Rádio Comunitária e inclusão étnica e de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarante, Maria Inês
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/611
Resumo: A comunicação comunitária ganhou força na América Latina e estabeleceu, mesmo na contra corrente dos conglomerados midiáticos, novos canais de comunicação popular em benefício dos povos. Apesar dos limites e repressões impostos pelas empresas de comunicação e as dificuldades legais, o rádio foi o meio que melhor propiciou esta mudança. Tendo por base a pesquisa documental, bibliográfica e experiência de campo, este trabalho tem como objetivo principal mostrar as perspectivas trazidas pelo rádio quanto à conquista da cidadania e dos direitos à expressão e ao desenvolvimento comunitário por meio da participação social neste veículo no Brasil. Pretende igualmente apresentar algumas experiências de protagonismo feminino regional, de povos tradicionais e afrodescendentes. Considera finalmente a dificuldade em ultrapassar a subserviência feminina como entrave à participação das mulheres, a marginalização étnica existente e a perspectiva urgente de políticas públicas inclusivas, sobretudo em tempos digitais.
id CLAEC-1_0b189ec950939fdfe312766844943855
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/611
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Rádio Comunitária e inclusão étnica e de gênerorádio comunitáriacidadaniamulherespovos tradicionaisafrodescendentesA comunicação comunitária ganhou força na América Latina e estabeleceu, mesmo na contra corrente dos conglomerados midiáticos, novos canais de comunicação popular em benefício dos povos. Apesar dos limites e repressões impostos pelas empresas de comunicação e as dificuldades legais, o rádio foi o meio que melhor propiciou esta mudança. Tendo por base a pesquisa documental, bibliográfica e experiência de campo, este trabalho tem como objetivo principal mostrar as perspectivas trazidas pelo rádio quanto à conquista da cidadania e dos direitos à expressão e ao desenvolvimento comunitário por meio da participação social neste veículo no Brasil. Pretende igualmente apresentar algumas experiências de protagonismo feminino regional, de povos tradicionais e afrodescendentes. Considera finalmente a dificuldade em ultrapassar a subserviência feminina como entrave à participação das mulheres, a marginalização étnica existente e a perspectiva urgente de políticas públicas inclusivas, sobretudo em tempos digitais.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/61110.23899/relacult.v3i3.611RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/611/332Copyright (c) 2017 Maria Inês Amaranteinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmarante, Maria Inês2019-05-06T01:38:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/611Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Rádio Comunitária e inclusão étnica e de gênero
title Rádio Comunitária e inclusão étnica e de gênero
spellingShingle Rádio Comunitária e inclusão étnica e de gênero
Amarante, Maria Inês
rádio comunitária
cidadania
mulheres
povos tradicionais
afrodescendentes
title_short Rádio Comunitária e inclusão étnica e de gênero
title_full Rádio Comunitária e inclusão étnica e de gênero
title_fullStr Rádio Comunitária e inclusão étnica e de gênero
title_full_unstemmed Rádio Comunitária e inclusão étnica e de gênero
title_sort Rádio Comunitária e inclusão étnica e de gênero
author Amarante, Maria Inês
author_facet Amarante, Maria Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amarante, Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv rádio comunitária
cidadania
mulheres
povos tradicionais
afrodescendentes
topic rádio comunitária
cidadania
mulheres
povos tradicionais
afrodescendentes
description A comunicação comunitária ganhou força na América Latina e estabeleceu, mesmo na contra corrente dos conglomerados midiáticos, novos canais de comunicação popular em benefício dos povos. Apesar dos limites e repressões impostos pelas empresas de comunicação e as dificuldades legais, o rádio foi o meio que melhor propiciou esta mudança. Tendo por base a pesquisa documental, bibliográfica e experiência de campo, este trabalho tem como objetivo principal mostrar as perspectivas trazidas pelo rádio quanto à conquista da cidadania e dos direitos à expressão e ao desenvolvimento comunitário por meio da participação social neste veículo no Brasil. Pretende igualmente apresentar algumas experiências de protagonismo feminino regional, de povos tradicionais e afrodescendentes. Considera finalmente a dificuldade em ultrapassar a subserviência feminina como entrave à participação das mulheres, a marginalização étnica existente e a perspectiva urgente de políticas públicas inclusivas, sobretudo em tempos digitais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/611
10.23899/relacult.v3i3.611
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/611
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i3.611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/611/332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Inês Amarante
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Maria Inês Amarante
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult
2525-7870
10.23899/relacult.v3i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489179799552