Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1103 |
Resumo: | O presente artigo compila os resultados de uma pesquisa, a qual teve como fundante a compreensão de Educação Ambiental como espaço de resistência frente aos imperativos do modo de produção capitalista, bem como se coloca como práxis de denuncia e enfrentamento aos e dos retrocessos socioambientais organizados pelos desgovernos locais e globais. Dessa forma, o trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa, subsidiada pela metodologia de pesquisa bibliográfica e desenvolvida no Campo da Educação Ambiental. Para tanto, objetivou discutir e refletir sobre a concepção de natureza como questão sine qua non do desenvolvimento da Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de enfretamento da Crise Ambiental (MÈSZÀROS, 2008; 2011) que imergimos. Assim, as reflexões resultantes da pesquisa são apresentadas, primeiro, seguindo um eixo histórico sobre como se desenvolveu a concepção de natureza e de que forma essa pode vir a influenciar o que estamos compreendendo por Educação Ambiental e por Formação de Educadoras (es) Ambientais, considerando a relação ininterrupta entre natureza – ser humano – ser humano – natureza. Em seguida, os resultados e discussões, afirmam o conceito de natureza referenciado em Karl Marx (2004; 2010; 2012; 2013) como uma das possibilidades de constituição da Educação Ambiental almejada aliada aos interesses da classe trabalhadora, a compreendendo a partir das imbricações entre: natureza natural; natureza humana; e natureza humanizada. |
id |
CLAEC-1_27ecb5418ac95d6413997e4adb5a8d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1103 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.Concepção de naturezaEducação AmbientalEnfrentamento ao modo de produçãoFormação de Educadoras (es) AmbientaisO presente artigo compila os resultados de uma pesquisa, a qual teve como fundante a compreensão de Educação Ambiental como espaço de resistência frente aos imperativos do modo de produção capitalista, bem como se coloca como práxis de denuncia e enfrentamento aos e dos retrocessos socioambientais organizados pelos desgovernos locais e globais. Dessa forma, o trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa, subsidiada pela metodologia de pesquisa bibliográfica e desenvolvida no Campo da Educação Ambiental. Para tanto, objetivou discutir e refletir sobre a concepção de natureza como questão sine qua non do desenvolvimento da Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de enfretamento da Crise Ambiental (MÈSZÀROS, 2008; 2011) que imergimos. Assim, as reflexões resultantes da pesquisa são apresentadas, primeiro, seguindo um eixo histórico sobre como se desenvolveu a concepção de natureza e de que forma essa pode vir a influenciar o que estamos compreendendo por Educação Ambiental e por Formação de Educadoras (es) Ambientais, considerando a relação ininterrupta entre natureza – ser humano – ser humano – natureza. Em seguida, os resultados e discussões, afirmam o conceito de natureza referenciado em Karl Marx (2004; 2010; 2012; 2013) como uma das possibilidades de constituição da Educação Ambiental almejada aliada aos interesses da classe trabalhadora, a compreendendo a partir das imbricações entre: natureza natural; natureza humana; e natureza humanizada.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/110310.23899/relacult.v5i4.1103RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1103/618Copyright (c) 2019 Darlene Silveira Cabrera, ALEX NUNES MOLINA, Luis Fernando Minasiinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabrera, Darlene SilveiraMOLINA, ALEX NUNESMinasi, Luis Fernando2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1103Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora. |
title |
Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora. |
spellingShingle |
Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora. Cabrera, Darlene Silveira Concepção de natureza Educação Ambiental Enfrentamento ao modo de produção Formação de Educadoras (es) Ambientais |
title_short |
Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora. |
title_full |
Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora. |
title_fullStr |
Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora. |
title_full_unstemmed |
Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora. |
title_sort |
Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora. |
author |
Cabrera, Darlene Silveira |
author_facet |
Cabrera, Darlene Silveira MOLINA, ALEX NUNES Minasi, Luis Fernando |
author_role |
author |
author2 |
MOLINA, ALEX NUNES Minasi, Luis Fernando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabrera, Darlene Silveira MOLINA, ALEX NUNES Minasi, Luis Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepção de natureza Educação Ambiental Enfrentamento ao modo de produção Formação de Educadoras (es) Ambientais |
topic |
Concepção de natureza Educação Ambiental Enfrentamento ao modo de produção Formação de Educadoras (es) Ambientais |
description |
O presente artigo compila os resultados de uma pesquisa, a qual teve como fundante a compreensão de Educação Ambiental como espaço de resistência frente aos imperativos do modo de produção capitalista, bem como se coloca como práxis de denuncia e enfrentamento aos e dos retrocessos socioambientais organizados pelos desgovernos locais e globais. Dessa forma, o trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa, subsidiada pela metodologia de pesquisa bibliográfica e desenvolvida no Campo da Educação Ambiental. Para tanto, objetivou discutir e refletir sobre a concepção de natureza como questão sine qua non do desenvolvimento da Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de enfretamento da Crise Ambiental (MÈSZÀROS, 2008; 2011) que imergimos. Assim, as reflexões resultantes da pesquisa são apresentadas, primeiro, seguindo um eixo histórico sobre como se desenvolveu a concepção de natureza e de que forma essa pode vir a influenciar o que estamos compreendendo por Educação Ambiental e por Formação de Educadoras (es) Ambientais, considerando a relação ininterrupta entre natureza – ser humano – ser humano – natureza. Em seguida, os resultados e discussões, afirmam o conceito de natureza referenciado em Karl Marx (2004; 2010; 2012; 2013) como uma das possibilidades de constituição da Educação Ambiental almejada aliada aos interesses da classe trabalhadora, a compreendendo a partir das imbricações entre: natureza natural; natureza humana; e natureza humanizada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1103 10.23899/relacult.v5i4.1103 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1103 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1103/618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Darlene Silveira Cabrera, ALEX NUNES MOLINA, Luis Fernando Minasi info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Darlene Silveira Cabrera, ALEX NUNES MOLINA, Luis Fernando Minasi |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490166509568 |