RESPOSTA DE TRIBOLIUM CASTANEUM AO EXTRATO DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI (AROEIRA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tharcia Kiara Beserra de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Melo, Bruno Adelino de, Silva, Juliana Ferreira da, Silva, Rosemere dos Santos, Almeida, Francisco de Assis Cardoso, Gomes, Josivanda Palmeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Barriguda: Revista Científica
Texto Completo: http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/261
Resumo: As plantas medicinais têm se mostrado como uma fonte promissora de moléculas com atividade inseticida, sendo uma alternativa eficiente no controle de pragas de produtos armazenados. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o potencial repelente e inseticida do extrato de Schinus terebinthifolius contra Tribolium castaneum. Foram realizados dois bioensaios: repelência e mortalidade. No primeiro, 20 insetos adultos foram colocados em arenas de PVC onde fizeram escolha entre discos de trigo tratados e não tratados com extrato de S. terebinthifolius, em diferentes diluições (25,0; 50,0; 75,0 e 100,0%). Avaliou-se a porcentagem de repelência e o índice de repelência de cada diluição do extrato após 24 h. No segundo bioensaio, 10 insetos adultos foram colocados por recipientes plásticos (70 mL) e depois tampados, sendo conectados a um sistema de nebulização. Cada recipiente recebeu 3,0 mL do extrato, em diferentes diluições. Avaliou-se a mortalidade dos insetos após 24, 48 e 72 h após a aplicação. Os bioensaios foram organizados em delineamento inteiramente casualizado e em esquema fatorial 2 x 4 para o bioensaio de repelência, e 5 x 3 para o bioensaio de mortalidade por nebulização. Para o bioensaio de repelência, todas as diluições repeliram T. castaneum, com repelência de até 78,3%. Quanto ao bioensaio de mortalidade por nebulização, o extrato de S. terebinthifolius apresentou baixa atividade biocida sobre os insetos, com mortalidades de até 20%. Conclui-se, portanto, que o extrato de S. terebinthifolius é eficiente para repelir adultos de T. castaneum.
id CIPED-2_f6db6238edf1d3f3dac7ffc001a4ea9a
oai_identifier_str oai:ojs.abarriguda.org.br:article/261
network_acronym_str CIPED-2
network_name_str A Barriguda: Revista Científica
spelling RESPOSTA DE TRIBOLIUM CASTANEUM AO EXTRATO DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI (AROEIRA)As plantas medicinais têm se mostrado como uma fonte promissora de moléculas com atividade inseticida, sendo uma alternativa eficiente no controle de pragas de produtos armazenados. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o potencial repelente e inseticida do extrato de Schinus terebinthifolius contra Tribolium castaneum. Foram realizados dois bioensaios: repelência e mortalidade. No primeiro, 20 insetos adultos foram colocados em arenas de PVC onde fizeram escolha entre discos de trigo tratados e não tratados com extrato de S. terebinthifolius, em diferentes diluições (25,0; 50,0; 75,0 e 100,0%). Avaliou-se a porcentagem de repelência e o índice de repelência de cada diluição do extrato após 24 h. No segundo bioensaio, 10 insetos adultos foram colocados por recipientes plásticos (70 mL) e depois tampados, sendo conectados a um sistema de nebulização. Cada recipiente recebeu 3,0 mL do extrato, em diferentes diluições. Avaliou-se a mortalidade dos insetos após 24, 48 e 72 h após a aplicação. Os bioensaios foram organizados em delineamento inteiramente casualizado e em esquema fatorial 2 x 4 para o bioensaio de repelência, e 5 x 3 para o bioensaio de mortalidade por nebulização. Para o bioensaio de repelência, todas as diluições repeliram T. castaneum, com repelência de até 78,3%. Quanto ao bioensaio de mortalidade por nebulização, o extrato de S. terebinthifolius apresentou baixa atividade biocida sobre os insetos, com mortalidades de até 20%. Conclui-se, portanto, que o extrato de S. terebinthifolius é eficiente para repelir adultos de T. castaneum.A Barriguda: Revista CientíficaOliveira, Tharcia Kiara Beserra deMelo, Bruno Adelino deSilva, Juliana Ferreira daSilva, Rosemere dos SantosAlmeida, Francisco de Assis CardosoGomes, Josivanda Palmeira2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/26110.24864/arepb.v5i3.261A Barriguda: Revista Científica; v. 5, n. 3 (2015): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (setembro-dezembro); 157-1702236-669510.24864/arepb.v5i3reponame:A Barriguda: Revista Científicainstname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)instacron:CIPEDporhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/261/146Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:14:50Zoai:ojs.abarriguda.org.br:article/261Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/oai2236-6695opendoar:null2020-08-05 09:14:51.809A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)false
dc.title.none.fl_str_mv RESPOSTA DE TRIBOLIUM CASTANEUM AO EXTRATO DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI (AROEIRA)
title RESPOSTA DE TRIBOLIUM CASTANEUM AO EXTRATO DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI (AROEIRA)
spellingShingle RESPOSTA DE TRIBOLIUM CASTANEUM AO EXTRATO DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI (AROEIRA)
Oliveira, Tharcia Kiara Beserra de
title_short RESPOSTA DE TRIBOLIUM CASTANEUM AO EXTRATO DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI (AROEIRA)
title_full RESPOSTA DE TRIBOLIUM CASTANEUM AO EXTRATO DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI (AROEIRA)
title_fullStr RESPOSTA DE TRIBOLIUM CASTANEUM AO EXTRATO DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI (AROEIRA)
title_full_unstemmed RESPOSTA DE TRIBOLIUM CASTANEUM AO EXTRATO DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI (AROEIRA)
title_sort RESPOSTA DE TRIBOLIUM CASTANEUM AO EXTRATO DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS RADDI (AROEIRA)
author Oliveira, Tharcia Kiara Beserra de
author_facet Oliveira, Tharcia Kiara Beserra de
Melo, Bruno Adelino de
Silva, Juliana Ferreira da
Silva, Rosemere dos Santos
Almeida, Francisco de Assis Cardoso
Gomes, Josivanda Palmeira
author_role author
author2 Melo, Bruno Adelino de
Silva, Juliana Ferreira da
Silva, Rosemere dos Santos
Almeida, Francisco de Assis Cardoso
Gomes, Josivanda Palmeira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tharcia Kiara Beserra de
Melo, Bruno Adelino de
Silva, Juliana Ferreira da
Silva, Rosemere dos Santos
Almeida, Francisco de Assis Cardoso
Gomes, Josivanda Palmeira
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.description.none.fl_txt_mv As plantas medicinais têm se mostrado como uma fonte promissora de moléculas com atividade inseticida, sendo uma alternativa eficiente no controle de pragas de produtos armazenados. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o potencial repelente e inseticida do extrato de Schinus terebinthifolius contra Tribolium castaneum. Foram realizados dois bioensaios: repelência e mortalidade. No primeiro, 20 insetos adultos foram colocados em arenas de PVC onde fizeram escolha entre discos de trigo tratados e não tratados com extrato de S. terebinthifolius, em diferentes diluições (25,0; 50,0; 75,0 e 100,0%). Avaliou-se a porcentagem de repelência e o índice de repelência de cada diluição do extrato após 24 h. No segundo bioensaio, 10 insetos adultos foram colocados por recipientes plásticos (70 mL) e depois tampados, sendo conectados a um sistema de nebulização. Cada recipiente recebeu 3,0 mL do extrato, em diferentes diluições. Avaliou-se a mortalidade dos insetos após 24, 48 e 72 h após a aplicação. Os bioensaios foram organizados em delineamento inteiramente casualizado e em esquema fatorial 2 x 4 para o bioensaio de repelência, e 5 x 3 para o bioensaio de mortalidade por nebulização. Para o bioensaio de repelência, todas as diluições repeliram T. castaneum, com repelência de até 78,3%. Quanto ao bioensaio de mortalidade por nebulização, o extrato de S. terebinthifolius apresentou baixa atividade biocida sobre os insetos, com mortalidades de até 20%. Conclui-se, portanto, que o extrato de S. terebinthifolius é eficiente para repelir adultos de T. castaneum.
description As plantas medicinais têm se mostrado como uma fonte promissora de moléculas com atividade inseticida, sendo uma alternativa eficiente no controle de pragas de produtos armazenados. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o potencial repelente e inseticida do extrato de Schinus terebinthifolius contra Tribolium castaneum. Foram realizados dois bioensaios: repelência e mortalidade. No primeiro, 20 insetos adultos foram colocados em arenas de PVC onde fizeram escolha entre discos de trigo tratados e não tratados com extrato de S. terebinthifolius, em diferentes diluições (25,0; 50,0; 75,0 e 100,0%). Avaliou-se a porcentagem de repelência e o índice de repelência de cada diluição do extrato após 24 h. No segundo bioensaio, 10 insetos adultos foram colocados por recipientes plásticos (70 mL) e depois tampados, sendo conectados a um sistema de nebulização. Cada recipiente recebeu 3,0 mL do extrato, em diferentes diluições. Avaliou-se a mortalidade dos insetos após 24, 48 e 72 h após a aplicação. Os bioensaios foram organizados em delineamento inteiramente casualizado e em esquema fatorial 2 x 4 para o bioensaio de repelência, e 5 x 3 para o bioensaio de mortalidade por nebulização. Para o bioensaio de repelência, todas as diluições repeliram T. castaneum, com repelência de até 78,3%. Quanto ao bioensaio de mortalidade por nebulização, o extrato de S. terebinthifolius apresentou baixa atividade biocida sobre os insetos, com mortalidades de até 20%. Conclui-se, portanto, que o extrato de S. terebinthifolius é eficiente para repelir adultos de T. castaneum.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/261
10.24864/arepb.v5i3.261
url http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/261
identifier_str_mv 10.24864/arepb.v5i3.261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/261/146
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica
publisher.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica
dc.source.none.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica; v. 5, n. 3 (2015): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (setembro-dezembro); 157-170
2236-6695
10.24864/arepb.v5i3
reponame:A Barriguda: Revista Científica
instname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
instacron:CIPED
reponame_str A Barriguda: Revista Científica
collection A Barriguda: Revista Científica
instname_str Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
instacron_str CIPED
institution CIPED
repository.name.fl_str_mv A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1677549764605902848