PET Fronteiras: uma trajetória que emerge da diversidade social e cultural, pautando os saberes e as práticas populares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/808 |
Resumo: | Esse trabalho pretende expor como o PET Fronteiras surge, seus princípios, como e por quem é formado e como realizamos nossas ações que visam uma educação voltada para a cultura e diversidade, dentro dos saberes e práticas populares. O PET Fronteiras trabalha nos marcos daquilo que os Estudos Culturais compreendem como sendo de uma Pedagogia da Fronteira, visando a troca de conhecimentos entre as comunidades populares urbanas e a universidade, buscando a formação de conhecimentos em suas manifestações. Nesse sentido, tomamos as ações desenvolvidas através do projeto “Crianças e Borboletas”, como forma de reflexão de nossas ações. Nosso objetivo se pauta em apresentar como o PET Fronteiras surge e as problemáticas que o envolvem, elencando um projeto específico para tematizar o modo como realizamos suas ações. |
id |
CLAEC-1_4a5baf735b4b415d2550f0e558ae4d1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/808 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
PET Fronteiras: uma trajetória que emerge da diversidade social e cultural, pautando os saberes e as práticas popularesCultura; EducaçãoCultura; Diversidade; Educação; Fronteira; PETEsse trabalho pretende expor como o PET Fronteiras surge, seus princípios, como e por quem é formado e como realizamos nossas ações que visam uma educação voltada para a cultura e diversidade, dentro dos saberes e práticas populares. O PET Fronteiras trabalha nos marcos daquilo que os Estudos Culturais compreendem como sendo de uma Pedagogia da Fronteira, visando a troca de conhecimentos entre as comunidades populares urbanas e a universidade, buscando a formação de conhecimentos em suas manifestações. Nesse sentido, tomamos as ações desenvolvidas através do projeto “Crianças e Borboletas”, como forma de reflexão de nossas ações. Nosso objetivo se pauta em apresentar como o PET Fronteiras surge e as problemáticas que o envolvem, elencando um projeto específico para tematizar o modo como realizamos suas ações.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaPrograma de Educação Tutorial fronteiras: Saberes e Práticas PopularesUniversidade Federal de PelotasRodrigues, Bruna BorgesBussoletti, Denise Marcos2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/80810.23899/relacult.v4i0.808RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/808/443Direitos autorais 2018 Bruna Borges Rodrigues, Denise Marcos Bussolettihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:06:07Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/808Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:47.724RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PET Fronteiras: uma trajetória que emerge da diversidade social e cultural, pautando os saberes e as práticas populares |
title |
PET Fronteiras: uma trajetória que emerge da diversidade social e cultural, pautando os saberes e as práticas populares |
spellingShingle |
PET Fronteiras: uma trajetória que emerge da diversidade social e cultural, pautando os saberes e as práticas populares Rodrigues, Bruna Borges Cultura; Educação Cultura; Diversidade; Educação; Fronteira; PET |
title_short |
PET Fronteiras: uma trajetória que emerge da diversidade social e cultural, pautando os saberes e as práticas populares |
title_full |
PET Fronteiras: uma trajetória que emerge da diversidade social e cultural, pautando os saberes e as práticas populares |
title_fullStr |
PET Fronteiras: uma trajetória que emerge da diversidade social e cultural, pautando os saberes e as práticas populares |
title_full_unstemmed |
PET Fronteiras: uma trajetória que emerge da diversidade social e cultural, pautando os saberes e as práticas populares |
title_sort |
PET Fronteiras: uma trajetória que emerge da diversidade social e cultural, pautando os saberes e as práticas populares |
author |
Rodrigues, Bruna Borges |
author_facet |
Rodrigues, Bruna Borges Bussoletti, Denise Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Bussoletti, Denise Marcos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa de Educação Tutorial fronteiras: Saberes e Práticas Populares Universidade Federal de Pelotas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Bruna Borges Bussoletti, Denise Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura; Educação Cultura; Diversidade; Educação; Fronteira; PET |
topic |
Cultura; Educação Cultura; Diversidade; Educação; Fronteira; PET |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Esse trabalho pretende expor como o PET Fronteiras surge, seus princípios, como e por quem é formado e como realizamos nossas ações que visam uma educação voltada para a cultura e diversidade, dentro dos saberes e práticas populares. O PET Fronteiras trabalha nos marcos daquilo que os Estudos Culturais compreendem como sendo de uma Pedagogia da Fronteira, visando a troca de conhecimentos entre as comunidades populares urbanas e a universidade, buscando a formação de conhecimentos em suas manifestações. Nesse sentido, tomamos as ações desenvolvidas através do projeto “Crianças e Borboletas”, como forma de reflexão de nossas ações. Nosso objetivo se pauta em apresentar como o PET Fronteiras surge e as problemáticas que o envolvem, elencando um projeto específico para tematizar o modo como realizamos suas ações. |
description |
Esse trabalho pretende expor como o PET Fronteiras surge, seus princípios, como e por quem é formado e como realizamos nossas ações que visam uma educação voltada para a cultura e diversidade, dentro dos saberes e práticas populares. O PET Fronteiras trabalha nos marcos daquilo que os Estudos Culturais compreendem como sendo de uma Pedagogia da Fronteira, visando a troca de conhecimentos entre as comunidades populares urbanas e a universidade, buscando a formação de conhecimentos em suas manifestações. Nesse sentido, tomamos as ações desenvolvidas através do projeto “Crianças e Borboletas”, como forma de reflexão de nossas ações. Nosso objetivo se pauta em apresentar como o PET Fronteiras surge e as problemáticas que o envolvem, elencando um projeto específico para tematizar o modo como realizamos suas ações. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/808 10.23899/relacult.v4i0.808 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/808 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/808/443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Bruna Borges Rodrigues, Denise Marcos Bussoletti http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Bruna Borges Rodrigues, Denise Marcos Bussoletti http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121102237892608 |