Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/828 |
Resumo: | A mundialização do capital gerou muitos desafios para os países latino-americanos, especialmente para as comunidades tradicionais e indígenas que inseriram no mercado global. Este artigo traça um debate preliminar sobre o turismo comunitário, ferramenta do capital, que passou a integrar as atividades econômicas das comunidades tradicionais e indígenas na América Latina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meios bibliográficos, documentais e com coleta de dados em três comunidades indígenas em Puerto Iguazu na Argentina. Conclui-se que o turismo se apropria e comercializa o “exótico” das comunidades e também contribui com a economia local. No entanto, o diálogo entre os atores envolvidos (Estado, empresas, ONG´S e comunidades) precisa ser aprofundado, numa construção onde os protagonistas sejam as próprias comunidades para evitar a expropriação de suas culturas. Na América Latina as comunidades têm se organizado em redes e o turismo comunitário teve participação no reconhecimento das mesmas a partir de ações e criação de políticas públicas. Em Puerto Iguazu as três experiências conhecidas retratam três formas distintas de atuação do turismo e apenas uma delas vincula-se diretamente os princípios do turismo comunitário. |
id |
CLAEC-1_32c1248d9c0c87b61a1a26627809aab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/828 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América LatinaTurismo comunitárioculturacomunidades tradicionais e indígenas e políticasA mundialização do capital gerou muitos desafios para os países latino-americanos, especialmente para as comunidades tradicionais e indígenas que inseriram no mercado global. Este artigo traça um debate preliminar sobre o turismo comunitário, ferramenta do capital, que passou a integrar as atividades econômicas das comunidades tradicionais e indígenas na América Latina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meios bibliográficos, documentais e com coleta de dados em três comunidades indígenas em Puerto Iguazu na Argentina. Conclui-se que o turismo se apropria e comercializa o “exótico” das comunidades e também contribui com a economia local. No entanto, o diálogo entre os atores envolvidos (Estado, empresas, ONG´S e comunidades) precisa ser aprofundado, numa construção onde os protagonistas sejam as próprias comunidades para evitar a expropriação de suas culturas. Na América Latina as comunidades têm se organizado em redes e o turismo comunitário teve participação no reconhecimento das mesmas a partir de ações e criação de políticas públicas. Em Puerto Iguazu as três experiências conhecidas retratam três formas distintas de atuação do turismo e apenas uma delas vincula-se diretamente os princípios do turismo comunitário.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/82810.23899/relacult.v3i3.828RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/828/273Copyright (c) 2018 Aracelli Bianchin, Bruno César Alves Marcelinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBianchin, AracelliAlves Marcelino, Bruno César2019-05-06T01:38:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/828Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina |
title |
Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina |
spellingShingle |
Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina Bianchin, Aracelli Turismo comunitário cultura comunidades tradicionais e indígenas e políticas |
title_short |
Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina |
title_full |
Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina |
title_fullStr |
Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina |
title_full_unstemmed |
Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina |
title_sort |
Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina |
author |
Bianchin, Aracelli |
author_facet |
Bianchin, Aracelli Alves Marcelino, Bruno César |
author_role |
author |
author2 |
Alves Marcelino, Bruno César |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchin, Aracelli Alves Marcelino, Bruno César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo comunitário cultura comunidades tradicionais e indígenas e políticas |
topic |
Turismo comunitário cultura comunidades tradicionais e indígenas e políticas |
description |
A mundialização do capital gerou muitos desafios para os países latino-americanos, especialmente para as comunidades tradicionais e indígenas que inseriram no mercado global. Este artigo traça um debate preliminar sobre o turismo comunitário, ferramenta do capital, que passou a integrar as atividades econômicas das comunidades tradicionais e indígenas na América Latina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meios bibliográficos, documentais e com coleta de dados em três comunidades indígenas em Puerto Iguazu na Argentina. Conclui-se que o turismo se apropria e comercializa o “exótico” das comunidades e também contribui com a economia local. No entanto, o diálogo entre os atores envolvidos (Estado, empresas, ONG´S e comunidades) precisa ser aprofundado, numa construção onde os protagonistas sejam as próprias comunidades para evitar a expropriação de suas culturas. Na América Latina as comunidades têm se organizado em redes e o turismo comunitário teve participação no reconhecimento das mesmas a partir de ações e criação de políticas públicas. Em Puerto Iguazu as três experiências conhecidas retratam três formas distintas de atuação do turismo e apenas uma delas vincula-se diretamente os princípios do turismo comunitário. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/828 10.23899/relacult.v3i3.828 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/828 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v3i3.828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/828/273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Aracelli Bianchin, Bruno César Alves Marcelino info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Aracelli Bianchin, Bruno César Alves Marcelino |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult 2525-7870 10.23899/relacult.v3i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489669484544 |