Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Karla Carolina Silveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Coutinho,Maria da Penha de Lima, Nascimento,Emily da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300002
Resumo: Esta pesquisa objetivou apreender as representações sociais da depressão de adolescentes do ensino médio, em uma escola de João Pessoa-PB. Participaram do estudo 276 adolescentes, de ambos os sexos e faixa etária entre 14 e 17 anos. Os instrumentos usados na pesquisa foram: o Inventário da Depressão Infantil (CDI) e a técnica projetiva do desenho-história com tema. Os resultados indicaram que a depressão está associada a quatro aspectos: psicoafetivos, com as subcategorias depressão como sinônimo de tristeza e desilusão amorosa; psicossocial, com a subcategoria dificuldade de relacionamento social, e idéias mórbidas, com a subcategoria ideia de morte e/ou ideação suicida. Essas associações são resultado tanto das vivências dos adolescentes como das informações e representações vinculadas ao seu grupo de pertença, apontando a necessidade de práticas preventivas e educacionais nas instituições de ensino.
id CFP-1_a46297c9fa67fe05acf00d9ac32444de
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932010000300002
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede PúblicaDepressãoAdolescênciaRepresentação socialDesenho-história com temaEsta pesquisa objetivou apreender as representações sociais da depressão de adolescentes do ensino médio, em uma escola de João Pessoa-PB. Participaram do estudo 276 adolescentes, de ambos os sexos e faixa etária entre 14 e 17 anos. Os instrumentos usados na pesquisa foram: o Inventário da Depressão Infantil (CDI) e a técnica projetiva do desenho-história com tema. Os resultados indicaram que a depressão está associada a quatro aspectos: psicoafetivos, com as subcategorias depressão como sinônimo de tristeza e desilusão amorosa; psicossocial, com a subcategoria dificuldade de relacionamento social, e idéias mórbidas, com a subcategoria ideia de morte e/ou ideação suicida. Essas associações são resultado tanto das vivências dos adolescentes como das informações e representações vinculadas ao seu grupo de pertença, apontando a necessidade de práticas preventivas e educacionais nas instituições de ensino.Conselho Federal de Psicologia2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300002Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.3 2010reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932010000300002info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Karla Carolina SilveiraCoutinho,Maria da Penha de LimaNascimento,Emily da Silvapor2011-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932010000300002Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2011-06-17T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública
title Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública
spellingShingle Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública
Ribeiro,Karla Carolina Silveira
Depressão
Adolescência
Representação social
Desenho-história com tema
title_short Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública
title_full Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública
title_fullStr Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública
title_full_unstemmed Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública
title_sort Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública
author Ribeiro,Karla Carolina Silveira
author_facet Ribeiro,Karla Carolina Silveira
Coutinho,Maria da Penha de Lima
Nascimento,Emily da Silva
author_role author
author2 Coutinho,Maria da Penha de Lima
Nascimento,Emily da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Karla Carolina Silveira
Coutinho,Maria da Penha de Lima
Nascimento,Emily da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Adolescência
Representação social
Desenho-história com tema
topic Depressão
Adolescência
Representação social
Desenho-história com tema
description Esta pesquisa objetivou apreender as representações sociais da depressão de adolescentes do ensino médio, em uma escola de João Pessoa-PB. Participaram do estudo 276 adolescentes, de ambos os sexos e faixa etária entre 14 e 17 anos. Os instrumentos usados na pesquisa foram: o Inventário da Depressão Infantil (CDI) e a técnica projetiva do desenho-história com tema. Os resultados indicaram que a depressão está associada a quatro aspectos: psicoafetivos, com as subcategorias depressão como sinônimo de tristeza e desilusão amorosa; psicossocial, com a subcategoria dificuldade de relacionamento social, e idéias mórbidas, com a subcategoria ideia de morte e/ou ideação suicida. Essas associações são resultado tanto das vivências dos adolescentes como das informações e representações vinculadas ao seu grupo de pertença, apontando a necessidade de práticas preventivas e educacionais nas instituições de ensino.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932010000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.3 2010
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428894674944