Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de Estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weihmuller, Valentina Carranza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Liberatori, Marina Gabriela, Vermelho, Sônia Cristina Suares Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1037
Resumo: Partindo da impossibilidade de dissociação do on e off line nas sociedades contemporâneas, este trabalho discute as possibilidades de integração entre metodologias digitais e etnográficas-participantes para a abordagem de contextos/situações de pesquisa perpassados pela violência urbana e de Estado. Para tanto, apresentam-se resultados sobre uma pesquisa feita em 2017 num conjunto de favelas cariocas a partir do monitoramento do Twitter no marco de um projeto de pesquisa de cunho qualitativo-participante sobre jovens, educação e cultura em contextos vulneráveis. Nos resultados, observa-se a pertinência da pesquisa em mídias digitais como complemento à pesquisa empírica qualitativa-participante tendo em vista sua potencialidade como “preenchimento de vazios” em situações onde o experiencial é impedido. Evidencia-se a efetividade da estratégia, na obtenção de dados contextuais, permitindo novos e diferenciados insights. Finalmente considera-se que as pesquisas que transitem por ambas esferas (a digital e a “experiencial”) permitem integrar análises possibilitando um maior entendimento da realidade social. Neste sentido, sugere-se a potencialidade das teorias críticas que abordam o encontro entre tecnologia, ciência, arte e sociedade para permitir olhares e ferramentas complementares às pesquisas sociais em contextos de violência e vulneração social.
id CLAEC-1_35ecd6cd3583e46ac193531788b4d833
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1037
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de EstadoEducação; Ciências Sociais, Antropologia, Comunicaçãofavelas; mídias sociais digitais; pesquisa social; teorias críticas, violência.Partindo da impossibilidade de dissociação do on e off line nas sociedades contemporâneas, este trabalho discute as possibilidades de integração entre metodologias digitais e etnográficas-participantes para a abordagem de contextos/situações de pesquisa perpassados pela violência urbana e de Estado. Para tanto, apresentam-se resultados sobre uma pesquisa feita em 2017 num conjunto de favelas cariocas a partir do monitoramento do Twitter no marco de um projeto de pesquisa de cunho qualitativo-participante sobre jovens, educação e cultura em contextos vulneráveis. Nos resultados, observa-se a pertinência da pesquisa em mídias digitais como complemento à pesquisa empírica qualitativa-participante tendo em vista sua potencialidade como “preenchimento de vazios” em situações onde o experiencial é impedido. Evidencia-se a efetividade da estratégia, na obtenção de dados contextuais, permitindo novos e diferenciados insights. Finalmente considera-se que as pesquisas que transitem por ambas esferas (a digital e a “experiencial”) permitem integrar análises possibilitando um maior entendimento da realidade social. Neste sentido, sugere-se a potencialidade das teorias críticas que abordam o encontro entre tecnologia, ciência, arte e sociedade para permitir olhares e ferramentas complementares às pesquisas sociais em contextos de violência e vulneração social.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, código de financiamento 001. CONICET Argentina.Weihmuller, Valentina CarranzaLiberatori, Marina GabrielaVermelho, Sônia Cristina Suares Dias2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103710.23899/relacult.v4i3.1037RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 3 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1037/935Direitos autorais 2019 Valentina Carranza Weihmuller, Marina Gabriela Liberatori, Sônia Cristina Suares Dias Vermelhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-09T14:54:53Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1037Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:46.939RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de Estado
title Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de Estado
spellingShingle Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de Estado
Weihmuller, Valentina Carranza
Educação; Ciências Sociais, Antropologia, Comunicação
favelas; mídias sociais digitais; pesquisa social; teorias críticas, violência.
title_short Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de Estado
title_full Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de Estado
title_fullStr Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de Estado
title_full_unstemmed Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de Estado
title_sort Reflexões sobre caminhos de pesquisa social em contextos de violência urbana e de Estado
author Weihmuller, Valentina Carranza
author_facet Weihmuller, Valentina Carranza
Liberatori, Marina Gabriela
Vermelho, Sônia Cristina Suares Dias
author_role author
author2 Liberatori, Marina Gabriela
Vermelho, Sônia Cristina Suares Dias
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, código de financiamento 001. CONICET Argentina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Weihmuller, Valentina Carranza
Liberatori, Marina Gabriela
Vermelho, Sônia Cristina Suares Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Sociais, Antropologia, Comunicação
favelas; mídias sociais digitais; pesquisa social; teorias críticas, violência.
topic Educação; Ciências Sociais, Antropologia, Comunicação
favelas; mídias sociais digitais; pesquisa social; teorias críticas, violência.
dc.description.none.fl_txt_mv Partindo da impossibilidade de dissociação do on e off line nas sociedades contemporâneas, este trabalho discute as possibilidades de integração entre metodologias digitais e etnográficas-participantes para a abordagem de contextos/situações de pesquisa perpassados pela violência urbana e de Estado. Para tanto, apresentam-se resultados sobre uma pesquisa feita em 2017 num conjunto de favelas cariocas a partir do monitoramento do Twitter no marco de um projeto de pesquisa de cunho qualitativo-participante sobre jovens, educação e cultura em contextos vulneráveis. Nos resultados, observa-se a pertinência da pesquisa em mídias digitais como complemento à pesquisa empírica qualitativa-participante tendo em vista sua potencialidade como “preenchimento de vazios” em situações onde o experiencial é impedido. Evidencia-se a efetividade da estratégia, na obtenção de dados contextuais, permitindo novos e diferenciados insights. Finalmente considera-se que as pesquisas que transitem por ambas esferas (a digital e a “experiencial”) permitem integrar análises possibilitando um maior entendimento da realidade social. Neste sentido, sugere-se a potencialidade das teorias críticas que abordam o encontro entre tecnologia, ciência, arte e sociedade para permitir olhares e ferramentas complementares às pesquisas sociais em contextos de violência e vulneração social.
description Partindo da impossibilidade de dissociação do on e off line nas sociedades contemporâneas, este trabalho discute as possibilidades de integração entre metodologias digitais e etnográficas-participantes para a abordagem de contextos/situações de pesquisa perpassados pela violência urbana e de Estado. Para tanto, apresentam-se resultados sobre uma pesquisa feita em 2017 num conjunto de favelas cariocas a partir do monitoramento do Twitter no marco de um projeto de pesquisa de cunho qualitativo-participante sobre jovens, educação e cultura em contextos vulneráveis. Nos resultados, observa-se a pertinência da pesquisa em mídias digitais como complemento à pesquisa empírica qualitativa-participante tendo em vista sua potencialidade como “preenchimento de vazios” em situações onde o experiencial é impedido. Evidencia-se a efetividade da estratégia, na obtenção de dados contextuais, permitindo novos e diferenciados insights. Finalmente considera-se que as pesquisas que transitem por ambas esferas (a digital e a “experiencial”) permitem integrar análises possibilitando um maior entendimento da realidade social. Neste sentido, sugere-se a potencialidade das teorias críticas que abordam o encontro entre tecnologia, ciência, arte e sociedade para permitir olhares e ferramentas complementares às pesquisas sociais em contextos de violência e vulneração social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1037
10.23899/relacult.v4i3.1037
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1037
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i3.1037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1037/935
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Valentina Carranza Weihmuller, Marina Gabriela Liberatori, Sônia Cristina Suares Dias Vermelho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Valentina Carranza Weihmuller, Marina Gabriela Liberatori, Sônia Cristina Suares Dias Vermelho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 3 (2018)
2525-7870
10.23899/relacult.v4i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102227406848