A Partir dos Muros da Universidade: Implementação de uma Clínica Psicanalítica para Crianças Autistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calzavara,Maria Gláucia Pires
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Calazans,Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100207
Resumo: Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar os fundamentos teóricos da implantação de uma clínica de atendimento psicanalítico a crianças autistas em uma Universidade Federal. Aqui, apresentamos como se fundamenta essa clínica, como ela se iniciou, seu funcionamento, sua práxis na instituição e como se dá o tratamento da criança autista no Serviço de Psicologia Aplicada de uma Universidade Federal. O método implica uma discussão sobre o “estado da arte” nesse campo a fim de discutir as bases teóricas e a implementação recente (em 2019) de um serviço de psicanálise pela Universidade Federal de São João del-Rei para crianças autistas, realizado por meio da prática entre vários, método que agrega todas as intervenções realizadas por todos que trabalham com as crianças autistas na instituição. Ressaltamos neste artigo a importância da fundamentação teórica de todo e qualquer trabalho clínico, uma vez que é a partir dela que poderemos orientar os tratamentos disponibilizados para a população em geral, principalmente em tempos em que a saúde pública tem sido precarizada. Concluímos reiterando a necessidade dessa especialidade de trabalho realizado pela psicanálise, em especial a clínica psicanalítica dos autismos, em tempos de massificação do tratamento, que pretende retirar a psicanálise do campo de práticas possíveis de atendimento em políticas públicas de saúde mental.
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