirmatória. Os resultados obtidos apresentaram evidências de validade fatorial e de consistência interna ao instrumento. Também foram apuradas diferenças estatísticas significativas nas medidas de ansiedade entre os sexos dos estudantes, entre as instituições e entre aqueles alunos que cursaram ou não a disciplina de estatística. Estes achados foram comparados com estudos realizados anteriormente com o instrumento. Concluiu-se que esta medida de ansiedade estatística poderá ser útil para a pesquisa psicológica fornecendo subsídios para o ensino e aprendizagem da estatística nos cursos de Psicologia.Conselho Federal de Psicologia2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300659Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.3 2015reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703000362014info:eu-repo/semantics/openAccessHernandez,José Augusto EvangelhoSantos,Gabriella Rocha dosSilva,Jéssica de Oliveira daMendes,Sara Lameira LourençoRamos,Vanessa da Costa Barretopor2015-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932015000300659Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-10-20T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da Psicologia |
title |
Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da Psicologia |
spellingShingle |
Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da Psicologia Hernandez,José Augusto Evangelho Ansiedade Estatística Validade dos Testes Reprodutibilidade dos Testes |
title_short |
Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da Psicologia |
title_full |
Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da Psicologia |
title_fullStr |
Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da Psicologia |
title_full_unstemmed |
Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da Psicologia |
title_sort |
Evidências de Validade da Escala de Ansiedade em Estatística em Alunos da Psicologia |
author |
Hernandez,José Augusto Evangelho |
author_facet |
Hernandez,José Augusto Evangelho Santos,Gabriella Rocha dos Silva,Jéssica de Oliveira da Mendes,Sara Lameira Lourenço Ramos,Vanessa da Costa Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Gabriella Rocha dos Silva,Jéssica de Oliveira da Mendes,Sara Lameira Lourenço Ramos,Vanessa da Costa Barreto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hernandez,José Augusto Evangelho Santos,Gabriella Rocha dos Silva,Jéssica de Oliveira da Mendes,Sara Lameira Lourenço Ramos,Vanessa da Costa Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade Estatística Validade dos Testes Reprodutibilidade dos Testes |
topic |
Ansiedade Estatística Validade dos Testes Reprodutibilidade dos Testes |
description |
Os alunos da Psicologia, com frequência, percebem o estudo da estatística e os dados quantitativos como obstáculos intransponíveis que mobilizam considerável ansiedade. Esta investigação teve como objetivo adaptar e gerar evidências de validade e fidedignidade para uma versão brasileira da Escala de Ansiedade em Estatística. Foram coletados dados com 397 estudantes de Psicologia, de ambos os sexos, nos campi de quatro universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro/RJ. Os escores dos participantes foram submetidos à análise fatorial exploratória e confirmatória. Os resultados obtidos apresentaram evidências de validade fatorial e de consistência interna ao instrumento. Também foram apuradas diferenças estatísticas significativas nas medidas de ansiedade entre os sexos dos estudantes, entre as instituições e entre aqueles alunos que cursaram ou não a disciplina de estatística. Estes achados foram comparados com estudos realizados anteriormente com o instrumento. Concluiu-se que esta medida de ansiedade estatística poderá ser útil para a pesquisa psicológica fornecendo subsídios para o ensino e aprendizagem da estatística nos cursos de Psicologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300659 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703000362014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.3 2015 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122430205394944 |