Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faiad,Cristiane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves,Irai Cristina Boccato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000400050
Resumo: Resumo: Por avaliação psicológica compulsória, entende-se uma avaliação de caráter obrigatório, quando o indivíduo deve realizá-la por alguma exigência legal, em cumprimento a alguma exigência normativa. Dentre os exemplos mais comuns existentes no Brasil e que se aplicam a esta avaliação estão a realizada para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação para motoristas do Detran, a avaliação psicológica no contexto de concursos públicos, a avaliação para manuseio de arma de fogo, dentre outras. O objetivo do presente artigo é apresentar um panorama geral dessas avaliações e discutir, acima de tudo, as contribuições que o Satepsi realizou para a melhoria dessas práticas. Apresentou-se inicialmente um histórico das normativas construídas pelo Conselho Federal (CFP), nos últimos 15 anos e para cada uma dessas práticas, algumas das normas e ações realizadas pelo CFP para seu aprimoramento. Apesar de claras contribuições, entende-se que muitos investimentos no campo da pesquisa ainda precisam ser realizados para melhor subsidiar a atuação dos psicólogos e psicólogas de cada uma das áreas.
id CFP-1_d193db39224d3f6f14831914b846b3a1
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932018000400050
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos)Avaliação CompulsóriaConcurso PúblicoDetranPorte de ArmaResumo: Por avaliação psicológica compulsória, entende-se uma avaliação de caráter obrigatório, quando o indivíduo deve realizá-la por alguma exigência legal, em cumprimento a alguma exigência normativa. Dentre os exemplos mais comuns existentes no Brasil e que se aplicam a esta avaliação estão a realizada para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação para motoristas do Detran, a avaliação psicológica no contexto de concursos públicos, a avaliação para manuseio de arma de fogo, dentre outras. O objetivo do presente artigo é apresentar um panorama geral dessas avaliações e discutir, acima de tudo, as contribuições que o Satepsi realizou para a melhoria dessas práticas. Apresentou-se inicialmente um histórico das normativas construídas pelo Conselho Federal (CFP), nos últimos 15 anos e para cada uma dessas práticas, algumas das normas e ações realizadas pelo CFP para seu aprimoramento. Apesar de claras contribuições, entende-se que muitos investimentos no campo da pesquisa ainda precisam ser realizados para melhor subsidiar a atuação dos psicólogos e psicólogas de cada uma das áreas.Conselho Federal de Psicologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000400050Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.spe 2018reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703000208851info:eu-repo/semantics/openAccessFaiad,CristianeAlves,Irai Cristina Boccatopor2018-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932018000400050Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2018-12-06T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos)
title Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos)
spellingShingle Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos)
Faiad,Cristiane
Avaliação Compulsória
Concurso Público
Detran
Porte de Arma
title_short Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos)
title_full Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos)
title_fullStr Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos)
title_full_unstemmed Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos)
title_sort Contribuições do Satepsi para Avaliações Psicológicas Compulsórias (Trânsito, Porte de Arma e Concursos Públicos)
author Faiad,Cristiane
author_facet Faiad,Cristiane
Alves,Irai Cristina Boccato
author_role author
author2 Alves,Irai Cristina Boccato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faiad,Cristiane
Alves,Irai Cristina Boccato
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Compulsória
Concurso Público
Detran
Porte de Arma
topic Avaliação Compulsória
Concurso Público
Detran
Porte de Arma
description Resumo: Por avaliação psicológica compulsória, entende-se uma avaliação de caráter obrigatório, quando o indivíduo deve realizá-la por alguma exigência legal, em cumprimento a alguma exigência normativa. Dentre os exemplos mais comuns existentes no Brasil e que se aplicam a esta avaliação estão a realizada para obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação para motoristas do Detran, a avaliação psicológica no contexto de concursos públicos, a avaliação para manuseio de arma de fogo, dentre outras. O objetivo do presente artigo é apresentar um panorama geral dessas avaliações e discutir, acima de tudo, as contribuições que o Satepsi realizou para a melhoria dessas práticas. Apresentou-se inicialmente um histórico das normativas construídas pelo Conselho Federal (CFP), nos últimos 15 anos e para cada uma dessas práticas, algumas das normas e ações realizadas pelo CFP para seu aprimoramento. Apesar de claras contribuições, entende-se que muitos investimentos no campo da pesquisa ainda precisam ser realizados para melhor subsidiar a atuação dos psicólogos e psicólogas de cada uma das áreas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000400050
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000400050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703000208851
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.spe 2018
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431335759872