O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vagner Viera de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Elaine Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272
Resumo: A partir de leituras e estudos sobre as concepções da Formação de Professores e Educação do Campo, permeadas pela Educação Popular, nos inquietamos a respeito da presença das tecnologias nestes espaços e, de que maneira as tecnologias digitais podem potencializar o processo de Formação Continuada. Sendo assim, a partir destes questionamentos propomos um trabalho de pesquisa sobre as possibilidades de uso do software de mensagens instantâneas WhatsApp enquanto ferramenta facilitadora na Formação de Professores. Como campo empírico para esta pesquisa temos a Proposta de Formação Continuada para a Educação do Campo (ProfCampo), ofertado pela Secretaria de Município da Educação (SMED) de Rio Grande/RS, para os Professores dos Anos Finais das Escolas do Campo da Rede Municipal de Ensino. Esta proposta inovadora no município tem por objetivo promover mais um espaço de Formação Continuada por meio do modelo semi-presencial, utilizando o software de mensagens instantâneas WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os sujeitos desta pesquisa serão os professores inseridos no ProfCampo.
id CLAEC-1_4e90c697a32e3e257ce7f1fdac90daa6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1272
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RSEducação, Formação de ProfessoresEducação do Campo; Tecnologias Digitais; WhatsApp; Formação de ProfessoresA partir de leituras e estudos sobre as concepções da Formação de Professores e Educação do Campo, permeadas pela Educação Popular, nos inquietamos a respeito da presença das tecnologias nestes espaços e, de que maneira as tecnologias digitais podem potencializar o processo de Formação Continuada. Sendo assim, a partir destes questionamentos propomos um trabalho de pesquisa sobre as possibilidades de uso do software de mensagens instantâneas WhatsApp enquanto ferramenta facilitadora na Formação de Professores. Como campo empírico para esta pesquisa temos a Proposta de Formação Continuada para a Educação do Campo (ProfCampo), ofertado pela Secretaria de Município da Educação (SMED) de Rio Grande/RS, para os Professores dos Anos Finais das Escolas do Campo da Rede Municipal de Ensino. Esta proposta inovadora no município tem por objetivo promover mais um espaço de Formação Continuada por meio do modelo semi-presencial, utilizando o software de mensagens instantâneas WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os sujeitos desta pesquisa serão os professores inseridos no ProfCampo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESSouza, Vagner Viera dePereira, Elaine Corrêa2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/127210.23899/relacult.v5i4.1272RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272/881Direitos autorais 2019 Vagner Viera de Souza, Elaine Corrêa Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:08:27Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1272Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:54.231RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS
title O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS
spellingShingle O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS
Souza, Vagner Viera de
Educação, Formação de Professores
Educação do Campo; Tecnologias Digitais; WhatsApp; Formação de Professores
title_short O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS
title_full O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS
title_fullStr O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS
title_full_unstemmed O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS
title_sort O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS
author Souza, Vagner Viera de
author_facet Souza, Vagner Viera de
Pereira, Elaine Corrêa
author_role author
author2 Pereira, Elaine Corrêa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vagner Viera de
Pereira, Elaine Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Formação de Professores
Educação do Campo; Tecnologias Digitais; WhatsApp; Formação de Professores
topic Educação, Formação de Professores
Educação do Campo; Tecnologias Digitais; WhatsApp; Formação de Professores
dc.description.none.fl_txt_mv A partir de leituras e estudos sobre as concepções da Formação de Professores e Educação do Campo, permeadas pela Educação Popular, nos inquietamos a respeito da presença das tecnologias nestes espaços e, de que maneira as tecnologias digitais podem potencializar o processo de Formação Continuada. Sendo assim, a partir destes questionamentos propomos um trabalho de pesquisa sobre as possibilidades de uso do software de mensagens instantâneas WhatsApp enquanto ferramenta facilitadora na Formação de Professores. Como campo empírico para esta pesquisa temos a Proposta de Formação Continuada para a Educação do Campo (ProfCampo), ofertado pela Secretaria de Município da Educação (SMED) de Rio Grande/RS, para os Professores dos Anos Finais das Escolas do Campo da Rede Municipal de Ensino. Esta proposta inovadora no município tem por objetivo promover mais um espaço de Formação Continuada por meio do modelo semi-presencial, utilizando o software de mensagens instantâneas WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os sujeitos desta pesquisa serão os professores inseridos no ProfCampo.
description A partir de leituras e estudos sobre as concepções da Formação de Professores e Educação do Campo, permeadas pela Educação Popular, nos inquietamos a respeito da presença das tecnologias nestes espaços e, de que maneira as tecnologias digitais podem potencializar o processo de Formação Continuada. Sendo assim, a partir destes questionamentos propomos um trabalho de pesquisa sobre as possibilidades de uso do software de mensagens instantâneas WhatsApp enquanto ferramenta facilitadora na Formação de Professores. Como campo empírico para esta pesquisa temos a Proposta de Formação Continuada para a Educação do Campo (ProfCampo), ofertado pela Secretaria de Município da Educação (SMED) de Rio Grande/RS, para os Professores dos Anos Finais das Escolas do Campo da Rede Municipal de Ensino. Esta proposta inovadora no município tem por objetivo promover mais um espaço de Formação Continuada por meio do modelo semi-presencial, utilizando o software de mensagens instantâneas WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os sujeitos desta pesquisa serão os professores inseridos no ProfCampo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272
10.23899/relacult.v5i4.1272
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272/881
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Vagner Viera de Souza, Elaine Corrêa Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Vagner Viera de Souza, Elaine Corrêa Pereira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121103916662784