Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Concepções de Educandos e Famílias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200458 |
Resumo: | Resumo O presente artigo analisa as contribuições do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na perspectiva dos seus participantes: educandos e seus familiares. Participaram da pesquisa como educandos 359 crianças e adolescentes e 153 familiares. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, cujas questões versavam sobre o significado do PETI, os motivos de inserção dos educandos, os aspectos positivos e negativos acerca do programa e o que mudou em suas vidas após a entrada no programa. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática e o SPSS. Os resultados mostram que a contribuição do PETI se dá prioritariamente na retirada de crianças e adolescentes de situações de risco, com menor ênfase no combate ao trabalho infantil. As atividades oferecidas estão mais no nível assistencial do que em processos educativos, limitando-se a brincadeiras, lazer e indicando a falta de um projeto pedagógico no programa. Constata-se também falta de capacitação dos educadores, o que faz com que o trabalho realizado por eles seja executado, muitas vezes, a partir do senso comum. |
id |
CFP-1_ee9512628a8ab8813fbd245a64c70acb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932016000200458 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Concepções de Educandos e FamíliasTrabalho infantilPolíticas públicasCrianças e adolescentesResumo O presente artigo analisa as contribuições do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na perspectiva dos seus participantes: educandos e seus familiares. Participaram da pesquisa como educandos 359 crianças e adolescentes e 153 familiares. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, cujas questões versavam sobre o significado do PETI, os motivos de inserção dos educandos, os aspectos positivos e negativos acerca do programa e o que mudou em suas vidas após a entrada no programa. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática e o SPSS. Os resultados mostram que a contribuição do PETI se dá prioritariamente na retirada de crianças e adolescentes de situações de risco, com menor ênfase no combate ao trabalho infantil. As atividades oferecidas estão mais no nível assistencial do que em processos educativos, limitando-se a brincadeiras, lazer e indicando a falta de um projeto pedagógico no programa. Constata-se também falta de capacitação dos educadores, o que faz com que o trabalho realizado por eles seja executado, muitas vezes, a partir do senso comum.Conselho Federal de Psicologia2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200458Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.2 2016reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001842013info:eu-repo/semantics/openAccessAlberto,Maria de Fatima PereiraPessoa,Manuella Castelo BrancoCosta,Rafaela Rocha daBelém,Kassia Kiss GrangeiroSilva,Suzany Ludimila Gadelha epor2016-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932016000200458Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-06-20T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Concepções de Educandos e Famílias |
title |
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Concepções de Educandos e Famílias |
spellingShingle |
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Concepções de Educandos e Famílias Alberto,Maria de Fatima Pereira Trabalho infantil Políticas públicas Crianças e adolescentes |
title_short |
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Concepções de Educandos e Famílias |
title_full |
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Concepções de Educandos e Famílias |
title_fullStr |
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Concepções de Educandos e Famílias |
title_full_unstemmed |
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Concepções de Educandos e Famílias |
title_sort |
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: Concepções de Educandos e Famílias |
author |
Alberto,Maria de Fatima Pereira |
author_facet |
Alberto,Maria de Fatima Pereira Pessoa,Manuella Castelo Branco Costa,Rafaela Rocha da Belém,Kassia Kiss Grangeiro Silva,Suzany Ludimila Gadelha e |
author_role |
author |
author2 |
Pessoa,Manuella Castelo Branco Costa,Rafaela Rocha da Belém,Kassia Kiss Grangeiro Silva,Suzany Ludimila Gadelha e |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberto,Maria de Fatima Pereira Pessoa,Manuella Castelo Branco Costa,Rafaela Rocha da Belém,Kassia Kiss Grangeiro Silva,Suzany Ludimila Gadelha e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho infantil Políticas públicas Crianças e adolescentes |
topic |
Trabalho infantil Políticas públicas Crianças e adolescentes |
description |
Resumo O presente artigo analisa as contribuições do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na perspectiva dos seus participantes: educandos e seus familiares. Participaram da pesquisa como educandos 359 crianças e adolescentes e 153 familiares. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, cujas questões versavam sobre o significado do PETI, os motivos de inserção dos educandos, os aspectos positivos e negativos acerca do programa e o que mudou em suas vidas após a entrada no programa. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática e o SPSS. Os resultados mostram que a contribuição do PETI se dá prioritariamente na retirada de crianças e adolescentes de situações de risco, com menor ênfase no combate ao trabalho infantil. As atividades oferecidas estão mais no nível assistencial do que em processos educativos, limitando-se a brincadeiras, lazer e indicando a falta de um projeto pedagógico no programa. Constata-se também falta de capacitação dos educadores, o que faz com que o trabalho realizado por eles seja executado, muitas vezes, a partir do senso comum. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200458 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000200458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703001842013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.2 2016 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122430565056512 |