Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrada,Paula Costa de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dugnani,Lilian Aparecida Cruz, Petroni,Ana Paula, Souza,Vera Lucia Trevisan de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100139
Resumo: Resumo Este artigo visa contribuir para a discussão e constituição de formas de atuação de psicólogas(os) na escola, que se oponham aos modelos clínicos, medicalizantes e biologizantes por vezes ainda hegemônicos. De natureza teórico-reflexiva, assume os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os formulados por Vigotski, que vêm fundamentando investigações e atuações na área da Psicologia Escolar e Educacional Crítica, visando à superação dos desafios da Educação Básica, e que tem se objetivado por meio de práticas psicológicas dialógicas, reflexivas e integradoras do desenvolvimento humano; que consideram o contexto e as condições concretas de vida dos sujeitos compreendendo que estas ações só podem ser operacionalizadas no e com o coletivo e que a parceria com os educadores é mola propulsora dessa forma de atuação. Como formadoras e pesquisadoras na área da Psicologia Escolar, reafirmamos nosso engajamento na luta pela defesa do lugar de profissionais da Psicologia na equipe técnica da escola, e no combate a formas de atuação que tomam por base a queixa escolar centrada no aluno ou suas famílias, de modo a construir uma prática que contribua efetivamente para o desenvolvimento de todos os envolvidos no longo e complexo processo de educação escolarizada.
id CFP-1_b439e2b34d5358640f12983a5a587e65
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932019000100139
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas CríticasPsicologia Histórico-CulturalPsicologia Escolar e EducacionalPsicologia da Arte e Processos GrupaisPráticas PsicológicasResumo Este artigo visa contribuir para a discussão e constituição de formas de atuação de psicólogas(os) na escola, que se oponham aos modelos clínicos, medicalizantes e biologizantes por vezes ainda hegemônicos. De natureza teórico-reflexiva, assume os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os formulados por Vigotski, que vêm fundamentando investigações e atuações na área da Psicologia Escolar e Educacional Crítica, visando à superação dos desafios da Educação Básica, e que tem se objetivado por meio de práticas psicológicas dialógicas, reflexivas e integradoras do desenvolvimento humano; que consideram o contexto e as condições concretas de vida dos sujeitos compreendendo que estas ações só podem ser operacionalizadas no e com o coletivo e que a parceria com os educadores é mola propulsora dessa forma de atuação. Como formadoras e pesquisadoras na área da Psicologia Escolar, reafirmamos nosso engajamento na luta pela defesa do lugar de profissionais da Psicologia na equipe técnica da escola, e no combate a formas de atuação que tomam por base a queixa escolar centrada no aluno ou suas famílias, de modo a construir uma prática que contribua efetivamente para o desenvolvimento de todos os envolvidos no longo e complexo processo de educação escolarizada.Conselho Federal de Psicologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100139Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003187342info:eu-repo/semantics/openAccessAndrada,Paula Costa deDugnani,Lilian Aparecida CruzPetroni,Ana PaulaSouza,Vera Lucia Trevisan depor2020-01-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932019000100139Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2020-01-20T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas
title Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas
spellingShingle Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas
Andrada,Paula Costa de
Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar e Educacional
Psicologia da Arte e Processos Grupais
Práticas Psicológicas
title_short Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas
title_full Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas
title_fullStr Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas
title_full_unstemmed Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas
title_sort Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas
author Andrada,Paula Costa de
author_facet Andrada,Paula Costa de
Dugnani,Lilian Aparecida Cruz
Petroni,Ana Paula
Souza,Vera Lucia Trevisan de
author_role author
author2 Dugnani,Lilian Aparecida Cruz
Petroni,Ana Paula
Souza,Vera Lucia Trevisan de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrada,Paula Costa de
Dugnani,Lilian Aparecida Cruz
Petroni,Ana Paula
Souza,Vera Lucia Trevisan de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar e Educacional
Psicologia da Arte e Processos Grupais
Práticas Psicológicas
topic Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar e Educacional
Psicologia da Arte e Processos Grupais
Práticas Psicológicas
description Resumo Este artigo visa contribuir para a discussão e constituição de formas de atuação de psicólogas(os) na escola, que se oponham aos modelos clínicos, medicalizantes e biologizantes por vezes ainda hegemônicos. De natureza teórico-reflexiva, assume os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os formulados por Vigotski, que vêm fundamentando investigações e atuações na área da Psicologia Escolar e Educacional Crítica, visando à superação dos desafios da Educação Básica, e que tem se objetivado por meio de práticas psicológicas dialógicas, reflexivas e integradoras do desenvolvimento humano; que consideram o contexto e as condições concretas de vida dos sujeitos compreendendo que estas ações só podem ser operacionalizadas no e com o coletivo e que a parceria com os educadores é mola propulsora dessa forma de atuação. Como formadoras e pesquisadoras na área da Psicologia Escolar, reafirmamos nosso engajamento na luta pela defesa do lugar de profissionais da Psicologia na equipe técnica da escola, e no combate a formas de atuação que tomam por base a queixa escolar centrada no aluno ou suas famílias, de modo a construir uma prática que contribua efetivamente para o desenvolvimento de todos os envolvidos no longo e complexo processo de educação escolarizada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100139
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003187342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431726878720