“Melhor cantar samba e saber de mim”: a mulher na produção musical de Gisa Nogueira no contexto do Clube do Samba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Bruna Aparecida Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1844
Resumo: Gisa Nogueira é uma sambista carioca, criada no Méier e membro de uma influente família do meio musical. Essa artista sempre esteve envolvida com grandes nomes da música popular brasileira e foi um dos sócios-fundadores do movimento Clube do Samba, idealizado por seu irmão João Nogueira, e muito importante para a história do gênero musical. Desde a gênese do samba os homens foram hegemônicos no segmento em detrimento das mulheres, tanto em relação à produção musical quanto no lirismo que retratava figuras femininas em suas letras. Gisa é uma das mulheres pioneiras desse universo, das muitas mulheres que batalharam e conquistaram seu espaço, sendo reconhecidas como sambistas. Nesse texto discutimos como as mulheres são apresentadas em seu disco Saldo Positivo, lançado em 1978, um ano antes da fundação do Clube do Samba, no qual a artista desempenhou por anos um papel central. A mulher e a relação com seu corpo são temas que permeiam os sambas desse disco. Gisa revela sua face política ao assumir seu olhar feminino sobre o mundo, pois questiona as diretrizes da sociedade e as correntes tradicionais do samba.
id CLAEC-1_12dc69d6ac7a80a53430d0e460c93b91
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling “Melhor cantar samba e saber de mim”: a mulher na produção musical de Gisa Nogueira no contexto do Clube do SambaCiências HumanasculturapolíticaGisa Nogueira é uma sambista carioca, criada no Méier e membro de uma influente família do meio musical. Essa artista sempre esteve envolvida com grandes nomes da música popular brasileira e foi um dos sócios-fundadores do movimento Clube do Samba, idealizado por seu irmão João Nogueira, e muito importante para a história do gênero musical. Desde a gênese do samba os homens foram hegemônicos no segmento em detrimento das mulheres, tanto em relação à produção musical quanto no lirismo que retratava figuras femininas em suas letras. Gisa é uma das mulheres pioneiras desse universo, das muitas mulheres que batalharam e conquistaram seu espaço, sendo reconhecidas como sambistas. Nesse texto discutimos como as mulheres são apresentadas em seu disco Saldo Positivo, lançado em 1978, um ano antes da fundação do Clube do Samba, no qual a artista desempenhou por anos um papel central. A mulher e a relação com seu corpo são temas que permeiam os sambas desse disco. Gisa revela sua face política ao assumir seu olhar feminino sobre o mundo, pois questiona as diretrizes da sociedade e as correntes tradicionais do samba.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/184410.23899/relacult.v6i1.1844RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 1 (2020)2525-787010.23899/relacult.v6i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1844/1210Copyright (c) 2020 Bruna Aparecida Gomes Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Bruna Aparecida Gomes2020-10-25T19:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1844Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:57:59RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv “Melhor cantar samba e saber de mim”: a mulher na produção musical de Gisa Nogueira no contexto do Clube do Samba
title “Melhor cantar samba e saber de mim”: a mulher na produção musical de Gisa Nogueira no contexto do Clube do Samba
spellingShingle “Melhor cantar samba e saber de mim”: a mulher na produção musical de Gisa Nogueira no contexto do Clube do Samba
Coelho, Bruna Aparecida Gomes
Ciências Humanas
cultura
política
title_short “Melhor cantar samba e saber de mim”: a mulher na produção musical de Gisa Nogueira no contexto do Clube do Samba
title_full “Melhor cantar samba e saber de mim”: a mulher na produção musical de Gisa Nogueira no contexto do Clube do Samba
title_fullStr “Melhor cantar samba e saber de mim”: a mulher na produção musical de Gisa Nogueira no contexto do Clube do Samba
title_full_unstemmed “Melhor cantar samba e saber de mim”: a mulher na produção musical de Gisa Nogueira no contexto do Clube do Samba
title_sort “Melhor cantar samba e saber de mim”: a mulher na produção musical de Gisa Nogueira no contexto do Clube do Samba
author Coelho, Bruna Aparecida Gomes
author_facet Coelho, Bruna Aparecida Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Bruna Aparecida Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
cultura
política
topic Ciências Humanas
cultura
política
description Gisa Nogueira é uma sambista carioca, criada no Méier e membro de uma influente família do meio musical. Essa artista sempre esteve envolvida com grandes nomes da música popular brasileira e foi um dos sócios-fundadores do movimento Clube do Samba, idealizado por seu irmão João Nogueira, e muito importante para a história do gênero musical. Desde a gênese do samba os homens foram hegemônicos no segmento em detrimento das mulheres, tanto em relação à produção musical quanto no lirismo que retratava figuras femininas em suas letras. Gisa é uma das mulheres pioneiras desse universo, das muitas mulheres que batalharam e conquistaram seu espaço, sendo reconhecidas como sambistas. Nesse texto discutimos como as mulheres são apresentadas em seu disco Saldo Positivo, lançado em 1978, um ano antes da fundação do Clube do Samba, no qual a artista desempenhou por anos um papel central. A mulher e a relação com seu corpo são temas que permeiam os sambas desse disco. Gisa revela sua face política ao assumir seu olhar feminino sobre o mundo, pois questiona as diretrizes da sociedade e as correntes tradicionais do samba.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1844
10.23899/relacult.v6i1.1844
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1844
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i1.1844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1844/1210
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Bruna Aparecida Gomes Coelho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Bruna Aparecida Gomes Coelho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 1 (2020)
2525-7870
10.23899/relacult.v6i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492585574400