A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/563 |
Resumo: | Refletir o processo dinâmico e inquietador de autotransformar-se pela docência é algo complexo e extremamente necessário à atuação docente em suas diversas práticas, sejam elas coletivas, sociais, ou subjetivas. Desse modo, a proposta deste estudo nasce das inquietações de educadoras sobre suas autoformações em realidades distintas. Assim, no presente relato buscamos refletir sobre os processos de constituição do ser docente, por um viés autobiográfico, com base em experiências vivenciadas em sala de aula. Portanto, em termos gerais, é possível inferir que o processo de (auto) formação de professores somente se concretiza na prática; somente nos tornamos educadores na vivência da sala de aula, na reflexão e na constante transformação frente aos cotidianos que surgem diariamente no território escolar. A partir das considerações aqui tecidas, concluímos que para tornar-se professor é necessário vivenciar o espaço escolar buscando constantemente repensar os desafios enfrentados, aprendendo com as novas situações que surgem e concretizam a prática docente. |
id |
CLAEC-1_106d62f0c6b89b4be20e136ee0c0de46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/563 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolarAutobiografiaReflexão sobre a PráticaRealidade Escolar. Refletir o processo dinâmico e inquietador de autotransformar-se pela docência é algo complexo e extremamente necessário à atuação docente em suas diversas práticas, sejam elas coletivas, sociais, ou subjetivas. Desse modo, a proposta deste estudo nasce das inquietações de educadoras sobre suas autoformações em realidades distintas. Assim, no presente relato buscamos refletir sobre os processos de constituição do ser docente, por um viés autobiográfico, com base em experiências vivenciadas em sala de aula. Portanto, em termos gerais, é possível inferir que o processo de (auto) formação de professores somente se concretiza na prática; somente nos tornamos educadores na vivência da sala de aula, na reflexão e na constante transformação frente aos cotidianos que surgem diariamente no território escolar. A partir das considerações aqui tecidas, concluímos que para tornar-se professor é necessário vivenciar o espaço escolar buscando constantemente repensar os desafios enfrentados, aprendendo com as novas situações que surgem e concretizam a prática docente.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/56310.23899/relacult.v3i3.563RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 n. 3 (2017)2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/563/489Copyright (c) 2018 Tascieli Feltrin, Natália Lampert Batista, Natália Lampert Batista, Elsbeth Léia Spode Becker, Elsbeth Léia Spode Beckerinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeltrin, TascieliBatista, Natália LampertBecker, Elsbeth Léia Spode2019-05-06T01:38:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/563Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:09RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar |
title |
A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar |
spellingShingle |
A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar Feltrin, Tascieli Autobiografia Reflexão sobre a Prática Realidade Escolar. |
title_short |
A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar |
title_full |
A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar |
title_fullStr |
A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar |
title_full_unstemmed |
A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar |
title_sort |
A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar |
author |
Feltrin, Tascieli |
author_facet |
Feltrin, Tascieli Batista, Natália Lampert Becker, Elsbeth Léia Spode |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Natália Lampert Becker, Elsbeth Léia Spode |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feltrin, Tascieli Batista, Natália Lampert Becker, Elsbeth Léia Spode |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autobiografia Reflexão sobre a Prática Realidade Escolar. |
topic |
Autobiografia Reflexão sobre a Prática Realidade Escolar. |
description |
Refletir o processo dinâmico e inquietador de autotransformar-se pela docência é algo complexo e extremamente necessário à atuação docente em suas diversas práticas, sejam elas coletivas, sociais, ou subjetivas. Desse modo, a proposta deste estudo nasce das inquietações de educadoras sobre suas autoformações em realidades distintas. Assim, no presente relato buscamos refletir sobre os processos de constituição do ser docente, por um viés autobiográfico, com base em experiências vivenciadas em sala de aula. Portanto, em termos gerais, é possível inferir que o processo de (auto) formação de professores somente se concretiza na prática; somente nos tornamos educadores na vivência da sala de aula, na reflexão e na constante transformação frente aos cotidianos que surgem diariamente no território escolar. A partir das considerações aqui tecidas, concluímos que para tornar-se professor é necessário vivenciar o espaço escolar buscando constantemente repensar os desafios enfrentados, aprendendo com as novas situações que surgem e concretizam a prática docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/563 10.23899/relacult.v3i3.563 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/563 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v3i3.563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/563/489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 n. 3 (2017) 2525-7870 10.23899/relacult.v3i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042488848449536 |