PIBID/UFPEL: intervenção interdisciplinar numa escola de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Boanova
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernando, Juliana Aparecida, Zamperetti, Maristani Polidori, Lemos, Denise Castanha de avila de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/257
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Pelotas (PIBID/UFPEL) destaca-se por contemplar diferentes áreas das licenciaturas que, em grupos, atuam nas escolas da rede pública de Pelotas/RS promovendo atividades de ensino e aprendizagem interdisciplinares. Nesse contexto, o grupo interdisciplinar de uma escola de ensino fundamental da cidade de Pelotas elaborou o projeto “Corpo em Movimento – Esporte, Linguagem, Espaço e Saúde”. A proposta surgiu a partir do diagnóstico escolar realizado pelos acadêmicos pibidianos revelando situações de bullying, agressividade verbal e desrespeito entre os estudantes. Dessa forma, oficinas integrando as diferentes licenciaturas foram elaboradas a fim de promover o respeito, a cooperação e convivência harmoniosa entre os membros da comunidade escolar. O trabalho em um grupo diverso permitiu a integração e colaboração entre as áreas e, principalmente mostrou aos pibidianos a realidade escolar, conhecimento essencial para a formação docente.
id CLAEC-1_217b30473a706e10950a629d793bc438
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/257
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling PIBID/UFPEL: intervenção interdisciplinar numa escola de ensino fundamentalAprendizagemDocênciaInterdisciplinaridadeRespeitoO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Pelotas (PIBID/UFPEL) destaca-se por contemplar diferentes áreas das licenciaturas que, em grupos, atuam nas escolas da rede pública de Pelotas/RS promovendo atividades de ensino e aprendizagem interdisciplinares. Nesse contexto, o grupo interdisciplinar de uma escola de ensino fundamental da cidade de Pelotas elaborou o projeto “Corpo em Movimento – Esporte, Linguagem, Espaço e Saúde”. A proposta surgiu a partir do diagnóstico escolar realizado pelos acadêmicos pibidianos revelando situações de bullying, agressividade verbal e desrespeito entre os estudantes. Dessa forma, oficinas integrando as diferentes licenciaturas foram elaboradas a fim de promover o respeito, a cooperação e convivência harmoniosa entre os membros da comunidade escolar. O trabalho em um grupo diverso permitiu a integração e colaboração entre as áreas e, principalmente mostrou aos pibidianos a realidade escolar, conhecimento essencial para a formação docente.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/25710.23899/relacult.v2i4.257RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 148-1572525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/257/115Copyright (c) 2017 Juliana Boanova Souza, Juliana Aparecida Fernando, Maristani Polidori Zamperetti, Denise Castanha de avila de Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Juliana BoanovaFernando, Juliana AparecidaZamperetti, Maristani PolidoriLemos, Denise Castanha de avila de2017-05-20T19:51:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/257Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-05-20T19:51:51RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID/UFPEL: intervenção interdisciplinar numa escola de ensino fundamental
title PIBID/UFPEL: intervenção interdisciplinar numa escola de ensino fundamental
spellingShingle PIBID/UFPEL: intervenção interdisciplinar numa escola de ensino fundamental
Souza, Juliana Boanova
Aprendizagem
Docência
Interdisciplinaridade
Respeito
title_short PIBID/UFPEL: intervenção interdisciplinar numa escola de ensino fundamental
title_full PIBID/UFPEL: intervenção interdisciplinar numa escola de ensino fundamental
title_fullStr PIBID/UFPEL: intervenção interdisciplinar numa escola de ensino fundamental
title_full_unstemmed PIBID/UFPEL: intervenção interdisciplinar numa escola de ensino fundamental
title_sort PIBID/UFPEL: intervenção interdisciplinar numa escola de ensino fundamental
author Souza, Juliana Boanova
author_facet Souza, Juliana Boanova
Fernando, Juliana Aparecida
Zamperetti, Maristani Polidori
Lemos, Denise Castanha de avila de
author_role author
author2 Fernando, Juliana Aparecida
Zamperetti, Maristani Polidori
Lemos, Denise Castanha de avila de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Boanova
Fernando, Juliana Aparecida
Zamperetti, Maristani Polidori
Lemos, Denise Castanha de avila de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Docência
Interdisciplinaridade
Respeito
topic Aprendizagem
Docência
Interdisciplinaridade
Respeito
description O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Pelotas (PIBID/UFPEL) destaca-se por contemplar diferentes áreas das licenciaturas que, em grupos, atuam nas escolas da rede pública de Pelotas/RS promovendo atividades de ensino e aprendizagem interdisciplinares. Nesse contexto, o grupo interdisciplinar de uma escola de ensino fundamental da cidade de Pelotas elaborou o projeto “Corpo em Movimento – Esporte, Linguagem, Espaço e Saúde”. A proposta surgiu a partir do diagnóstico escolar realizado pelos acadêmicos pibidianos revelando situações de bullying, agressividade verbal e desrespeito entre os estudantes. Dessa forma, oficinas integrando as diferentes licenciaturas foram elaboradas a fim de promover o respeito, a cooperação e convivência harmoniosa entre os membros da comunidade escolar. O trabalho em um grupo diverso permitiu a integração e colaboração entre as áreas e, principalmente mostrou aos pibidianos a realidade escolar, conhecimento essencial para a formação docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/257
10.23899/relacult.v2i4.257
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/257
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i4.257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/257/115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 148-157
2525-7870
10.23899/relacult.v2i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488216158208