Práticas em Psicologia na Saúde Pública: Aproximando Cenários e Contextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600103 |
Resumo: | Resumo Este estudo teve por objetivo desvelar as práticas realizadas com foco na saúde pública durante a graduação em um curso de psicologia de uma universidade privada do interior do estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados aconteceu por meio da análise documental do Projeto Pedagógico do Curso e dos planos de ensino das disciplinas que abordavam temas voltados à saúde pública, bem como por meio de entrevista semiestruturada com a coordenação e da realização de dois grupos focais: o primeiro, com nove professores psicólogos, e o segundo, com 12 estudantes. A análise de dados do material empírico das entrevistas e dos grupos focais se deu por meio da análise de conteúdo temática. Observou-se que a maioria das práticas na saúde pública é realizada nos estágios obrigatórios, seja ele em atendimento clínico individual ou em grupo, em visita domiciliar, em plantão psicológico, em trabalho em grupo, entre outras modalidades. Tal condição, de certa forma, diminui o número de vivências realizadas pelos estudantes ao longo da formação em Psicologia. É importante destacar que o curso apresenta algumas práticas consideradas inovadoras no campo da saúde pública, como o consultório de rua e o atendimento em sala de espera. Há que se ampliar, contudo, a articulação entre ensino e prática, pois os avanços precisam acontecer principalmente no sentido de abranger, desde a formação, práticas mais integralizadas, de modo a comportar o encontro com outras áreas de formação e prover uma perspectiva, de certa forma, mais articulada e multiprofissional. |
id |
CFP-1_b9c429c1ac7c7959a5ae9bf7d7966683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932021000600103 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas em Psicologia na Saúde Pública: Aproximando Cenários e ContextosSaúde PúblicaFormação ProfissionalEnsino SuperiorPsicologiaResumo Este estudo teve por objetivo desvelar as práticas realizadas com foco na saúde pública durante a graduação em um curso de psicologia de uma universidade privada do interior do estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados aconteceu por meio da análise documental do Projeto Pedagógico do Curso e dos planos de ensino das disciplinas que abordavam temas voltados à saúde pública, bem como por meio de entrevista semiestruturada com a coordenação e da realização de dois grupos focais: o primeiro, com nove professores psicólogos, e o segundo, com 12 estudantes. A análise de dados do material empírico das entrevistas e dos grupos focais se deu por meio da análise de conteúdo temática. Observou-se que a maioria das práticas na saúde pública é realizada nos estágios obrigatórios, seja ele em atendimento clínico individual ou em grupo, em visita domiciliar, em plantão psicológico, em trabalho em grupo, entre outras modalidades. Tal condição, de certa forma, diminui o número de vivências realizadas pelos estudantes ao longo da formação em Psicologia. É importante destacar que o curso apresenta algumas práticas consideradas inovadoras no campo da saúde pública, como o consultório de rua e o atendimento em sala de espera. Há que se ampliar, contudo, a articulação entre ensino e prática, pois os avanços precisam acontecer principalmente no sentido de abranger, desde a formação, práticas mais integralizadas, de modo a comportar o encontro com outras áreas de formação e prover uma perspectiva, de certa forma, mais articulada e multiprofissional.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600103Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe2 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003194293info:eu-repo/semantics/openAccessSignorini,TaiseFerretti,FátimaSilva,Maria Elisabeth Kleba dapor2021-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000600103Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-08-23T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas em Psicologia na Saúde Pública: Aproximando Cenários e Contextos |
title |
Práticas em Psicologia na Saúde Pública: Aproximando Cenários e Contextos |
spellingShingle |
Práticas em Psicologia na Saúde Pública: Aproximando Cenários e Contextos Signorini,Taise Saúde Pública Formação Profissional Ensino Superior Psicologia |
title_short |
Práticas em Psicologia na Saúde Pública: Aproximando Cenários e Contextos |
title_full |
Práticas em Psicologia na Saúde Pública: Aproximando Cenários e Contextos |
title_fullStr |
Práticas em Psicologia na Saúde Pública: Aproximando Cenários e Contextos |
title_full_unstemmed |
Práticas em Psicologia na Saúde Pública: Aproximando Cenários e Contextos |
title_sort |
Práticas em Psicologia na Saúde Pública: Aproximando Cenários e Contextos |
author |
Signorini,Taise |
author_facet |
Signorini,Taise Ferretti,Fátima Silva,Maria Elisabeth Kleba da |
author_role |
author |
author2 |
Ferretti,Fátima Silva,Maria Elisabeth Kleba da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Signorini,Taise Ferretti,Fátima Silva,Maria Elisabeth Kleba da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Pública Formação Profissional Ensino Superior Psicologia |
topic |
Saúde Pública Formação Profissional Ensino Superior Psicologia |
description |
Resumo Este estudo teve por objetivo desvelar as práticas realizadas com foco na saúde pública durante a graduação em um curso de psicologia de uma universidade privada do interior do estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados aconteceu por meio da análise documental do Projeto Pedagógico do Curso e dos planos de ensino das disciplinas que abordavam temas voltados à saúde pública, bem como por meio de entrevista semiestruturada com a coordenação e da realização de dois grupos focais: o primeiro, com nove professores psicólogos, e o segundo, com 12 estudantes. A análise de dados do material empírico das entrevistas e dos grupos focais se deu por meio da análise de conteúdo temática. Observou-se que a maioria das práticas na saúde pública é realizada nos estágios obrigatórios, seja ele em atendimento clínico individual ou em grupo, em visita domiciliar, em plantão psicológico, em trabalho em grupo, entre outras modalidades. Tal condição, de certa forma, diminui o número de vivências realizadas pelos estudantes ao longo da formação em Psicologia. É importante destacar que o curso apresenta algumas práticas consideradas inovadoras no campo da saúde pública, como o consultório de rua e o atendimento em sala de espera. Há que se ampliar, contudo, a articulação entre ensino e prática, pois os avanços precisam acontecer principalmente no sentido de abranger, desde a formação, práticas mais integralizadas, de modo a comportar o encontro com outras áreas de formação e prover uma perspectiva, de certa forma, mais articulada e multiprofissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600103 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703003194293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe2 2021 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122432605585408 |