Percepção do Apoio Social e Configuração Sintomática na Anorexia Nervosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonidas,Carolina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos,Manoel Antônio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100148
Resumo: Resumo O estudo investigou a configuração da rede social significativa de uma mulher com anorexia nervosa, buscando articular a percepção do apoio social recebido e o curso do transtorno. Utilizou-se como estratégia metodológica o estudo de caso e o enfoque das redes sociais para análise dos dados. Participou do estudo uma jovem de 24 anos com diagnóstico de anorexia nervosa do tipo compulsivo-purgativo. Os instrumentos utilizados foram: roteiro de entrevista semiestruturada, Genograma, Mapa de Rede e consulta ao prontuário hospitalar. O conteúdo da entrevista foi transcrito na íntegra e literalmente, e o material coligido constituiu o corpus da pesquisa. O Genograma e o Mapa de Rede foram analisados de acordo com as recomendações da literatura e o referencial teórico utilizado. Os resultados apontaram dificuldades no estabelecimento de vínculos e sofrimento decorrente da percepção de falta de suporte da rede familiar. Certos aspectos da dinâmica de personalidade da participante resultavam em afastamento das pessoas e consequente isolamento social, o que restringe o potencial de apoio da rede e suscita vivências de solidão e desamparo. Enfatiza-se a necessidade de aproveitar o potencial das redes de apoio na assistência em saúde para fortalecer os laços sociais de jovens com diagnóstico de anorexia.
id CFP-1_c33e90b47f7a675a08f4e5f2e62368ea
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932020000100148
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Percepção do Apoio Social e Configuração Sintomática na Anorexia NervosaAnorexia NervosaRedes SociaisApoio SocialCaso ClínicoResumo O estudo investigou a configuração da rede social significativa de uma mulher com anorexia nervosa, buscando articular a percepção do apoio social recebido e o curso do transtorno. Utilizou-se como estratégia metodológica o estudo de caso e o enfoque das redes sociais para análise dos dados. Participou do estudo uma jovem de 24 anos com diagnóstico de anorexia nervosa do tipo compulsivo-purgativo. Os instrumentos utilizados foram: roteiro de entrevista semiestruturada, Genograma, Mapa de Rede e consulta ao prontuário hospitalar. O conteúdo da entrevista foi transcrito na íntegra e literalmente, e o material coligido constituiu o corpus da pesquisa. O Genograma e o Mapa de Rede foram analisados de acordo com as recomendações da literatura e o referencial teórico utilizado. Os resultados apontaram dificuldades no estabelecimento de vínculos e sofrimento decorrente da percepção de falta de suporte da rede familiar. Certos aspectos da dinâmica de personalidade da participante resultavam em afastamento das pessoas e consequente isolamento social, o que restringe o potencial de apoio da rede e suscita vivências de solidão e desamparo. Enfatiza-se a necessidade de aproveitar o potencial das redes de apoio na assistência em saúde para fortalecer os laços sociais de jovens com diagnóstico de anorexia.Conselho Federal de Psicologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100148Psicologia: Ciência e Profissão v.40 2020reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003207693info:eu-repo/semantics/openAccessLeonidas,CarolinaSantos,Manoel Antônio dospor2020-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932020000100148Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2020-12-04T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção do Apoio Social e Configuração Sintomática na Anorexia Nervosa
title Percepção do Apoio Social e Configuração Sintomática na Anorexia Nervosa
spellingShingle Percepção do Apoio Social e Configuração Sintomática na Anorexia Nervosa
Leonidas,Carolina
Anorexia Nervosa
Redes Sociais
Apoio Social
Caso Clínico
title_short Percepção do Apoio Social e Configuração Sintomática na Anorexia Nervosa
title_full Percepção do Apoio Social e Configuração Sintomática na Anorexia Nervosa
title_fullStr Percepção do Apoio Social e Configuração Sintomática na Anorexia Nervosa
title_full_unstemmed Percepção do Apoio Social e Configuração Sintomática na Anorexia Nervosa
title_sort Percepção do Apoio Social e Configuração Sintomática na Anorexia Nervosa
author Leonidas,Carolina
author_facet Leonidas,Carolina
Santos,Manoel Antônio dos
author_role author
author2 Santos,Manoel Antônio dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonidas,Carolina
Santos,Manoel Antônio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Anorexia Nervosa
Redes Sociais
Apoio Social
Caso Clínico
topic Anorexia Nervosa
Redes Sociais
Apoio Social
Caso Clínico
description Resumo O estudo investigou a configuração da rede social significativa de uma mulher com anorexia nervosa, buscando articular a percepção do apoio social recebido e o curso do transtorno. Utilizou-se como estratégia metodológica o estudo de caso e o enfoque das redes sociais para análise dos dados. Participou do estudo uma jovem de 24 anos com diagnóstico de anorexia nervosa do tipo compulsivo-purgativo. Os instrumentos utilizados foram: roteiro de entrevista semiestruturada, Genograma, Mapa de Rede e consulta ao prontuário hospitalar. O conteúdo da entrevista foi transcrito na íntegra e literalmente, e o material coligido constituiu o corpus da pesquisa. O Genograma e o Mapa de Rede foram analisados de acordo com as recomendações da literatura e o referencial teórico utilizado. Os resultados apontaram dificuldades no estabelecimento de vínculos e sofrimento decorrente da percepção de falta de suporte da rede familiar. Certos aspectos da dinâmica de personalidade da participante resultavam em afastamento das pessoas e consequente isolamento social, o que restringe o potencial de apoio da rede e suscita vivências de solidão e desamparo. Enfatiza-se a necessidade de aproveitar o potencial das redes de apoio na assistência em saúde para fortalecer os laços sociais de jovens com diagnóstico de anorexia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100148
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003207693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.40 2020
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432172523520