Perfil de Psicoterapeutas Pais-Bebê de Porto Alegre: Formação e Atuação Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider,Karoline Lemos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Levandowski,Daniela Centenaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100260
Resumo: Resumo A psicoterapia pais-bebê é uma modalidade terapêutica que enfoca a relação da díade/tríade pai-mãe/bebê, geralmente embasada no referencial teórico psicanalítico. No Brasil, são escassas as pesquisas sobre o tema. Este estudo teve como objetivo investigar o perfil de profissionais que atuam como psicoterapeutas pais-bebê em Porto Alegre e as características e especificidades deste campo de atuação. Trata-se de estudo qualitativo, de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada presencialmente. Participaram do estudo 10 psicoterapeutas do sexo feminino, selecionadas por conveniência. Utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin para a análise dos dados. A possibilidade de intervir precocemente foi descrita como a principal motivação para a inserção na área, que ocorreu sem uma formação acadêmica estruturada. Possuir conhecimentos sobre desenvolvimento infantil, constituição de vínculos e dinâmica familiar foi citado como imprescindível para a atuação profissional. Quanto às características pessoais e técnicas, foram mencionadas a necessidade de identificação com a técnica e com o trabalho com bebês e de possuir formação sólida, pautada em estudo teórico, supervisão e análise pessoal. A importância da experiência prática e da observação de bebês enquanto ferramentas de aprendizagem também foi destacada, e constatou-se a necessidade de ampliar a visibilidade desse campo de atuação entre profissionais e público em geral.
id CFP-1_eb1e3a46877656f74258b4eb5075e56b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932022000100260
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Perfil de Psicoterapeutas Pais-Bebê de Porto Alegre: Formação e Atuação ProfissionalPsicoterapia Pais-BebêsPsicologia ClínicaRelação Mãe-BebêFormação em PsicologiaResumo A psicoterapia pais-bebê é uma modalidade terapêutica que enfoca a relação da díade/tríade pai-mãe/bebê, geralmente embasada no referencial teórico psicanalítico. No Brasil, são escassas as pesquisas sobre o tema. Este estudo teve como objetivo investigar o perfil de profissionais que atuam como psicoterapeutas pais-bebê em Porto Alegre e as características e especificidades deste campo de atuação. Trata-se de estudo qualitativo, de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada presencialmente. Participaram do estudo 10 psicoterapeutas do sexo feminino, selecionadas por conveniência. Utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin para a análise dos dados. A possibilidade de intervir precocemente foi descrita como a principal motivação para a inserção na área, que ocorreu sem uma formação acadêmica estruturada. Possuir conhecimentos sobre desenvolvimento infantil, constituição de vínculos e dinâmica familiar foi citado como imprescindível para a atuação profissional. Quanto às características pessoais e técnicas, foram mencionadas a necessidade de identificação com a técnica e com o trabalho com bebês e de possuir formação sólida, pautada em estudo teórico, supervisão e análise pessoal. A importância da experiência prática e da observação de bebês enquanto ferramentas de aprendizagem também foi destacada, e constatou-se a necessidade de ampliar a visibilidade desse campo de atuação entre profissionais e público em geral.Conselho Federal de Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100260Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003238803info:eu-repo/semantics/openAccessSchneider,Karoline LemosLevandowski,Daniela Centenaropor2022-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932022000100260Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2022-12-16T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de Psicoterapeutas Pais-Bebê de Porto Alegre: Formação e Atuação Profissional
title Perfil de Psicoterapeutas Pais-Bebê de Porto Alegre: Formação e Atuação Profissional
spellingShingle Perfil de Psicoterapeutas Pais-Bebê de Porto Alegre: Formação e Atuação Profissional
Schneider,Karoline Lemos
Psicoterapia Pais-Bebês
Psicologia Clínica
Relação Mãe-Bebê
Formação em Psicologia
title_short Perfil de Psicoterapeutas Pais-Bebê de Porto Alegre: Formação e Atuação Profissional
title_full Perfil de Psicoterapeutas Pais-Bebê de Porto Alegre: Formação e Atuação Profissional
title_fullStr Perfil de Psicoterapeutas Pais-Bebê de Porto Alegre: Formação e Atuação Profissional
title_full_unstemmed Perfil de Psicoterapeutas Pais-Bebê de Porto Alegre: Formação e Atuação Profissional
title_sort Perfil de Psicoterapeutas Pais-Bebê de Porto Alegre: Formação e Atuação Profissional
author Schneider,Karoline Lemos
author_facet Schneider,Karoline Lemos
Levandowski,Daniela Centenaro
author_role author
author2 Levandowski,Daniela Centenaro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider,Karoline Lemos
Levandowski,Daniela Centenaro
dc.subject.por.fl_str_mv Psicoterapia Pais-Bebês
Psicologia Clínica
Relação Mãe-Bebê
Formação em Psicologia
topic Psicoterapia Pais-Bebês
Psicologia Clínica
Relação Mãe-Bebê
Formação em Psicologia
description Resumo A psicoterapia pais-bebê é uma modalidade terapêutica que enfoca a relação da díade/tríade pai-mãe/bebê, geralmente embasada no referencial teórico psicanalítico. No Brasil, são escassas as pesquisas sobre o tema. Este estudo teve como objetivo investigar o perfil de profissionais que atuam como psicoterapeutas pais-bebê em Porto Alegre e as características e especificidades deste campo de atuação. Trata-se de estudo qualitativo, de caráter exploratório-descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada presencialmente. Participaram do estudo 10 psicoterapeutas do sexo feminino, selecionadas por conveniência. Utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin para a análise dos dados. A possibilidade de intervir precocemente foi descrita como a principal motivação para a inserção na área, que ocorreu sem uma formação acadêmica estruturada. Possuir conhecimentos sobre desenvolvimento infantil, constituição de vínculos e dinâmica familiar foi citado como imprescindível para a atuação profissional. Quanto às características pessoais e técnicas, foram mencionadas a necessidade de identificação com a técnica e com o trabalho com bebês e de possuir formação sólida, pautada em estudo teórico, supervisão e análise pessoal. A importância da experiência prática e da observação de bebês enquanto ferramentas de aprendizagem também foi destacada, e constatou-se a necessidade de ampliar a visibilidade desse campo de atuação entre profissionais e público em geral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100260
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003238803
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432997752832