Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde Mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes,Ramiz Candeloro Pedroso de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castro-Silva,Carlos Roberto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300748
Resumo: Resumo As mudanças teóricas, políticas e sociais no campo da reabilitação psicossocial têm trazido novas possibilidades de investigação da prática. Neste artigo, investigamos os processos psicossociais que influenciam no trabalho solidário dos sujeitos da Saúde Mental, enfatizando cotidiano e sentidos. O método que utilizamos é orientado pela concepção de mundo da Psicologia Sócio-histórica, sendo uma pesquisa de epistemologia qualitativa. Realizamos um estudo de caso com inspiração etnográfica, por meio de entrevistas e observações participantes em uma cooperativa de reciclagem em Santos, Brasil. Os sujeitos entrevistados foram seis homens e quatro mulheres e, do total, oito são usuários dos serviços de Saúde Mental e dois são técnicos. A maioria tem mais de 50 anos, não completou o ensino fundamental e trabalha na cooperativa há mais de três anos. A análise pela Hermenêutica de Profundidade resultou que, entre complexas relações institucionais, os cooperados trazem sentidos positivos ao trabalho, seja pelo afeto, pelo retorno financeiro ou pelas reconfigurações familiares e sociais. Estas novas formas de sociabilidade vêm destruindo as barreiras da dialética exclusão/inclusão social e desmistificando o preconceito com o louco e o pobre. A não competição, aliada à participação social e uma cultura solidária, tende a potencializar estes projetos e seus sujeitos.
id CFP-1_cda17c51e103e41218d96d6ee4b2d9af
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932016000300748
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde MentalSaúde MentalTrabalhoInclusão SocialEconomia SolidáriaResumo As mudanças teóricas, políticas e sociais no campo da reabilitação psicossocial têm trazido novas possibilidades de investigação da prática. Neste artigo, investigamos os processos psicossociais que influenciam no trabalho solidário dos sujeitos da Saúde Mental, enfatizando cotidiano e sentidos. O método que utilizamos é orientado pela concepção de mundo da Psicologia Sócio-histórica, sendo uma pesquisa de epistemologia qualitativa. Realizamos um estudo de caso com inspiração etnográfica, por meio de entrevistas e observações participantes em uma cooperativa de reciclagem em Santos, Brasil. Os sujeitos entrevistados foram seis homens e quatro mulheres e, do total, oito são usuários dos serviços de Saúde Mental e dois são técnicos. A maioria tem mais de 50 anos, não completou o ensino fundamental e trabalha na cooperativa há mais de três anos. A análise pela Hermenêutica de Profundidade resultou que, entre complexas relações institucionais, os cooperados trazem sentidos positivos ao trabalho, seja pelo afeto, pelo retorno financeiro ou pelas reconfigurações familiares e sociais. Estas novas formas de sociabilidade vêm destruindo as barreiras da dialética exclusão/inclusão social e desmistificando o preconceito com o louco e o pobre. A não competição, aliada à participação social e uma cultura solidária, tende a potencializar estes projetos e seus sujeitos.Conselho Federal de Psicologia2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300748Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.3 2016reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703002372015info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes,Ramiz Candeloro Pedroso deCastro-Silva,Carlos Roberto depor2016-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932016000300748Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-09-21T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde Mental
title Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde Mental
spellingShingle Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde Mental
Moraes,Ramiz Candeloro Pedroso de
Saúde Mental
Trabalho
Inclusão Social
Economia Solidária
title_short Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde Mental
title_full Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde Mental
title_fullStr Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde Mental
title_full_unstemmed Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde Mental
title_sort Sentidos e Processos Psicossociais envolvidos na Inclusão pelo Trabalho na Saúde Mental
author Moraes,Ramiz Candeloro Pedroso de
author_facet Moraes,Ramiz Candeloro Pedroso de
Castro-Silva,Carlos Roberto de
author_role author
author2 Castro-Silva,Carlos Roberto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes,Ramiz Candeloro Pedroso de
Castro-Silva,Carlos Roberto de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Mental
Trabalho
Inclusão Social
Economia Solidária
topic Saúde Mental
Trabalho
Inclusão Social
Economia Solidária
description Resumo As mudanças teóricas, políticas e sociais no campo da reabilitação psicossocial têm trazido novas possibilidades de investigação da prática. Neste artigo, investigamos os processos psicossociais que influenciam no trabalho solidário dos sujeitos da Saúde Mental, enfatizando cotidiano e sentidos. O método que utilizamos é orientado pela concepção de mundo da Psicologia Sócio-histórica, sendo uma pesquisa de epistemologia qualitativa. Realizamos um estudo de caso com inspiração etnográfica, por meio de entrevistas e observações participantes em uma cooperativa de reciclagem em Santos, Brasil. Os sujeitos entrevistados foram seis homens e quatro mulheres e, do total, oito são usuários dos serviços de Saúde Mental e dois são técnicos. A maioria tem mais de 50 anos, não completou o ensino fundamental e trabalha na cooperativa há mais de três anos. A análise pela Hermenêutica de Profundidade resultou que, entre complexas relações institucionais, os cooperados trazem sentidos positivos ao trabalho, seja pelo afeto, pelo retorno financeiro ou pelas reconfigurações familiares e sociais. Estas novas formas de sociabilidade vêm destruindo as barreiras da dialética exclusão/inclusão social e desmistificando o preconceito com o louco e o pobre. A não competição, aliada à participação social e uma cultura solidária, tende a potencializar estes projetos e seus sujeitos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300748
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703002372015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.3 2016
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430596513792