Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Profissionais de Abrigos Institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagnota,Rosângela Maria Negri Ferrão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Prebianchi,Helena Bazanelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600108
Resumo: Resumo O estudo objetivou verificar e analisar os níveis de estresse percebido e as estratégias de coping dos profissionais de abrigos institucionais. Trata-se de um estudo empírico, descritivo e correlacional, com amostra intencional de 45 profissionais de contato direto e indireto com abrigados, em quatro abrigos institucionais. Utilizaram-se quatro instrumentos: ficha de caracterização do abrigo institucional, ficha de caracterização do participante, Impact of Event Scale (IES) e Cope Breve. Para análise dos resultados, foi utilizada a estatística descritiva: valores máximo e mínimo das pontuações nas subescalas de coping; e inferencial: análise de regressão linear e não paramétrico - correlação de Spearman, considerando a natureza e a distribuição dos escores. Os instrumentos IES e Cope Breve foram aplicados e analisados de acordo com as instruções das adaptações adotadas para este estudo. Os resultados demonstraram que os níveis de estresse percebidos foram maiores nos participantes de abrigos institucionais filantrópicos de contato direto com abrigados. A estratégia de coping mais utilizada foi o coping focalizado no problema em ambos os abrigos, e a estratégia de coping com maior correlação com o estresse foi o coping focalizado na emoção e desadaptativo. As variáveis preditoras de estresse foram: tipo de abrigo, a jornada de trabalho, a escolaridade e o coping focalizado na emoção e desadaptativo. Conclui-se que somente a avaliação da saúde dos profissionais de abrigos poderá gerar ações e políticas adequadas a eles dirigidas e detectar as necessidades de aprimoramento e programas de capacitação profissional, contribuindo na qualidade da assistência às crianças e adolescentes abrigados.
id CFP-1_a0d423a48781b8b6148538d67546a574
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000600108
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Profissionais de Abrigos InstitucionaisAbrigoEstresseCopingAdaptação PsicológicaResumo O estudo objetivou verificar e analisar os níveis de estresse percebido e as estratégias de coping dos profissionais de abrigos institucionais. Trata-se de um estudo empírico, descritivo e correlacional, com amostra intencional de 45 profissionais de contato direto e indireto com abrigados, em quatro abrigos institucionais. Utilizaram-se quatro instrumentos: ficha de caracterização do abrigo institucional, ficha de caracterização do participante, Impact of Event Scale (IES) e Cope Breve. Para análise dos resultados, foi utilizada a estatística descritiva: valores máximo e mínimo das pontuações nas subescalas de coping; e inferencial: análise de regressão linear e não paramétrico - correlação de Spearman, considerando a natureza e a distribuição dos escores. Os instrumentos IES e Cope Breve foram aplicados e analisados de acordo com as instruções das adaptações adotadas para este estudo. Os resultados demonstraram que os níveis de estresse percebidos foram maiores nos participantes de abrigos institucionais filantrópicos de contato direto com abrigados. A estratégia de coping mais utilizada foi o coping focalizado no problema em ambos os abrigos, e a estratégia de coping com maior correlação com o estresse foi o coping focalizado na emoção e desadaptativo. As variáveis preditoras de estresse foram: tipo de abrigo, a jornada de trabalho, a escolaridade e o coping focalizado na emoção e desadaptativo. Conclui-se que somente a avaliação da saúde dos profissionais de abrigos poderá gerar ações e políticas adequadas a eles dirigidas e detectar as necessidades de aprimoramento e programas de capacitação profissional, contribuindo na qualidade da assistência às crianças e adolescentes abrigados.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600108Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe2 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003193180info:eu-repo/semantics/openAccessPagnota,Rosângela Maria Negri FerrãoPrebianchi,Helena Bazanellipor2021-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000600108Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-08-23T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Profissionais de Abrigos Institucionais
title Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Profissionais de Abrigos Institucionais
spellingShingle Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Profissionais de Abrigos Institucionais
Pagnota,Rosângela Maria Negri Ferrão
Abrigo
Estresse
Coping
Adaptação Psicológica
title_short Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Profissionais de Abrigos Institucionais
title_full Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Profissionais de Abrigos Institucionais
title_fullStr Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Profissionais de Abrigos Institucionais
title_full_unstemmed Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Profissionais de Abrigos Institucionais
title_sort Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Profissionais de Abrigos Institucionais
author Pagnota,Rosângela Maria Negri Ferrão
author_facet Pagnota,Rosângela Maria Negri Ferrão
Prebianchi,Helena Bazanelli
author_role author
author2 Prebianchi,Helena Bazanelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagnota,Rosângela Maria Negri Ferrão
Prebianchi,Helena Bazanelli
dc.subject.por.fl_str_mv Abrigo
Estresse
Coping
Adaptação Psicológica
topic Abrigo
Estresse
Coping
Adaptação Psicológica
description Resumo O estudo objetivou verificar e analisar os níveis de estresse percebido e as estratégias de coping dos profissionais de abrigos institucionais. Trata-se de um estudo empírico, descritivo e correlacional, com amostra intencional de 45 profissionais de contato direto e indireto com abrigados, em quatro abrigos institucionais. Utilizaram-se quatro instrumentos: ficha de caracterização do abrigo institucional, ficha de caracterização do participante, Impact of Event Scale (IES) e Cope Breve. Para análise dos resultados, foi utilizada a estatística descritiva: valores máximo e mínimo das pontuações nas subescalas de coping; e inferencial: análise de regressão linear e não paramétrico - correlação de Spearman, considerando a natureza e a distribuição dos escores. Os instrumentos IES e Cope Breve foram aplicados e analisados de acordo com as instruções das adaptações adotadas para este estudo. Os resultados demonstraram que os níveis de estresse percebidos foram maiores nos participantes de abrigos institucionais filantrópicos de contato direto com abrigados. A estratégia de coping mais utilizada foi o coping focalizado no problema em ambos os abrigos, e a estratégia de coping com maior correlação com o estresse foi o coping focalizado na emoção e desadaptativo. As variáveis preditoras de estresse foram: tipo de abrigo, a jornada de trabalho, a escolaridade e o coping focalizado na emoção e desadaptativo. Conclui-se que somente a avaliação da saúde dos profissionais de abrigos poderá gerar ações e políticas adequadas a eles dirigidas e detectar as necessidades de aprimoramento e programas de capacitação profissional, contribuindo na qualidade da assistência às crianças e adolescentes abrigados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600108
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003193180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe2 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432613974016