O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bock,Ana Mercês Bahia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosa,Elisa Zaneratto, Amaral,Marcos Martins, Ferreira,Marcos Ribeiro, Gonçalves,Maria da Graça Marchina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000200214
Resumo: Resumo As origens da Psicologia brasileira se relacionam ao projeto de modernização do país, com que ela contribuiu por meio de uma concepção universal de sujeito e de processos de classificação e categorização, pouco atentos às necessidades da realidade social. No processo de redemocratização do país, condições históricas possibilitaram uma ruptura com essa perspectiva, operada pelo Projeto do Compromisso Social. Este texto apresenta uma reflexão sobre o caminho de construção dessa ruptura e de um projeto ético-político comprometido com a realidade brasileira. Analisa o percurso impulsionado na virada do século XX para o século XXI por meio da atuação de entidades da profissão, notadamente os Conselhos de Psicologia, em articulação com importantes mudanças na atuação das psicólogas. Tal percurso permitiu uma revisão crítica da Psicologia, sendo apresentado em cinco eixos: produção de sujeitos democráticos e defesa da democracia; construção de resistência à alienação e combate ao pensamento colonizado; perspectiva de serviços profissionais comprometidos com a garantia de direitos; aprimoramento da qualidade da prática profissional das psicólogas; e expansão das fronteiras da psicologia. Em cada um, são apresentadas ações, estratégias e projetos que levaram à ampliação e ao reconhecimento social da Psicologia, organizada, democrática, ousada e acessivelmente à maioria da população. Ao mesmo tempo, apresenta desafios para a continuidade desse projeto na realidade atual, apostando que, com 60 anos de regulamentação, a Psicologia é capaz de enfrentar novas questões que se colocam no país por meio da atuação das profissionais que levam adiante o projeto de compromisso social.
id CFP-1_bd3ddbd86fccab6b66267a7b11f981cc
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932022000200214
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão AbrangentePsicologiaCompromisso SocialDireitos SociaisDemocraciaPensamento CríticoResumo As origens da Psicologia brasileira se relacionam ao projeto de modernização do país, com que ela contribuiu por meio de uma concepção universal de sujeito e de processos de classificação e categorização, pouco atentos às necessidades da realidade social. No processo de redemocratização do país, condições históricas possibilitaram uma ruptura com essa perspectiva, operada pelo Projeto do Compromisso Social. Este texto apresenta uma reflexão sobre o caminho de construção dessa ruptura e de um projeto ético-político comprometido com a realidade brasileira. Analisa o percurso impulsionado na virada do século XX para o século XXI por meio da atuação de entidades da profissão, notadamente os Conselhos de Psicologia, em articulação com importantes mudanças na atuação das psicólogas. Tal percurso permitiu uma revisão crítica da Psicologia, sendo apresentado em cinco eixos: produção de sujeitos democráticos e defesa da democracia; construção de resistência à alienação e combate ao pensamento colonizado; perspectiva de serviços profissionais comprometidos com a garantia de direitos; aprimoramento da qualidade da prática profissional das psicólogas; e expansão das fronteiras da psicologia. Em cada um, são apresentadas ações, estratégias e projetos que levaram à ampliação e ao reconhecimento social da Psicologia, organizada, democrática, ousada e acessivelmente à maioria da população. Ao mesmo tempo, apresenta desafios para a continuidade desse projeto na realidade atual, apostando que, com 60 anos de regulamentação, a Psicologia é capaz de enfrentar novas questões que se colocam no país por meio da atuação das profissionais que levam adiante o projeto de compromisso social.Conselho Federal de Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000200214Psicologia: Ciência e Profissão v.42 n.spe 2022reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003262989info:eu-repo/semantics/openAccessBock,Ana Mercês BahiaRosa,Elisa ZanerattoAmaral,Marcos MartinsFerreira,Marcos RibeiroGonçalves,Maria da Graça Marchinapor2022-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932022000200214Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2022-07-26T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente
title O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente
spellingShingle O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente
Bock,Ana Mercês Bahia
Psicologia
Compromisso Social
Direitos Sociais
Democracia
Pensamento Crítico
title_short O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente
title_full O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente
title_fullStr O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente
title_full_unstemmed O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente
title_sort O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente
author Bock,Ana Mercês Bahia
author_facet Bock,Ana Mercês Bahia
Rosa,Elisa Zaneratto
Amaral,Marcos Martins
Ferreira,Marcos Ribeiro
Gonçalves,Maria da Graça Marchina
author_role author
author2 Rosa,Elisa Zaneratto
Amaral,Marcos Martins
Ferreira,Marcos Ribeiro
Gonçalves,Maria da Graça Marchina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bock,Ana Mercês Bahia
Rosa,Elisa Zaneratto
Amaral,Marcos Martins
Ferreira,Marcos Ribeiro
Gonçalves,Maria da Graça Marchina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Compromisso Social
Direitos Sociais
Democracia
Pensamento Crítico
topic Psicologia
Compromisso Social
Direitos Sociais
Democracia
Pensamento Crítico
description Resumo As origens da Psicologia brasileira se relacionam ao projeto de modernização do país, com que ela contribuiu por meio de uma concepção universal de sujeito e de processos de classificação e categorização, pouco atentos às necessidades da realidade social. No processo de redemocratização do país, condições históricas possibilitaram uma ruptura com essa perspectiva, operada pelo Projeto do Compromisso Social. Este texto apresenta uma reflexão sobre o caminho de construção dessa ruptura e de um projeto ético-político comprometido com a realidade brasileira. Analisa o percurso impulsionado na virada do século XX para o século XXI por meio da atuação de entidades da profissão, notadamente os Conselhos de Psicologia, em articulação com importantes mudanças na atuação das psicólogas. Tal percurso permitiu uma revisão crítica da Psicologia, sendo apresentado em cinco eixos: produção de sujeitos democráticos e defesa da democracia; construção de resistência à alienação e combate ao pensamento colonizado; perspectiva de serviços profissionais comprometidos com a garantia de direitos; aprimoramento da qualidade da prática profissional das psicólogas; e expansão das fronteiras da psicologia. Em cada um, são apresentadas ações, estratégias e projetos que levaram à ampliação e ao reconhecimento social da Psicologia, organizada, democrática, ousada e acessivelmente à maioria da população. Ao mesmo tempo, apresenta desafios para a continuidade desse projeto na realidade atual, apostando que, com 60 anos de regulamentação, a Psicologia é capaz de enfrentar novas questões que se colocam no país por meio da atuação das profissionais que levam adiante o projeto de compromisso social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000200214
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000200214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003262989
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.42 n.spe 2022
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122433052278784