Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado. |
id |
CLAEC-1_08dfdbc3fbaa4658ea6d4380ad5727cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1632 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuaisCiências Exatas; Educação; Ciências BiológicasEnergia; Experimentação; TecnologiasEste artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaFAPERGSda Rosa Osório, TicianeGarcia Stoll, VitorMarques Martins, Márcio2020-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/163210.23899/relacult.v5i3.1632RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 3 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632/1129http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/1632/338Direitos autorais 2020 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Márcio Marques Martinshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T15:20:01Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1632Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:09.261RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais |
title |
Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais |
spellingShingle |
Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais da Rosa Osório, Ticiane Ciências Exatas; Educação; Ciências Biológicas Energia; Experimentação; Tecnologias |
title_short |
Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais |
title_full |
Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais |
title_fullStr |
Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais |
title_full_unstemmed |
Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais |
title_sort |
Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais |
author |
da Rosa Osório, Ticiane |
author_facet |
da Rosa Osório, Ticiane Garcia Stoll, Vitor Marques Martins, Márcio |
author_role |
author |
author2 |
Garcia Stoll, Vitor Marques Martins, Márcio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPERGS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rosa Osório, Ticiane Garcia Stoll, Vitor Marques Martins, Márcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas; Educação; Ciências Biológicas Energia; Experimentação; Tecnologias |
topic |
Ciências Exatas; Educação; Ciências Biológicas Energia; Experimentação; Tecnologias |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado. |
description |
Este artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632 10.23899/relacult.v5i3.1632 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i3.1632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632/1129 http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/1632/338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Márcio Marques Martins http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Márcio Marques Martins http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 3 (2019) 2525-7870 10.23899/relacult.v5i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121104083386368 |