Idosos Soropositivos: A Construção de Significados para o Envelhecimento com HIV/Aids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo,Isadora Cristina Putti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Olesiak,Luisa da Rosa, Quintana,Alberto Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100152
Resumo: Resumo O processo de envelhecimento traz o enlace da representação simbólica da velhice e suas implicações inconscientes. Os idosos soropositivos lidam com a Aids, doença cujas representações ressoam no narcisismo do sujeito. Frente a isso, este estudo objetivou compreender como se constrói a experiência de envelhecer com o diagnóstico de HIV/Aids. O estudo é qualitativo e descritivo, com referencial teórico psicanalítico. Participaram sete idosos, três mulheres e quatro homens, diagnosticados com HIV/Aids no período de 2016 e 2017 e que realizavam acompanhamento da doença em um hospital público no interior do Rio Grande do Sul. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. A partir da análise de conteúdo de Bardin (2010) foram construídas três categorias: a) “Eu tenho cara de velho? Eu ajo como velho?!”; b) “- Tu tá com Aids! . . . - Eu perdi o chão”; e c) “Isso aqui não vai sair das quatros paredes, eu não vou abrir para ninguém”. Constatou-se nos relatos dos participantes que tinham dificuldade de apreciar sua imagem frente ao espelho, pois corriam o risco de se defrontar com as marcas do envelhecer e do adoecer. Ademais, o diagnóstico positivo para HIV gerava um processo de luto e evidenciava horror, por isso mantinha-se em sigilo. Nesse sentido, torna-se fundamental oferecer um cuidado mais sensível e integral para a saúde dos idosos que são soropositivos, pois esse diagnóstico abala, além da vida afetivo-sexual, o processo singular de envelhecimento, por colocar em prova questões estruturantes da identidade.
id CFP-1_ae196199a418541fc377ab589caf522d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000100152
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Idosos Soropositivos: A Construção de Significados para o Envelhecimento com HIV/AidsEnvelhecimentoHIVSíndrome de Imunodeficiência AdquiridaPsicanáliseResumo O processo de envelhecimento traz o enlace da representação simbólica da velhice e suas implicações inconscientes. Os idosos soropositivos lidam com a Aids, doença cujas representações ressoam no narcisismo do sujeito. Frente a isso, este estudo objetivou compreender como se constrói a experiência de envelhecer com o diagnóstico de HIV/Aids. O estudo é qualitativo e descritivo, com referencial teórico psicanalítico. Participaram sete idosos, três mulheres e quatro homens, diagnosticados com HIV/Aids no período de 2016 e 2017 e que realizavam acompanhamento da doença em um hospital público no interior do Rio Grande do Sul. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. A partir da análise de conteúdo de Bardin (2010) foram construídas três categorias: a) “Eu tenho cara de velho? Eu ajo como velho?!”; b) “- Tu tá com Aids! . . . - Eu perdi o chão”; e c) “Isso aqui não vai sair das quatros paredes, eu não vou abrir para ninguém”. Constatou-se nos relatos dos participantes que tinham dificuldade de apreciar sua imagem frente ao espelho, pois corriam o risco de se defrontar com as marcas do envelhecer e do adoecer. Ademais, o diagnóstico positivo para HIV gerava um processo de luto e evidenciava horror, por isso mantinha-se em sigilo. Nesse sentido, torna-se fundamental oferecer um cuidado mais sensível e integral para a saúde dos idosos que são soropositivos, pois esse diagnóstico abala, além da vida afetivo-sexual, o processo singular de envelhecimento, por colocar em prova questões estruturantes da identidade.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100152Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003224079info:eu-repo/semantics/openAccessPaludo,Isadora Cristina PuttiOlesiak,Luisa da RosaQuintana,Alberto Manuelpor2021-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000100152Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-10-26T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Idosos Soropositivos: A Construção de Significados para o Envelhecimento com HIV/Aids
title Idosos Soropositivos: A Construção de Significados para o Envelhecimento com HIV/Aids
spellingShingle Idosos Soropositivos: A Construção de Significados para o Envelhecimento com HIV/Aids
Paludo,Isadora Cristina Putti
Envelhecimento
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Psicanálise
title_short Idosos Soropositivos: A Construção de Significados para o Envelhecimento com HIV/Aids
title_full Idosos Soropositivos: A Construção de Significados para o Envelhecimento com HIV/Aids
title_fullStr Idosos Soropositivos: A Construção de Significados para o Envelhecimento com HIV/Aids
title_full_unstemmed Idosos Soropositivos: A Construção de Significados para o Envelhecimento com HIV/Aids
title_sort Idosos Soropositivos: A Construção de Significados para o Envelhecimento com HIV/Aids
author Paludo,Isadora Cristina Putti
author_facet Paludo,Isadora Cristina Putti
Olesiak,Luisa da Rosa
Quintana,Alberto Manuel
author_role author
author2 Olesiak,Luisa da Rosa
Quintana,Alberto Manuel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paludo,Isadora Cristina Putti
Olesiak,Luisa da Rosa
Quintana,Alberto Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Psicanálise
topic Envelhecimento
HIV
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Psicanálise
description Resumo O processo de envelhecimento traz o enlace da representação simbólica da velhice e suas implicações inconscientes. Os idosos soropositivos lidam com a Aids, doença cujas representações ressoam no narcisismo do sujeito. Frente a isso, este estudo objetivou compreender como se constrói a experiência de envelhecer com o diagnóstico de HIV/Aids. O estudo é qualitativo e descritivo, com referencial teórico psicanalítico. Participaram sete idosos, três mulheres e quatro homens, diagnosticados com HIV/Aids no período de 2016 e 2017 e que realizavam acompanhamento da doença em um hospital público no interior do Rio Grande do Sul. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. A partir da análise de conteúdo de Bardin (2010) foram construídas três categorias: a) “Eu tenho cara de velho? Eu ajo como velho?!”; b) “- Tu tá com Aids! . . . - Eu perdi o chão”; e c) “Isso aqui não vai sair das quatros paredes, eu não vou abrir para ninguém”. Constatou-se nos relatos dos participantes que tinham dificuldade de apreciar sua imagem frente ao espelho, pois corriam o risco de se defrontar com as marcas do envelhecer e do adoecer. Ademais, o diagnóstico positivo para HIV gerava um processo de luto e evidenciava horror, por isso mantinha-se em sigilo. Nesse sentido, torna-se fundamental oferecer um cuidado mais sensível e integral para a saúde dos idosos que são soropositivos, pois esse diagnóstico abala, além da vida afetivo-sexual, o processo singular de envelhecimento, por colocar em prova questões estruturantes da identidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100152
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003224079
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432570982400