Fanfictions: leitura e escrita na cibercultura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/613 |
Resumo: | A condição letrada é um fenômeno de natureza complexa e multifacetada. Organiza-se em torno de um conjunto de gestos e comportamentos diversificados, de competências e habilidades heterogêneas, de objetos histórica e socialmente diferenciados; é construída por meio de um conjunto de práticas e de uma rede de instituições, agentes e materiais; responsável por grandes divisões no interior da sociedade e um dos fatores que poderiam transformá-la. O ingresso na cultura escrita por sociedades ocidentais já foi considerado uma das principais evoluções da era moderna. Dominar a escrita era também a produzir. Contemporaneamente, uma sociedade civilizada chega a exigir de seus membros o domínio e utilização da leitura de variados suportes em variadas formas (pois cada suporte acaba por desenvolver um modo de leitura peculiar). Pode-se, pois, inferir que o ato de ler é um ato de esforço e concentração que também exige reflexão. Dessa forma, a leitura assume o papel de um processo de disciplina intelectual, exigindo uma posição crítica daquele que é o leitor. Os ciberjovens não só consomem a leitura e toda produção midiática. Eles interagem com essa produção e realizam uma recriação cultural com identidade e público próprios denominada fanfiction cuja escrita pode ser divulgada em diferentes plataformas do ciberespaço sob diversos gêneros textuais. Este artigo é resultado da reflexão baseada na observação de um app que permite a escrita/ leitura e a divulgação dessa produção. |
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