Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência Multiprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte,Débora Silveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva,Lilian Fernanda, Oliveira,Virgínia Junqueira, Braga,Patrícia Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100106
Resumo: Resumo Este artigo é um recorte de um projeto maior intitulado “O empoderamento do/da adolescente para a promoção da sua saúde no contexto de uma residência multiprofissional”. Trata-se de um estudo exploratório e interpretativo de abordagem qualitativa realizado em uma escola pública estadual no contexto de uma Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente em um município de Minas Gerais. O objetivo foi identificar as percepções e escolhas dos(as) adolescentes em relação a sua saúde. Como técnica de coleta de dados, utilizaram-se oficinas com estudantes do Ensino Médio. Os dados foram transcritos na íntegra, submetidos à análise temática e interpretados a partir do referencial teórico da psicologia social. A análise permitiu identificar diferentes temas, organizados em três categorias: “concepções de adolescentes sobre saúde”, atreladas sobremaneira ao paradigma biomédico e à corrente moderna de promoção da saúde; “influências nas escolhas e na saúde dos(as) adolescentes”, que destacam o papel da família e das relações interpessoais; “Onde os/as adolescentes buscam saúde”, que evidencia a internet como lócus primário da busca por informações. As categorias foram discutidas em três eixos: “adolescências, saúde e seus corpos: rascunho ou potência?”, “adolescências, influências, escolhas e saúde” e “adolescências, cultura digital e saúde: articulações possíveis”. Conclui-se que, para promover saúde durante a adolescência, é preciso despir-se de concepções generalistas e dos ideais de adolescência, extrapolar os espaços tradicionais de cuidado com esse público e considerar profundamente os determinantes sociais em saúde.
id CFP-1_9ef650772bb4961126d33f039ccd6b4b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000100106
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência MultiprofissionalAdolescênciaEscolhasPromoção da saúdeResumo Este artigo é um recorte de um projeto maior intitulado “O empoderamento do/da adolescente para a promoção da sua saúde no contexto de uma residência multiprofissional”. Trata-se de um estudo exploratório e interpretativo de abordagem qualitativa realizado em uma escola pública estadual no contexto de uma Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente em um município de Minas Gerais. O objetivo foi identificar as percepções e escolhas dos(as) adolescentes em relação a sua saúde. Como técnica de coleta de dados, utilizaram-se oficinas com estudantes do Ensino Médio. Os dados foram transcritos na íntegra, submetidos à análise temática e interpretados a partir do referencial teórico da psicologia social. A análise permitiu identificar diferentes temas, organizados em três categorias: “concepções de adolescentes sobre saúde”, atreladas sobremaneira ao paradigma biomédico e à corrente moderna de promoção da saúde; “influências nas escolhas e na saúde dos(as) adolescentes”, que destacam o papel da família e das relações interpessoais; “Onde os/as adolescentes buscam saúde”, que evidencia a internet como lócus primário da busca por informações. As categorias foram discutidas em três eixos: “adolescências, saúde e seus corpos: rascunho ou potência?”, “adolescências, influências, escolhas e saúde” e “adolescências, cultura digital e saúde: articulações possíveis”. Conclui-se que, para promover saúde durante a adolescência, é preciso despir-se de concepções generalistas e dos ideais de adolescência, extrapolar os espaços tradicionais de cuidado com esse público e considerar profundamente os determinantes sociais em saúde.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100106Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003219264info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,Débora SilveiraSilva,Lilian FernandaOliveira,Virgínia JunqueiraBraga,Patrícia Pintopor2021-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000100106Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-08-31T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência Multiprofissional
title Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência Multiprofissional
spellingShingle Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência Multiprofissional
Duarte,Débora Silveira
Adolescência
Escolhas
Promoção da saúde
title_short Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência Multiprofissional
title_full Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência Multiprofissional
title_fullStr Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência Multiprofissional
title_full_unstemmed Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência Multiprofissional
title_sort Percepções e Escolhas de Adolescentes sobre Saúde no Contexto da Residência Multiprofissional
author Duarte,Débora Silveira
author_facet Duarte,Débora Silveira
Silva,Lilian Fernanda
Oliveira,Virgínia Junqueira
Braga,Patrícia Pinto
author_role author
author2 Silva,Lilian Fernanda
Oliveira,Virgínia Junqueira
Braga,Patrícia Pinto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte,Débora Silveira
Silva,Lilian Fernanda
Oliveira,Virgínia Junqueira
Braga,Patrícia Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Escolhas
Promoção da saúde
topic Adolescência
Escolhas
Promoção da saúde
description Resumo Este artigo é um recorte de um projeto maior intitulado “O empoderamento do/da adolescente para a promoção da sua saúde no contexto de uma residência multiprofissional”. Trata-se de um estudo exploratório e interpretativo de abordagem qualitativa realizado em uma escola pública estadual no contexto de uma Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente em um município de Minas Gerais. O objetivo foi identificar as percepções e escolhas dos(as) adolescentes em relação a sua saúde. Como técnica de coleta de dados, utilizaram-se oficinas com estudantes do Ensino Médio. Os dados foram transcritos na íntegra, submetidos à análise temática e interpretados a partir do referencial teórico da psicologia social. A análise permitiu identificar diferentes temas, organizados em três categorias: “concepções de adolescentes sobre saúde”, atreladas sobremaneira ao paradigma biomédico e à corrente moderna de promoção da saúde; “influências nas escolhas e na saúde dos(as) adolescentes”, que destacam o papel da família e das relações interpessoais; “Onde os/as adolescentes buscam saúde”, que evidencia a internet como lócus primário da busca por informações. As categorias foram discutidas em três eixos: “adolescências, saúde e seus corpos: rascunho ou potência?”, “adolescências, influências, escolhas e saúde” e “adolescências, cultura digital e saúde: articulações possíveis”. Conclui-se que, para promover saúde durante a adolescência, é preciso despir-se de concepções generalistas e dos ideais de adolescência, extrapolar os espaços tradicionais de cuidado com esse público e considerar profundamente os determinantes sociais em saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100106
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003219264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432243826688