Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa Sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Liana Fortunato
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Penso,Maria Aparecida, Conceição,Maria Inês Gandolfo, Carreteiro,Teresa Cristina Othênio Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000400995
Resumo: Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a transmissão geracional familiar de quatro adolescentes que cometeram violência sexual contra crianças. O texto enfoca o adolescente em uma perspectiva de interdependência dos adultos responsáveis por sua educação e sobrevivência, pois é sabido que o adolescente que comete ofensa sexual apresenta grandes conflitos em suas relações familiares. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre essa realidade pouco conhecida em nosso país e tecer uma conexão com a repetição de padrões de violência na vida familiar desses adolescentes, por meio do estudo das dinâmicas familiares. O instrumento utilizado foi o genograma, construído em entrevistas com cada família. Os resultados apontam para relações familiares que reproduzem condições de pobreza da vinculação afetiva, negligência e maus-tratos, pais ausentes e mães autoritárias. A discussão enfoca o processo de transmissão geracional no sentido do cometimento de várias violências que dificultam as condições mínimas de desenvolvimento emocional de seus membros. Em consequência, esses adolescentes acabam por manter relações violentas, mesmo em suas experimentações sexuais iniciais, reproduzindo um padrão presente nas várias gerações. As limitações do estudo referem-se às dificuldades na recuperação dos fatos relativos às histórias familiares, porque, além de valorizarem pouco essas informações, as famílias se queixam do sofrimento que a narrativa traz para todos. Conclui-se que uma proposta de intervenção com adolescente que comete ofensa sexual não pode prescindir da presença da família como protagonista.
id CFP-1_b48856934f11ddf2b4e551f5e0e13c2f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932017000400995
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa SexualAbuso sexualAdolescente ofensor sexualTransmissão geracionalGenogramaResumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a transmissão geracional familiar de quatro adolescentes que cometeram violência sexual contra crianças. O texto enfoca o adolescente em uma perspectiva de interdependência dos adultos responsáveis por sua educação e sobrevivência, pois é sabido que o adolescente que comete ofensa sexual apresenta grandes conflitos em suas relações familiares. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre essa realidade pouco conhecida em nosso país e tecer uma conexão com a repetição de padrões de violência na vida familiar desses adolescentes, por meio do estudo das dinâmicas familiares. O instrumento utilizado foi o genograma, construído em entrevistas com cada família. Os resultados apontam para relações familiares que reproduzem condições de pobreza da vinculação afetiva, negligência e maus-tratos, pais ausentes e mães autoritárias. A discussão enfoca o processo de transmissão geracional no sentido do cometimento de várias violências que dificultam as condições mínimas de desenvolvimento emocional de seus membros. Em consequência, esses adolescentes acabam por manter relações violentas, mesmo em suas experimentações sexuais iniciais, reproduzindo um padrão presente nas várias gerações. As limitações do estudo referem-se às dificuldades na recuperação dos fatos relativos às histórias familiares, porque, além de valorizarem pouco essas informações, as famílias se queixam do sofrimento que a narrativa traz para todos. Conclui-se que uma proposta de intervenção com adolescente que comete ofensa sexual não pode prescindir da presença da família como protagonista.Conselho Federal de Psicologia2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000400995Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.4 2017reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703004722016info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Liana FortunatoPenso,Maria AparecidaConceição,Maria Inês GandolfoCarreteiro,Teresa Cristina Othênio Cordeiropor2017-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932017000400995Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2017-12-21T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa Sexual
title Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa Sexual
spellingShingle Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa Sexual
Costa,Liana Fortunato
Abuso sexual
Adolescente ofensor sexual
Transmissão geracional
Genograma
title_short Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa Sexual
title_full Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa Sexual
title_fullStr Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa Sexual
title_full_unstemmed Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa Sexual
title_sort Transmissão Geracional Familiar em Adolescentes que Cometeram Ofensa Sexual
author Costa,Liana Fortunato
author_facet Costa,Liana Fortunato
Penso,Maria Aparecida
Conceição,Maria Inês Gandolfo
Carreteiro,Teresa Cristina Othênio Cordeiro
author_role author
author2 Penso,Maria Aparecida
Conceição,Maria Inês Gandolfo
Carreteiro,Teresa Cristina Othênio Cordeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Liana Fortunato
Penso,Maria Aparecida
Conceição,Maria Inês Gandolfo
Carreteiro,Teresa Cristina Othênio Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Abuso sexual
Adolescente ofensor sexual
Transmissão geracional
Genograma
topic Abuso sexual
Adolescente ofensor sexual
Transmissão geracional
Genograma
description Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a transmissão geracional familiar de quatro adolescentes que cometeram violência sexual contra crianças. O texto enfoca o adolescente em uma perspectiva de interdependência dos adultos responsáveis por sua educação e sobrevivência, pois é sabido que o adolescente que comete ofensa sexual apresenta grandes conflitos em suas relações familiares. O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre essa realidade pouco conhecida em nosso país e tecer uma conexão com a repetição de padrões de violência na vida familiar desses adolescentes, por meio do estudo das dinâmicas familiares. O instrumento utilizado foi o genograma, construído em entrevistas com cada família. Os resultados apontam para relações familiares que reproduzem condições de pobreza da vinculação afetiva, negligência e maus-tratos, pais ausentes e mães autoritárias. A discussão enfoca o processo de transmissão geracional no sentido do cometimento de várias violências que dificultam as condições mínimas de desenvolvimento emocional de seus membros. Em consequência, esses adolescentes acabam por manter relações violentas, mesmo em suas experimentações sexuais iniciais, reproduzindo um padrão presente nas várias gerações. As limitações do estudo referem-se às dificuldades na recuperação dos fatos relativos às histórias familiares, porque, além de valorizarem pouco essas informações, as famílias se queixam do sofrimento que a narrativa traz para todos. Conclui-se que uma proposta de intervenção com adolescente que comete ofensa sexual não pode prescindir da presença da família como protagonista.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000400995
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000400995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703004722016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.4 2017
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430974001152