Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Junior, Mario Celso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Juliana Caroline, Gimmler Netto, Maria Amélia, Vieira Fernandes, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/409
Resumo: Este trabalho visa a reflexão sobre o processo colaborativo, junto a prática de criação de um espetáculo do Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa de Cenas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Vieira Fernandes, responsável pelo dramaturgismo, e Prof.ª Ma. Maria Amélia Gimmler Netto, responsável pela encenação. O grupo é constituído pelas professoras, por quatro estudantes e três alunos egressos do Curso de Teatro-Licenciatura do Centro de Artes da UFPel. A dramaturgia criada foi livremente inspirada na peça Combate de Negro e de Cães, do autor francês Bernard-Marie Koltès, contando ainda com depoimentos pessoais dos integrantes, as poesias Um útero é do tamanho de um punho e Mulher de Vermelho, da autora Angélica Freitas, além de canções e outros textos. A abertura na participação do processo de criação é uma raiz da metodologia adotada, que será versada neste artigo. Como referencial teórico deste artigo, utilizaremos textos de Araújo, Nicolete, Fischer e Abreu, que fazem uma reflexão sobre o processo coletivo e o processo colaborativo como modo de criação, juntamente, analisaremos as vivências práticas do laboratório de criação. Pretende-se, portanto, exemplificar o processo colaborativo fundamentando a prática do laboratório por intermédio de relatos da criação do espetáculo Combate. Buscamos entender, por fim, as particularidades dessa metodologia, a sua importância no papel da criação, e o reconhecimento do grupo enquanto coletivo atuante na reflexão crítica em relação ao processo.
id CLAEC-1_1c72ffe2ccd98b96793607efa0bd2b13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/409
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiênciasartesculturaEste trabalho visa a reflexão sobre o processo colaborativo, junto a prática de criação de um espetáculo do Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa de Cenas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Vieira Fernandes, responsável pelo dramaturgismo, e Prof.ª Ma. Maria Amélia Gimmler Netto, responsável pela encenação. O grupo é constituído pelas professoras, por quatro estudantes e três alunos egressos do Curso de Teatro-Licenciatura do Centro de Artes da UFPel. A dramaturgia criada foi livremente inspirada na peça Combate de Negro e de Cães, do autor francês Bernard-Marie Koltès, contando ainda com depoimentos pessoais dos integrantes, as poesias Um útero é do tamanho de um punho e Mulher de Vermelho, da autora Angélica Freitas, além de canções e outros textos. A abertura na participação do processo de criação é uma raiz da metodologia adotada, que será versada neste artigo. Como referencial teórico deste artigo, utilizaremos textos de Araújo, Nicolete, Fischer e Abreu, que fazem uma reflexão sobre o processo coletivo e o processo colaborativo como modo de criação, juntamente, analisaremos as vivências práticas do laboratório de criação. Pretende-se, portanto, exemplificar o processo colaborativo fundamentando a prática do laboratório por intermédio de relatos da criação do espetáculo Combate. Buscamos entender, por fim, as particularidades dessa metodologia, a sua importância no papel da criação, e o reconhecimento do grupo enquanto coletivo atuante na reflexão crítica em relação ao processo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/40910.23899/relacult.v3i2.409RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - V EnProCult; 44-532525-787010.23899/relacult.v3i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/409/203Copyright (c) 2017 Mario Celso Pereira Junior, Juliana Caroline Silva, Maria Amélia Gimmler Netto, Fernanda Vieira Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Junior, Mario CelsoSilva, Juliana CarolineGimmler Netto, Maria AméliaVieira Fernandes, Fernanda2021-04-30T04:34:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/409Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:34:30RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências
title Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências
spellingShingle Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências
Pereira Junior, Mario Celso
artes
cultura
title_short Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências
title_full Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências
title_fullStr Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências
title_full_unstemmed Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências
title_sort Processo Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e prática mediante relatos de experiências
author Pereira Junior, Mario Celso
author_facet Pereira Junior, Mario Celso
Silva, Juliana Caroline
Gimmler Netto, Maria Amélia
Vieira Fernandes, Fernanda
author_role author
author2 Silva, Juliana Caroline
Gimmler Netto, Maria Amélia
Vieira Fernandes, Fernanda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Junior, Mario Celso
Silva, Juliana Caroline
Gimmler Netto, Maria Amélia
Vieira Fernandes, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv artes
cultura
topic artes
cultura
description Este trabalho visa a reflexão sobre o processo colaborativo, junto a prática de criação de um espetáculo do Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa de Cenas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Vieira Fernandes, responsável pelo dramaturgismo, e Prof.ª Ma. Maria Amélia Gimmler Netto, responsável pela encenação. O grupo é constituído pelas professoras, por quatro estudantes e três alunos egressos do Curso de Teatro-Licenciatura do Centro de Artes da UFPel. A dramaturgia criada foi livremente inspirada na peça Combate de Negro e de Cães, do autor francês Bernard-Marie Koltès, contando ainda com depoimentos pessoais dos integrantes, as poesias Um útero é do tamanho de um punho e Mulher de Vermelho, da autora Angélica Freitas, além de canções e outros textos. A abertura na participação do processo de criação é uma raiz da metodologia adotada, que será versada neste artigo. Como referencial teórico deste artigo, utilizaremos textos de Araújo, Nicolete, Fischer e Abreu, que fazem uma reflexão sobre o processo coletivo e o processo colaborativo como modo de criação, juntamente, analisaremos as vivências práticas do laboratório de criação. Pretende-se, portanto, exemplificar o processo colaborativo fundamentando a prática do laboratório por intermédio de relatos da criação do espetáculo Combate. Buscamos entender, por fim, as particularidades dessa metodologia, a sua importância no papel da criação, e o reconhecimento do grupo enquanto coletivo atuante na reflexão crítica em relação ao processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/409
10.23899/relacult.v3i2.409
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/409
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i2.409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/409/203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - V EnProCult; 44-53
2525-7870
10.23899/relacult.v3i2
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488349327360