Violências Intrafamiliares Experienciadas na Infância em Homens Autores de Violência Conjugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasco,Priscila Jandrey
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: De Antoni,Clarissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100158
Resumo: Resumo O objetivo do presente estudo foi conhecer como se constituíram as vivências na família de origem de homens envolvidos em relações conjugais violentas. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória. Foram entrevistados nove homens autores de violência doméstica, respondendo a processos judiciais com base na Lei º 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Utilizou-se análise temática como método de análise de dados, sendo abordados três temas neste trabalho: negligência afetiva, exposição à violência física na infância e figura masculina de referência. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Conclui-se que a construção das masculinidades desses homens sofreu influência de suas vivências anteriores, pautadas por modelos parentais severos, abusivos e negligentes. A figura de referência masculina também é vista como ausente e rígida, exercendo controle sobre o microssistema familiar. Essas experiências podem revelar a construção de um modelo no qual o homem acredita que seu papel também deva ser desempenhado por controle e domínio baseados na violência. Desta forma, isso pode ser considerado um fator de risco para o envolvimento em relações conjugais violentas, já que revela a fragilidade na construção do vínculo de confiança e reverbera nos relacionamentos vividos durante a vida adulta. É importante que esses homens tenham espaços de reflexão sobre suas ações em âmbito conjugal, a fim de ressignificar as experiências de abuso sofridas na infância.
id CFP-1_d1241c97003dbaa7fe709fd029a88ca4
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932020000100158
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Violências Intrafamiliares Experienciadas na Infância em Homens Autores de Violência ConjugalMaus-tratos InfantisViolência DomésticaParentalidadeMasculinidadeResumo O objetivo do presente estudo foi conhecer como se constituíram as vivências na família de origem de homens envolvidos em relações conjugais violentas. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória. Foram entrevistados nove homens autores de violência doméstica, respondendo a processos judiciais com base na Lei º 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Utilizou-se análise temática como método de análise de dados, sendo abordados três temas neste trabalho: negligência afetiva, exposição à violência física na infância e figura masculina de referência. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Conclui-se que a construção das masculinidades desses homens sofreu influência de suas vivências anteriores, pautadas por modelos parentais severos, abusivos e negligentes. A figura de referência masculina também é vista como ausente e rígida, exercendo controle sobre o microssistema familiar. Essas experiências podem revelar a construção de um modelo no qual o homem acredita que seu papel também deva ser desempenhado por controle e domínio baseados na violência. Desta forma, isso pode ser considerado um fator de risco para o envolvimento em relações conjugais violentas, já que revela a fragilidade na construção do vínculo de confiança e reverbera nos relacionamentos vividos durante a vida adulta. É importante que esses homens tenham espaços de reflexão sobre suas ações em âmbito conjugal, a fim de ressignificar as experiências de abuso sofridas na infância.Conselho Federal de Psicologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100158Psicologia: Ciência e Profissão v.40 2020reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003218119info:eu-repo/semantics/openAccessBrasco,Priscila JandreyDe Antoni,Clarissapor2020-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932020000100158Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2020-12-07T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violências Intrafamiliares Experienciadas na Infância em Homens Autores de Violência Conjugal
title Violências Intrafamiliares Experienciadas na Infância em Homens Autores de Violência Conjugal
spellingShingle Violências Intrafamiliares Experienciadas na Infância em Homens Autores de Violência Conjugal
Brasco,Priscila Jandrey
Maus-tratos Infantis
Violência Doméstica
Parentalidade
Masculinidade
title_short Violências Intrafamiliares Experienciadas na Infância em Homens Autores de Violência Conjugal
title_full Violências Intrafamiliares Experienciadas na Infância em Homens Autores de Violência Conjugal
title_fullStr Violências Intrafamiliares Experienciadas na Infância em Homens Autores de Violência Conjugal
title_full_unstemmed Violências Intrafamiliares Experienciadas na Infância em Homens Autores de Violência Conjugal
title_sort Violências Intrafamiliares Experienciadas na Infância em Homens Autores de Violência Conjugal
author Brasco,Priscila Jandrey
author_facet Brasco,Priscila Jandrey
De Antoni,Clarissa
author_role author
author2 De Antoni,Clarissa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasco,Priscila Jandrey
De Antoni,Clarissa
dc.subject.por.fl_str_mv Maus-tratos Infantis
Violência Doméstica
Parentalidade
Masculinidade
topic Maus-tratos Infantis
Violência Doméstica
Parentalidade
Masculinidade
description Resumo O objetivo do presente estudo foi conhecer como se constituíram as vivências na família de origem de homens envolvidos em relações conjugais violentas. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória. Foram entrevistados nove homens autores de violência doméstica, respondendo a processos judiciais com base na Lei º 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Utilizou-se análise temática como método de análise de dados, sendo abordados três temas neste trabalho: negligência afetiva, exposição à violência física na infância e figura masculina de referência. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Conclui-se que a construção das masculinidades desses homens sofreu influência de suas vivências anteriores, pautadas por modelos parentais severos, abusivos e negligentes. A figura de referência masculina também é vista como ausente e rígida, exercendo controle sobre o microssistema familiar. Essas experiências podem revelar a construção de um modelo no qual o homem acredita que seu papel também deva ser desempenhado por controle e domínio baseados na violência. Desta forma, isso pode ser considerado um fator de risco para o envolvimento em relações conjugais violentas, já que revela a fragilidade na construção do vínculo de confiança e reverbera nos relacionamentos vividos durante a vida adulta. É importante que esses homens tenham espaços de reflexão sobre suas ações em âmbito conjugal, a fim de ressignificar as experiências de abuso sofridas na infância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100158
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003218119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.40 2020
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432188252160