A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feltrin, Tascieli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Batista, Natália Lampert, Becker, Elsbeth Léia Spode
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/563
Resumo:  Refletir o processo dinâmico e inquietador de autotransformar-se pela docência é algo complexo e extremamente necessário à atuação docente em suas diversas práticas, sejam elas coletivas, sociais, ou subjetivas. Desse modo, a proposta deste estudo nasce das inquietações de educadoras sobre suas autoformações em realidades distintas. Assim, no presente relato buscamos refletir sobre os processos de constituição do ser docente, por um viés autobiográfico, com base em experiências vivenciadas em sala de aula. Portanto, em termos gerais, é possível inferir que o processo de (auto) formação de professores somente se concretiza na prática; somente nos tornamos educadores na vivência da sala de aula, na reflexão e na constante transformação frente aos cotidianos que surgem diariamente no território escolar. A partir das considerações aqui tecidas, concluímos que para tornar-se professor é necessário vivenciar o espaço escolar buscando constantemente repensar os desafios enfrentados, aprendendo com as novas situações que surgem e concretizam a prática docente.
id CLAEC-1_106d62f0c6b89b4be20e136ee0c0de46
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/563
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolarAutobiografiaReflexão sobre a PráticaRealidade Escolar. Refletir o processo dinâmico e inquietador de autotransformar-se pela docência é algo complexo e extremamente necessário à atuação docente em suas diversas práticas, sejam elas coletivas, sociais, ou subjetivas. Desse modo, a proposta deste estudo nasce das inquietações de educadoras sobre suas autoformações em realidades distintas. Assim, no presente relato buscamos refletir sobre os processos de constituição do ser docente, por um viés autobiográfico, com base em experiências vivenciadas em sala de aula. Portanto, em termos gerais, é possível inferir que o processo de (auto) formação de professores somente se concretiza na prática; somente nos tornamos educadores na vivência da sala de aula, na reflexão e na constante transformação frente aos cotidianos que surgem diariamente no território escolar. A partir das considerações aqui tecidas, concluímos que para tornar-se professor é necessário vivenciar o espaço escolar buscando constantemente repensar os desafios enfrentados, aprendendo com as novas situações que surgem e concretizam a prática docente.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/56310.23899/relacult.v3i3.563RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 n. 3 (2017)2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/563/489Copyright (c) 2018 Tascieli Feltrin, Natália Lampert Batista, Natália Lampert Batista, Elsbeth Léia Spode Becker, Elsbeth Léia Spode Beckerinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeltrin, TascieliBatista, Natália LampertBecker, Elsbeth Léia Spode2019-05-06T01:38:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/563Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:09RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar
title A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar
spellingShingle A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar
Feltrin, Tascieli
Autobiografia
Reflexão sobre a Prática
Realidade Escolar.
title_short A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar
title_full A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar
title_fullStr A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar
title_full_unstemmed A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar
title_sort A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar
author Feltrin, Tascieli
author_facet Feltrin, Tascieli
Batista, Natália Lampert
Becker, Elsbeth Léia Spode
author_role author
author2 Batista, Natália Lampert
Becker, Elsbeth Léia Spode
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feltrin, Tascieli
Batista, Natália Lampert
Becker, Elsbeth Léia Spode
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Reflexão sobre a Prática
Realidade Escolar.
topic Autobiografia
Reflexão sobre a Prática
Realidade Escolar.
description  Refletir o processo dinâmico e inquietador de autotransformar-se pela docência é algo complexo e extremamente necessário à atuação docente em suas diversas práticas, sejam elas coletivas, sociais, ou subjetivas. Desse modo, a proposta deste estudo nasce das inquietações de educadoras sobre suas autoformações em realidades distintas. Assim, no presente relato buscamos refletir sobre os processos de constituição do ser docente, por um viés autobiográfico, com base em experiências vivenciadas em sala de aula. Portanto, em termos gerais, é possível inferir que o processo de (auto) formação de professores somente se concretiza na prática; somente nos tornamos educadores na vivência da sala de aula, na reflexão e na constante transformação frente aos cotidianos que surgem diariamente no território escolar. A partir das considerações aqui tecidas, concluímos que para tornar-se professor é necessário vivenciar o espaço escolar buscando constantemente repensar os desafios enfrentados, aprendendo com as novas situações que surgem e concretizam a prática docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/563
10.23899/relacult.v3i3.563
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/563
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i3.563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/563/489
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 n. 3 (2017)
2525-7870
10.23899/relacult.v3i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488848449536