HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1746 |
Resumo: | No Brasil, o número de casos de HIV de 2007 a 2018 registrados foram de quase 250 mil, sendo a região sudeste e sul, respectivamente, as mais acometidas. Já o número de jovens que contraem a doença vem aumentando no país, o que nos faz pensar na escola como uma ferramenta potente de discussão sobre o tema. Diante disso, desenvolvemos atividades com duas turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental do município de Pelotas – RS e visamos apresentar neste trabalho metodologias de ensino endereçadas para Educação Básica que possam contribuir com a ampliação de conhecimentos e informações de jovens estudantes sobre HIV/AIDS. Para tanto, estabelecemos parceria com uma Unidade Básica de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola. A parceria contribuiu para que tivéssemos atividades mais aproximadas do contexto da escola. Consideramos os resultados das atividades satisfatórios, tendo em vista a participação e interação dos estudantes diante das discussões e trabalhos propostos. |
id |
CLAEC-1_4b5e81b58dcef4922cdd3745b7f8567f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1746 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação BásicaHIV/AIDSensino de ciênciaseducação básicaPSEmetodologias de ensino.No Brasil, o número de casos de HIV de 2007 a 2018 registrados foram de quase 250 mil, sendo a região sudeste e sul, respectivamente, as mais acometidas. Já o número de jovens que contraem a doença vem aumentando no país, o que nos faz pensar na escola como uma ferramenta potente de discussão sobre o tema. Diante disso, desenvolvemos atividades com duas turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental do município de Pelotas – RS e visamos apresentar neste trabalho metodologias de ensino endereçadas para Educação Básica que possam contribuir com a ampliação de conhecimentos e informações de jovens estudantes sobre HIV/AIDS. Para tanto, estabelecemos parceria com uma Unidade Básica de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola. A parceria contribuiu para que tivéssemos atividades mais aproximadas do contexto da escola. Consideramos os resultados das atividades satisfatórios, tendo em vista a participação e interação dos estudantes diante das discussões e trabalhos propostos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/174610.23899/relacult.v6i4.1746RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM2525-787010.23899/relacult.v6i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1746/1153Copyright (c) 2020 Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKepps da Silva, Peterson FernandoSchwantes, Lavínia2020-10-25T19:57:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1746Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:57:02RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica |
title |
HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica |
spellingShingle |
HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica Kepps da Silva, Peterson Fernando HIV/AIDS ensino de ciências educação básica PSE metodologias de ensino. |
title_short |
HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica |
title_full |
HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica |
title_fullStr |
HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica |
title_sort |
HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica |
author |
Kepps da Silva, Peterson Fernando |
author_facet |
Kepps da Silva, Peterson Fernando Schwantes, Lavínia |
author_role |
author |
author2 |
Schwantes, Lavínia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kepps da Silva, Peterson Fernando Schwantes, Lavínia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HIV/AIDS ensino de ciências educação básica PSE metodologias de ensino. |
topic |
HIV/AIDS ensino de ciências educação básica PSE metodologias de ensino. |
description |
No Brasil, o número de casos de HIV de 2007 a 2018 registrados foram de quase 250 mil, sendo a região sudeste e sul, respectivamente, as mais acometidas. Já o número de jovens que contraem a doença vem aumentando no país, o que nos faz pensar na escola como uma ferramenta potente de discussão sobre o tema. Diante disso, desenvolvemos atividades com duas turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental do município de Pelotas – RS e visamos apresentar neste trabalho metodologias de ensino endereçadas para Educação Básica que possam contribuir com a ampliação de conhecimentos e informações de jovens estudantes sobre HIV/AIDS. Para tanto, estabelecemos parceria com uma Unidade Básica de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola. A parceria contribuiu para que tivéssemos atividades mais aproximadas do contexto da escola. Consideramos os resultados das atividades satisfatórios, tendo em vista a participação e interação dos estudantes diante das discussões e trabalhos propostos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1746 10.23899/relacult.v6i4.1746 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1746 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v6i4.1746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1746/1153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v6i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042492454502400 |