(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre a (re)educação das relações étnico-raciais na perspectiva dos educadores do município de Dom Pedrito/RS. O objetivo fundamental dessa pesquisa foi conhecer que ações educativas estão sendo efetivadas para atender as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito escolar. Para tanto, o trabalho de campo foi realizado com os educadores que participaram da formação de professores desenvolvida pelos autores no mês de julho desse ano. As informações foram analisadas e interpretadas à luz da perspectiva histórica crítica, tendo como base de interpretação metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa evidenciou a relevância da divulgação, da produção do conhecimento, da formação de atitude, posturas e valores que educam cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial. Salientamos que a categoria analítica que mais se destacou nas falas dos professores foi “respeito”. Porém, o conceito essencial nesse enfrentamento sobre as diferenças, diversidades e redes de desigualdade é a categoria sociológica “reconhecimento”, pois é a partir dela que o movimento negro, juntamente com vários cientistas sociais, realiza um processo de ressignificação da raça. Para compreendermos esse fenômeno nos embasamos em BONIN, CAVALHEIRO, CANDAU, FREIRE, MARX & ENGELS, MUNANGA, SENNET, TRIVIÑOS, entre outros. |
id |
CLAEC-1_66038993043884a3c8eac0835de94fb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/91 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.Relações étnico-raciaismulticulturalismoformação de professores.Este artigo busca refletir sobre a (re)educação das relações étnico-raciais na perspectiva dos educadores do município de Dom Pedrito/RS. O objetivo fundamental dessa pesquisa foi conhecer que ações educativas estão sendo efetivadas para atender as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito escolar. Para tanto, o trabalho de campo foi realizado com os educadores que participaram da formação de professores desenvolvida pelos autores no mês de julho desse ano. As informações foram analisadas e interpretadas à luz da perspectiva histórica crítica, tendo como base de interpretação metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa evidenciou a relevância da divulgação, da produção do conhecimento, da formação de atitude, posturas e valores que educam cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial. Salientamos que a categoria analítica que mais se destacou nas falas dos professores foi “respeito”. Porém, o conceito essencial nesse enfrentamento sobre as diferenças, diversidades e redes de desigualdade é a categoria sociológica “reconhecimento”, pois é a partir dela que o movimento negro, juntamente com vários cientistas sociais, realiza um processo de ressignificação da raça. Para compreendermos esse fenômeno nos embasamos em BONIN, CAVALHEIRO, CANDAU, FREIRE, MARX & ENGELS, MUNANGA, SENNET, TRIVIÑOS, entre outros.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalhos do I Encontro Humanístico Multidisciplinarapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/9110.23899/relacult.v2i1.91RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 1 (2016): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 13-292525-787010.23899/relacult.v2i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91/47Copyright (c) 2016 Simone Silva Alves, Vitor Garcia Stoll, Quelen Colman Espíndolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Simone SilvaGarcia Stoll, VitorColman Espíndola, Quelen2017-02-20T03:58:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/91Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-02-20T03:58:50RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica. |
title |
(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica. |
spellingShingle |
(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica. Alves, Simone Silva Relações étnico-raciais multiculturalismo formação de professores. |
title_short |
(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica. |
title_full |
(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica. |
title_fullStr |
(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica. |
title_full_unstemmed |
(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica. |
title_sort |
(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica. |
author |
Alves, Simone Silva |
author_facet |
Alves, Simone Silva Garcia Stoll, Vitor Colman Espíndola, Quelen |
author_role |
author |
author2 |
Garcia Stoll, Vitor Colman Espíndola, Quelen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Simone Silva Garcia Stoll, Vitor Colman Espíndola, Quelen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais multiculturalismo formação de professores. |
topic |
Relações étnico-raciais multiculturalismo formação de professores. |
description |
Este artigo busca refletir sobre a (re)educação das relações étnico-raciais na perspectiva dos educadores do município de Dom Pedrito/RS. O objetivo fundamental dessa pesquisa foi conhecer que ações educativas estão sendo efetivadas para atender as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito escolar. Para tanto, o trabalho de campo foi realizado com os educadores que participaram da formação de professores desenvolvida pelos autores no mês de julho desse ano. As informações foram analisadas e interpretadas à luz da perspectiva histórica crítica, tendo como base de interpretação metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa evidenciou a relevância da divulgação, da produção do conhecimento, da formação de atitude, posturas e valores que educam cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial. Salientamos que a categoria analítica que mais se destacou nas falas dos professores foi “respeito”. Porém, o conceito essencial nesse enfrentamento sobre as diferenças, diversidades e redes de desigualdade é a categoria sociológica “reconhecimento”, pois é a partir dela que o movimento negro, juntamente com vários cientistas sociais, realiza um processo de ressignificação da raça. Para compreendermos esse fenômeno nos embasamos em BONIN, CAVALHEIRO, CANDAU, FREIRE, MARX & ENGELS, MUNANGA, SENNET, TRIVIÑOS, entre outros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Trabalhos do I Encontro Humanístico Multidisciplinar |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91 10.23899/relacult.v2i1.91 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v2i1.91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91/47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Simone Silva Alves, Vitor Garcia Stoll, Quelen Colman Espíndola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Simone Silva Alves, Vitor Garcia Stoll, Quelen Colman Espíndola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 1 (2016): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 13-29 2525-7870 10.23899/relacult.v2i1 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042487819796480 |