A Identidade da Direita em Narrativas de seus Militantes numa Universidade Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Renan Silva de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira Filho,Pedro de, Araújo,Jônatas Barros, Vieira,Dandara Virgínia Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100202
Resumo: Resumo Em junho de 2013, emergiram no espaço público brasileiro diferentes grupos de direita rebelados contra o Partido dos Trabalhadores, que governava o Brasil naquele momento liderando uma grande coalizão de centro-esquerda. Desde então, uma nova direita se posiciona no debate político nacional, militando nas universidades e em outros contextos institucionais e mobilizando uma retórica agressiva contra o discurso de esquerda. O objetivo deste estudo é identificar os diferentes atributos da identidade da direita formulados em narrativas de militantes de direita de uma universidade pública brasileira, as contradições no conteúdo dessa identidade e os recursos retórico-discursivos mobilizados em sua construção. Com o uso do método de análise de discurso, foram analisadas transcrições de entrevistas realizadas com nove militantes de direita, alunos de uma universidade pública nordestina. Esses militantes mencionam três grupos políticos como constituintes da direita (os conservadores, os liberais e os libertários), mas somente dois são usados como categorias de autoidentificação: os conservadores e os libertários. Atributos identitários como o apreço pela verdade, a defesa da liberdade, a desconfiança em relação às mudanças abruptas e a valorização da família e da religiosidade cristã foram afirmados como definidores da identidade da direita. Em vários momentos, no entanto, os militantes produziam enunciados que contradiziam alguns desses atributos, revelando o caráter ambíguo e contraditório do discurso da militância estudada.
id CFP-1_96619524d4522ebe0f2d58aea8d292d0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932022000100202
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling A Identidade da Direita em Narrativas de seus Militantes numa Universidade BrasileiraIdentidadeDireitaDiscursoResumo Em junho de 2013, emergiram no espaço público brasileiro diferentes grupos de direita rebelados contra o Partido dos Trabalhadores, que governava o Brasil naquele momento liderando uma grande coalizão de centro-esquerda. Desde então, uma nova direita se posiciona no debate político nacional, militando nas universidades e em outros contextos institucionais e mobilizando uma retórica agressiva contra o discurso de esquerda. O objetivo deste estudo é identificar os diferentes atributos da identidade da direita formulados em narrativas de militantes de direita de uma universidade pública brasileira, as contradições no conteúdo dessa identidade e os recursos retórico-discursivos mobilizados em sua construção. Com o uso do método de análise de discurso, foram analisadas transcrições de entrevistas realizadas com nove militantes de direita, alunos de uma universidade pública nordestina. Esses militantes mencionam três grupos políticos como constituintes da direita (os conservadores, os liberais e os libertários), mas somente dois são usados como categorias de autoidentificação: os conservadores e os libertários. Atributos identitários como o apreço pela verdade, a defesa da liberdade, a desconfiança em relação às mudanças abruptas e a valorização da família e da religiosidade cristã foram afirmados como definidores da identidade da direita. Em vários momentos, no entanto, os militantes produziam enunciados que contradiziam alguns desses atributos, revelando o caráter ambíguo e contraditório do discurso da militância estudada.Conselho Federal de Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100202Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003e230399info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Renan Silva deOliveira Filho,Pedro deAraújo,Jônatas BarrosVieira,Dandara Virgínia Machadopor2022-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932022000100202Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2022-01-03T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Identidade da Direita em Narrativas de seus Militantes numa Universidade Brasileira
title A Identidade da Direita em Narrativas de seus Militantes numa Universidade Brasileira
spellingShingle A Identidade da Direita em Narrativas de seus Militantes numa Universidade Brasileira
Sousa,Renan Silva de
Identidade
Direita
Discurso
title_short A Identidade da Direita em Narrativas de seus Militantes numa Universidade Brasileira
title_full A Identidade da Direita em Narrativas de seus Militantes numa Universidade Brasileira
title_fullStr A Identidade da Direita em Narrativas de seus Militantes numa Universidade Brasileira
title_full_unstemmed A Identidade da Direita em Narrativas de seus Militantes numa Universidade Brasileira
title_sort A Identidade da Direita em Narrativas de seus Militantes numa Universidade Brasileira
author Sousa,Renan Silva de
author_facet Sousa,Renan Silva de
Oliveira Filho,Pedro de
Araújo,Jônatas Barros
Vieira,Dandara Virgínia Machado
author_role author
author2 Oliveira Filho,Pedro de
Araújo,Jônatas Barros
Vieira,Dandara Virgínia Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Renan Silva de
Oliveira Filho,Pedro de
Araújo,Jônatas Barros
Vieira,Dandara Virgínia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Direita
Discurso
topic Identidade
Direita
Discurso
description Resumo Em junho de 2013, emergiram no espaço público brasileiro diferentes grupos de direita rebelados contra o Partido dos Trabalhadores, que governava o Brasil naquele momento liderando uma grande coalizão de centro-esquerda. Desde então, uma nova direita se posiciona no debate político nacional, militando nas universidades e em outros contextos institucionais e mobilizando uma retórica agressiva contra o discurso de esquerda. O objetivo deste estudo é identificar os diferentes atributos da identidade da direita formulados em narrativas de militantes de direita de uma universidade pública brasileira, as contradições no conteúdo dessa identidade e os recursos retórico-discursivos mobilizados em sua construção. Com o uso do método de análise de discurso, foram analisadas transcrições de entrevistas realizadas com nove militantes de direita, alunos de uma universidade pública nordestina. Esses militantes mencionam três grupos políticos como constituintes da direita (os conservadores, os liberais e os libertários), mas somente dois são usados como categorias de autoidentificação: os conservadores e os libertários. Atributos identitários como o apreço pela verdade, a defesa da liberdade, a desconfiança em relação às mudanças abruptas e a valorização da família e da religiosidade cristã foram afirmados como definidores da identidade da direita. Em vários momentos, no entanto, os militantes produziam enunciados que contradiziam alguns desses atributos, revelando o caráter ambíguo e contraditório do discurso da militância estudada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100202
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003e230399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432677937152