Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira Filho, Hermogenes De Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jovino, Danilo Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/833
Resumo: O presente trabalho é desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Borja - RS, especificamente no curso de Licenciatura em Ciências Humanas, em financiamento com o CNPq e CAPES, desenvolvem o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, uma política pública educacional em parceria com a universidade e o Colégio Estadual Getúlio Vargas. O objetivo deste trabalho é verificar se as metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas em sala, estão orientando os alunos de maneira que os levem a conhecer sua herança cultural, tendo como fonte primaria de conhecimento o patrimônio cultural de São Borja. O grupo de pibidianos do subprojeto história, no decorrer do ano de 2017, desenvolveram um projeto de educação patrimonial com alunos do 8º ano do ensino fundamental. No decorrer das aulas surgiu a necessidade de verificar se os alunos estavam conseguindo relacionar o conteúdo ministrado nas aulas, com o patrimônio existente na cidade, através de um questionário aberto. Assim pautados pela a metodologia quali-quanti e os métodos historiográfico, hermenêutico e analítico desenvolvemos a presente pesquisa. Os resultados obtidos com esta pesquisa indicaram que os alunos conseguiram assimilar a teoria e relaciona-la com a pratica, ou seja, compreender o que é patrimônio cultural e conhecer os patrimônios que fazem parte da sua história. Além de indicar uma satisfação com programa, as metodologias utilizadas em sala e o tema escolhido para o ano letivo.
id CLAEC-1_0b19c398cd499796c831d04bcaba764a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/833
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em SalaO presente trabalho é desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Borja - RS, especificamente no curso de Licenciatura em Ciências Humanas, em financiamento com o CNPq e CAPES, desenvolvem o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, uma política pública educacional em parceria com a universidade e o Colégio Estadual Getúlio Vargas. O objetivo deste trabalho é verificar se as metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas em sala, estão orientando os alunos de maneira que os levem a conhecer sua herança cultural, tendo como fonte primaria de conhecimento o patrimônio cultural de São Borja. O grupo de pibidianos do subprojeto história, no decorrer do ano de 2017, desenvolveram um projeto de educação patrimonial com alunos do 8º ano do ensino fundamental. No decorrer das aulas surgiu a necessidade de verificar se os alunos estavam conseguindo relacionar o conteúdo ministrado nas aulas, com o patrimônio existente na cidade, através de um questionário aberto. Assim pautados pela a metodologia quali-quanti e os métodos historiográfico, hermenêutico e analítico desenvolvemos a presente pesquisa. Os resultados obtidos com esta pesquisa indicaram que os alunos conseguiram assimilar a teoria e relaciona-la com a pratica, ou seja, compreender o que é patrimônio cultural e conhecer os patrimônios que fazem parte da sua história. Além de indicar uma satisfação com programa, as metodologias utilizadas em sala e o tema escolhido para o ano letivo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/83310.23899/relacult.v4i4.833RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - II COINTER2525-787010.23899/relacult.v4i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/833/477Copyright (c) 2018 Hermogenes De Sousa Cerqueira Filho, Danilo Pedro Jovinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerqueira Filho, Hermogenes De SousaJovino, Danilo Pedro2019-05-06T01:38:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/833Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:26RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala
title Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala
spellingShingle Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala
Cerqueira Filho, Hermogenes De Sousa
title_short Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala
title_full Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala
title_fullStr Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala
title_full_unstemmed Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala
title_sort Educação Patrimonial Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: Uma Analise Das Metodologias Aplicadas Em Sala
author Cerqueira Filho, Hermogenes De Sousa
author_facet Cerqueira Filho, Hermogenes De Sousa
Jovino, Danilo Pedro
author_role author
author2 Jovino, Danilo Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira Filho, Hermogenes De Sousa
Jovino, Danilo Pedro
description O presente trabalho é desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Borja - RS, especificamente no curso de Licenciatura em Ciências Humanas, em financiamento com o CNPq e CAPES, desenvolvem o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, uma política pública educacional em parceria com a universidade e o Colégio Estadual Getúlio Vargas. O objetivo deste trabalho é verificar se as metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas em sala, estão orientando os alunos de maneira que os levem a conhecer sua herança cultural, tendo como fonte primaria de conhecimento o patrimônio cultural de São Borja. O grupo de pibidianos do subprojeto história, no decorrer do ano de 2017, desenvolveram um projeto de educação patrimonial com alunos do 8º ano do ensino fundamental. No decorrer das aulas surgiu a necessidade de verificar se os alunos estavam conseguindo relacionar o conteúdo ministrado nas aulas, com o patrimônio existente na cidade, através de um questionário aberto. Assim pautados pela a metodologia quali-quanti e os métodos historiográfico, hermenêutico e analítico desenvolvemos a presente pesquisa. Os resultados obtidos com esta pesquisa indicaram que os alunos conseguiram assimilar a teoria e relaciona-la com a pratica, ou seja, compreender o que é patrimônio cultural e conhecer os patrimônios que fazem parte da sua história. Além de indicar uma satisfação com programa, as metodologias utilizadas em sala e o tema escolhido para o ano letivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/833
10.23899/relacult.v4i4.833
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/833
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i4.833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/833/477
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Hermogenes De Sousa Cerqueira Filho, Danilo Pedro Jovino
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Hermogenes De Sousa Cerqueira Filho, Danilo Pedro Jovino
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - II COINTER
2525-7870
10.23899/relacult.v4i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489673678848