HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kepps da Silva, Peterson Fernando
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schwantes, Lavínia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1746
Resumo: No Brasil, o número de casos de HIV de 2007 a 2018 registrados foram de quase 250 mil, sendo a região sudeste e sul, respectivamente, as mais acometidas. Já o número de jovens que contraem a doença vem aumentando no país, o que nos faz pensar na escola como uma ferramenta potente de discussão sobre o tema. Diante disso, desenvolvemos atividades com duas turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental do município de Pelotas – RS e visamos apresentar neste trabalho metodologias de ensino endereçadas para Educação Básica que possam contribuir com a ampliação de conhecimentos e informações de jovens estudantes sobre HIV/AIDS. Para tanto, estabelecemos parceria com uma Unidade Básica de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola. A parceria contribuiu para que tivéssemos atividades mais aproximadas do contexto da escola. Consideramos os resultados das atividades satisfatórios, tendo em vista a participação e interação dos estudantes diante das discussões e trabalhos propostos.
id CLAEC-1_4b5e81b58dcef4922cdd3745b7f8567f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1746
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação BásicaHIV/AIDSensino de ciênciaseducação básicaPSEmetodologias de ensino.No Brasil, o número de casos de HIV de 2007 a 2018 registrados foram de quase 250 mil, sendo a região sudeste e sul, respectivamente, as mais acometidas. Já o número de jovens que contraem a doença vem aumentando no país, o que nos faz pensar na escola como uma ferramenta potente de discussão sobre o tema. Diante disso, desenvolvemos atividades com duas turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental do município de Pelotas – RS e visamos apresentar neste trabalho metodologias de ensino endereçadas para Educação Básica que possam contribuir com a ampliação de conhecimentos e informações de jovens estudantes sobre HIV/AIDS. Para tanto, estabelecemos parceria com uma Unidade Básica de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola. A parceria contribuiu para que tivéssemos atividades mais aproximadas do contexto da escola. Consideramos os resultados das atividades satisfatórios, tendo em vista a participação e interação dos estudantes diante das discussões e trabalhos propostos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/174610.23899/relacult.v6i4.1746RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM2525-787010.23899/relacult.v6i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1746/1153Copyright (c) 2020 Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKepps da Silva, Peterson FernandoSchwantes, Lavínia2020-10-25T19:57:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1746Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:57:02RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica
title HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica
spellingShingle HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica
Kepps da Silva, Peterson Fernando
HIV/AIDS
ensino de ciências
educação básica
PSE
metodologias de ensino.
title_short HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica
title_full HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica
title_fullStr HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica
title_full_unstemmed HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica
title_sort HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica
author Kepps da Silva, Peterson Fernando
author_facet Kepps da Silva, Peterson Fernando
Schwantes, Lavínia
author_role author
author2 Schwantes, Lavínia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kepps da Silva, Peterson Fernando
Schwantes, Lavínia
dc.subject.por.fl_str_mv HIV/AIDS
ensino de ciências
educação básica
PSE
metodologias de ensino.
topic HIV/AIDS
ensino de ciências
educação básica
PSE
metodologias de ensino.
description No Brasil, o número de casos de HIV de 2007 a 2018 registrados foram de quase 250 mil, sendo a região sudeste e sul, respectivamente, as mais acometidas. Já o número de jovens que contraem a doença vem aumentando no país, o que nos faz pensar na escola como uma ferramenta potente de discussão sobre o tema. Diante disso, desenvolvemos atividades com duas turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental do município de Pelotas – RS e visamos apresentar neste trabalho metodologias de ensino endereçadas para Educação Básica que possam contribuir com a ampliação de conhecimentos e informações de jovens estudantes sobre HIV/AIDS. Para tanto, estabelecemos parceria com uma Unidade Básica de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola. A parceria contribuiu para que tivéssemos atividades mais aproximadas do contexto da escola. Consideramos os resultados das atividades satisfatórios, tendo em vista a participação e interação dos estudantes diante das discussões e trabalhos propostos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1746
10.23899/relacult.v6i4.1746
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1746
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i4.1746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1746/1153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v6i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492454502400