Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrera, Darlene Silveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MOLINA, ALEX NUNES, Minasi, Luis Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1103
Resumo: O presente artigo compila os resultados de uma pesquisa, a qual teve como fundante a compreensão de Educação Ambiental como espaço de resistência frente aos imperativos do modo de produção capitalista, bem como se coloca como práxis de denuncia e enfrentamento aos e dos retrocessos socioambientais organizados pelos desgovernos locais e globais. Dessa forma, o trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa, subsidiada pela metodologia de pesquisa bibliográfica e desenvolvida no Campo da Educação Ambiental. Para tanto, objetivou discutir e refletir sobre a concepção de natureza como questão sine qua non do desenvolvimento da Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de enfretamento da Crise Ambiental (MÈSZÀROS, 2008; 2011) que imergimos. Assim, as reflexões resultantes da pesquisa são apresentadas, primeiro, seguindo um eixo histórico sobre como se desenvolveu a concepção de natureza e de que forma essa pode vir a influenciar o que estamos compreendendo por Educação Ambiental e por Formação de Educadoras (es) Ambientais, considerando a relação ininterrupta entre natureza – ser humano – ser humano – natureza. Em seguida, os resultados e discussões, afirmam o conceito de natureza referenciado em Karl Marx (2004; 2010; 2012; 2013) como uma das possibilidades de constituição da Educação Ambiental almejada aliada aos interesses da classe trabalhadora, a compreendendo a partir das imbricações entre: natureza natural; natureza humana; e natureza humanizada.
id CLAEC-1_27ecb5418ac95d6413997e4adb5a8d6b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1103
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.Concepção de naturezaEducação AmbientalEnfrentamento ao modo de produçãoFormação de Educadoras (es) AmbientaisO presente artigo compila os resultados de uma pesquisa, a qual teve como fundante a compreensão de Educação Ambiental como espaço de resistência frente aos imperativos do modo de produção capitalista, bem como se coloca como práxis de denuncia e enfrentamento aos e dos retrocessos socioambientais organizados pelos desgovernos locais e globais. Dessa forma, o trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa, subsidiada pela metodologia de pesquisa bibliográfica e desenvolvida no Campo da Educação Ambiental. Para tanto, objetivou discutir e refletir sobre a concepção de natureza como questão sine qua non do desenvolvimento da Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de enfretamento da Crise Ambiental (MÈSZÀROS, 2008; 2011) que imergimos. Assim, as reflexões resultantes da pesquisa são apresentadas, primeiro, seguindo um eixo histórico sobre como se desenvolveu a concepção de natureza e de que forma essa pode vir a influenciar o que estamos compreendendo por Educação Ambiental e por Formação de Educadoras (es) Ambientais, considerando a relação ininterrupta entre natureza – ser humano – ser humano – natureza. Em seguida, os resultados e discussões, afirmam o conceito de natureza referenciado em Karl Marx (2004; 2010; 2012; 2013) como uma das possibilidades de constituição da Educação Ambiental almejada aliada aos interesses da classe trabalhadora, a compreendendo a partir das imbricações entre: natureza natural; natureza humana; e natureza humanizada.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/110310.23899/relacult.v5i4.1103RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1103/618Copyright (c) 2019 Darlene Silveira Cabrera, ALEX NUNES MOLINA, Luis Fernando Minasiinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabrera, Darlene SilveiraMOLINA, ALEX NUNESMinasi, Luis Fernando2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1103Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.
title Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.
spellingShingle Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.
Cabrera, Darlene Silveira
Concepção de natureza
Educação Ambiental
Enfrentamento ao modo de produção
Formação de Educadoras (es) Ambientais
title_short Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.
title_full Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.
title_fullStr Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.
title_full_unstemmed Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.
title_sort Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de resistência: uma concepção de natureza aliada aos interesses da classe trabalhadora.
author Cabrera, Darlene Silveira
author_facet Cabrera, Darlene Silveira
MOLINA, ALEX NUNES
Minasi, Luis Fernando
author_role author
author2 MOLINA, ALEX NUNES
Minasi, Luis Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrera, Darlene Silveira
MOLINA, ALEX NUNES
Minasi, Luis Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Concepção de natureza
Educação Ambiental
Enfrentamento ao modo de produção
Formação de Educadoras (es) Ambientais
topic Concepção de natureza
Educação Ambiental
Enfrentamento ao modo de produção
Formação de Educadoras (es) Ambientais
description O presente artigo compila os resultados de uma pesquisa, a qual teve como fundante a compreensão de Educação Ambiental como espaço de resistência frente aos imperativos do modo de produção capitalista, bem como se coloca como práxis de denuncia e enfrentamento aos e dos retrocessos socioambientais organizados pelos desgovernos locais e globais. Dessa forma, o trabalho se caracteriza por uma pesquisa qualitativa, subsidiada pela metodologia de pesquisa bibliográfica e desenvolvida no Campo da Educação Ambiental. Para tanto, objetivou discutir e refletir sobre a concepção de natureza como questão sine qua non do desenvolvimento da Formação de Educadoras (es) Ambientais como lugar de enfretamento da Crise Ambiental (MÈSZÀROS, 2008; 2011) que imergimos. Assim, as reflexões resultantes da pesquisa são apresentadas, primeiro, seguindo um eixo histórico sobre como se desenvolveu a concepção de natureza e de que forma essa pode vir a influenciar o que estamos compreendendo por Educação Ambiental e por Formação de Educadoras (es) Ambientais, considerando a relação ininterrupta entre natureza – ser humano – ser humano – natureza. Em seguida, os resultados e discussões, afirmam o conceito de natureza referenciado em Karl Marx (2004; 2010; 2012; 2013) como uma das possibilidades de constituição da Educação Ambiental almejada aliada aos interesses da classe trabalhadora, a compreendendo a partir das imbricações entre: natureza natural; natureza humana; e natureza humanizada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1103
10.23899/relacult.v5i4.1103
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1103
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1103/618
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Darlene Silveira Cabrera, ALEX NUNES MOLINA, Luis Fernando Minasi
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Darlene Silveira Cabrera, ALEX NUNES MOLINA, Luis Fernando Minasi
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490166509568