Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/558 |
Resumo: | As exposições fotográficas constituem importantes ferramentas de difusão artística, educativa e cultural. Quando realizadas no exterior, atuam como mecanismos de promoção e mundialização das culturas, servindo como instrumentos importantes de valorização do patrimônio e das identidades de povos e sociedades. É nesta vertente que se situa o presente trabalho, que tem por objetivo analisar a relação entre fotografia, patrimônio e mundialização da cultura, por meio da exposição fotográfica “Barco de Fogo”, do artista sergipano Márcio Garcez. O barco de fogo constitui uma das manifestações culturais mais significativas do estado de Sergipe, fazendo parte do ciclo junino do estado. Sua produção envolve um considerado número de pessoas presentes desde o processo de confecção, passando pela soltura e chegando à apresentação. Sua confecção se dá nos barracões existentes no município, estando embasada em um trabalho coletivo que está associado a uma mistura de carpintaria, engenharia e artesanato. Tal manifestação cultural resulta de um saber-fazer construído por meio de sensibilidade, criatividade e engenhosidade de seus artesãos, conhecidos como fogueteiros. Para refletir sobre tais temas, trataremos do papel da fotografia como registro documental, etnográfico e histórico, considerando sua importância como fonte de pesquisa sobre o patrimônio dos povos e comportamentos culturais. Posteriormente apresentaremos a cultura dos barcos de fogo, tema principal da exposição aqui apresentada, bem como seu autor. E em seguida, trataremos das edições da referida mostra artística. |
id |
CLAEC-1_0cea24cba6e42ec1ad4fb89820bf3bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/558 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo”Exposiçõesfotografiapatrimôniomundializaçãocultura.As exposições fotográficas constituem importantes ferramentas de difusão artística, educativa e cultural. Quando realizadas no exterior, atuam como mecanismos de promoção e mundialização das culturas, servindo como instrumentos importantes de valorização do patrimônio e das identidades de povos e sociedades. É nesta vertente que se situa o presente trabalho, que tem por objetivo analisar a relação entre fotografia, patrimônio e mundialização da cultura, por meio da exposição fotográfica “Barco de Fogo”, do artista sergipano Márcio Garcez. O barco de fogo constitui uma das manifestações culturais mais significativas do estado de Sergipe, fazendo parte do ciclo junino do estado. Sua produção envolve um considerado número de pessoas presentes desde o processo de confecção, passando pela soltura e chegando à apresentação. Sua confecção se dá nos barracões existentes no município, estando embasada em um trabalho coletivo que está associado a uma mistura de carpintaria, engenharia e artesanato. Tal manifestação cultural resulta de um saber-fazer construído por meio de sensibilidade, criatividade e engenhosidade de seus artesãos, conhecidos como fogueteiros. Para refletir sobre tais temas, trataremos do papel da fotografia como registro documental, etnográfico e histórico, considerando sua importância como fonte de pesquisa sobre o patrimônio dos povos e comportamentos culturais. Posteriormente apresentaremos a cultura dos barcos de fogo, tema principal da exposição aqui apresentada, bem como seu autor. E em seguida, trataremos das edições da referida mostra artística. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/55810.23899/relacult.v3i3.558RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/558/305Copyright (c) 2017 Rosana Eduardo da Silva Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Rosana Eduardo da Silva2019-05-06T01:38:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/558Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:03RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo” |
title |
Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo” |
spellingShingle |
Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo” Leal, Rosana Eduardo da Silva Exposições fotografia patrimônio mundialização cultura. |
title_short |
Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo” |
title_full |
Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo” |
title_fullStr |
Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo” |
title_full_unstemmed |
Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo” |
title_sort |
Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo” |
author |
Leal, Rosana Eduardo da Silva |
author_facet |
Leal, Rosana Eduardo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Rosana Eduardo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exposições fotografia patrimônio mundialização cultura. |
topic |
Exposições fotografia patrimônio mundialização cultura. |
description |
As exposições fotográficas constituem importantes ferramentas de difusão artística, educativa e cultural. Quando realizadas no exterior, atuam como mecanismos de promoção e mundialização das culturas, servindo como instrumentos importantes de valorização do patrimônio e das identidades de povos e sociedades. É nesta vertente que se situa o presente trabalho, que tem por objetivo analisar a relação entre fotografia, patrimônio e mundialização da cultura, por meio da exposição fotográfica “Barco de Fogo”, do artista sergipano Márcio Garcez. O barco de fogo constitui uma das manifestações culturais mais significativas do estado de Sergipe, fazendo parte do ciclo junino do estado. Sua produção envolve um considerado número de pessoas presentes desde o processo de confecção, passando pela soltura e chegando à apresentação. Sua confecção se dá nos barracões existentes no município, estando embasada em um trabalho coletivo que está associado a uma mistura de carpintaria, engenharia e artesanato. Tal manifestação cultural resulta de um saber-fazer construído por meio de sensibilidade, criatividade e engenhosidade de seus artesãos, conhecidos como fogueteiros. Para refletir sobre tais temas, trataremos do papel da fotografia como registro documental, etnográfico e histórico, considerando sua importância como fonte de pesquisa sobre o patrimônio dos povos e comportamentos culturais. Posteriormente apresentaremos a cultura dos barcos de fogo, tema principal da exposição aqui apresentada, bem como seu autor. E em seguida, trataremos das edições da referida mostra artística. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/558 10.23899/relacult.v3i3.558 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/558 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v3i3.558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/558/305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rosana Eduardo da Silva Leal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rosana Eduardo da Silva Leal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult 2525-7870 10.23899/relacult.v3i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042488846352384 |