Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchin, Aracelli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves Marcelino, Bruno César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/828
Resumo: A mundialização do capital gerou muitos desafios para os países latino-americanos, especialmente para as comunidades tradicionais e indígenas que inseriram no mercado global. Este artigo traça um debate preliminar sobre o turismo comunitário, ferramenta do capital, que passou a integrar as atividades econômicas das comunidades tradicionais e indígenas na América Latina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meios bibliográficos, documentais e com coleta de dados em três comunidades indígenas em Puerto Iguazu na Argentina. Conclui-se que o turismo se apropria e comercializa o “exótico” das comunidades e também contribui com a economia local. No entanto, o diálogo entre os atores envolvidos (Estado, empresas, ONG´S e comunidades) precisa ser aprofundado, numa construção onde os protagonistas sejam as próprias comunidades para evitar a expropriação de suas culturas. Na América Latina as comunidades têm se organizado em redes e o turismo comunitário teve participação no reconhecimento das mesmas a partir de ações e criação de políticas públicas. Em Puerto Iguazu as três experiências conhecidas retratam três formas distintas de atuação do turismo e apenas uma delas vincula-se diretamente os princípios do turismo comunitário.
id CLAEC-1_32c1248d9c0c87b61a1a26627809aab5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/828
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América LatinaTurismo comunitárioculturacomunidades tradicionais e indígenas e políticasA mundialização do capital gerou muitos desafios para os países latino-americanos, especialmente para as comunidades tradicionais e indígenas que inseriram no mercado global. Este artigo traça um debate preliminar sobre o turismo comunitário, ferramenta do capital, que passou a integrar as atividades econômicas das comunidades tradicionais e indígenas na América Latina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meios bibliográficos, documentais e com coleta de dados em três comunidades indígenas em Puerto Iguazu na Argentina. Conclui-se que o turismo se apropria e comercializa o “exótico” das comunidades e também contribui com a economia local. No entanto, o diálogo entre os atores envolvidos (Estado, empresas, ONG´S e comunidades) precisa ser aprofundado, numa construção onde os protagonistas sejam as próprias comunidades para evitar a expropriação de suas culturas. Na América Latina as comunidades têm se organizado em redes e o turismo comunitário teve participação no reconhecimento das mesmas a partir de ações e criação de políticas públicas. Em Puerto Iguazu as três experiências conhecidas retratam três formas distintas de atuação do turismo e apenas uma delas vincula-se diretamente os princípios do turismo comunitário.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/82810.23899/relacult.v3i3.828RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/828/273Copyright (c) 2018 Aracelli Bianchin, Bruno César Alves Marcelinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBianchin, AracelliAlves Marcelino, Bruno César2019-05-06T01:38:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/828Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina
title Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina
spellingShingle Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina
Bianchin, Aracelli
Turismo comunitário
cultura
comunidades tradicionais e indígenas e políticas
title_short Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina
title_full Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina
title_fullStr Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina
title_full_unstemmed Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina
title_sort Cultura e mercadoria: perspectivas do turismo comunitário na América Latina
author Bianchin, Aracelli
author_facet Bianchin, Aracelli
Alves Marcelino, Bruno César
author_role author
author2 Alves Marcelino, Bruno César
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchin, Aracelli
Alves Marcelino, Bruno César
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo comunitário
cultura
comunidades tradicionais e indígenas e políticas
topic Turismo comunitário
cultura
comunidades tradicionais e indígenas e políticas
description A mundialização do capital gerou muitos desafios para os países latino-americanos, especialmente para as comunidades tradicionais e indígenas que inseriram no mercado global. Este artigo traça um debate preliminar sobre o turismo comunitário, ferramenta do capital, que passou a integrar as atividades econômicas das comunidades tradicionais e indígenas na América Latina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meios bibliográficos, documentais e com coleta de dados em três comunidades indígenas em Puerto Iguazu na Argentina. Conclui-se que o turismo se apropria e comercializa o “exótico” das comunidades e também contribui com a economia local. No entanto, o diálogo entre os atores envolvidos (Estado, empresas, ONG´S e comunidades) precisa ser aprofundado, numa construção onde os protagonistas sejam as próprias comunidades para evitar a expropriação de suas culturas. Na América Latina as comunidades têm se organizado em redes e o turismo comunitário teve participação no reconhecimento das mesmas a partir de ações e criação de políticas públicas. Em Puerto Iguazu as três experiências conhecidas retratam três formas distintas de atuação do turismo e apenas uma delas vincula-se diretamente os princípios do turismo comunitário.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/828
10.23899/relacult.v3i3.828
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/828
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i3.828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/828/273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Aracelli Bianchin, Bruno César Alves Marcelino
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Aracelli Bianchin, Bruno César Alves Marcelino
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult
2525-7870
10.23899/relacult.v3i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489669484544