Sentimento de gratidão na infância: algumas considerações teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rava,Paula Grazziotin Silveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000200009
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar uma discussão teórica sobre o tema da gratidão. Inicialmente, define-se como se entende a gratidão neste trabalho. Prossegue-se versando sobre o que se sabe sobre a gratidão na infância. Por último, tem-se uma revisão de alguns resultados de estudos recentes, enfocando especialmente aqueles que versam sobre a distinção entre gratidão e obrigação. A gratidão tem sido estudada pelos psicólogos, mas as pesquisas empíricas enfocando o desenvolvimento desse sentimento ao longo da infância ainda são escassas. A relação entre gratidão e sentimento de obrigatoriedade também necessita de elucidação. Pode-se pensar que estudar como a gratidão se desenvolve na infância pode servir para a implementação de programas de intervenção com crianças a partir de estratégias que busquem potencializar esse sentimento em indivíduos que estão em fase precoce de desenvolvimento.
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