(Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Simone Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Garcia Stoll, Vitor, Colman Espíndola, Quelen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91
Resumo: Este artigo busca refletir sobre a (re)educação das relações étnico-raciais na perspectiva dos educadores do município de Dom Pedrito/RS. O objetivo fundamental dessa pesquisa foi conhecer que ações educativas estão sendo efetivadas para atender as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito escolar. Para tanto, o trabalho de campo foi realizado com os educadores que participaram da formação de professores desenvolvida pelos autores no mês de julho desse ano. As informações foram analisadas e interpretadas à luz da perspectiva histórica crítica, tendo como base de interpretação metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa evidenciou a relevância da divulgação, da produção do conhecimento, da formação de atitude, posturas e valores que educam cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial. Salientamos que a categoria analítica que mais se destacou nas falas dos professores foi “respeito”. Porém, o conceito essencial nesse enfrentamento sobre as diferenças, diversidades e redes de desigualdade é a categoria sociológica “reconhecimento”, pois é a partir dela que o movimento negro, juntamente com vários cientistas sociais, realiza um processo de ressignificação da raça. Para compreendermos esse fenômeno nos embasamos em BONIN, CAVALHEIRO, CANDAU, FREIRE, MARX & ENGELS, MUNANGA, SENNET, TRIVIÑOS, entre outros.
id CLAEC-1_66038993043884a3c8eac0835de94fb7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/91
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling (Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.Relações étnico-raciaismulticulturalismoformação de professores.Este artigo busca refletir sobre a (re)educação das relações étnico-raciais na perspectiva dos educadores do município de Dom Pedrito/RS. O objetivo fundamental dessa pesquisa foi conhecer que ações educativas estão sendo efetivadas para atender as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito escolar. Para tanto, o trabalho de campo foi realizado com os educadores que participaram da formação de professores desenvolvida pelos autores no mês de julho desse ano. As informações foram analisadas e interpretadas à luz da perspectiva histórica crítica, tendo como base de interpretação metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa evidenciou a relevância da divulgação, da produção do conhecimento, da formação de atitude, posturas e valores que educam cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial. Salientamos que a categoria analítica que mais se destacou nas falas dos professores foi “respeito”. Porém, o conceito essencial nesse enfrentamento sobre as diferenças, diversidades e redes de desigualdade é a categoria sociológica “reconhecimento”, pois é a partir dela que o movimento negro, juntamente com vários cientistas sociais, realiza um processo de ressignificação da raça. Para compreendermos esse fenômeno nos embasamos em BONIN, CAVALHEIRO, CANDAU, FREIRE, MARX & ENGELS, MUNANGA, SENNET, TRIVIÑOS, entre outros.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalhos do I Encontro Humanístico Multidisciplinarapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/9110.23899/relacult.v2i1.91RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 1 (2016): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 13-292525-787010.23899/relacult.v2i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91/47Copyright (c) 2016 Simone Silva Alves, Vitor Garcia Stoll, Quelen Colman Espíndolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Simone SilvaGarcia Stoll, VitorColman Espíndola, Quelen2017-02-20T03:58:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/91Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-02-20T03:58:50RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv (Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.
title (Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.
spellingShingle (Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.
Alves, Simone Silva
Relações étnico-raciais
multiculturalismo
formação de professores.
title_short (Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.
title_full (Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.
title_fullStr (Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.
title_full_unstemmed (Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.
title_sort (Re) Educação das Relações Étnico-raciais: Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica.
author Alves, Simone Silva
author_facet Alves, Simone Silva
Garcia Stoll, Vitor
Colman Espíndola, Quelen
author_role author
author2 Garcia Stoll, Vitor
Colman Espíndola, Quelen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Simone Silva
Garcia Stoll, Vitor
Colman Espíndola, Quelen
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
multiculturalismo
formação de professores.
topic Relações étnico-raciais
multiculturalismo
formação de professores.
description Este artigo busca refletir sobre a (re)educação das relações étnico-raciais na perspectiva dos educadores do município de Dom Pedrito/RS. O objetivo fundamental dessa pesquisa foi conhecer que ações educativas estão sendo efetivadas para atender as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito escolar. Para tanto, o trabalho de campo foi realizado com os educadores que participaram da formação de professores desenvolvida pelos autores no mês de julho desse ano. As informações foram analisadas e interpretadas à luz da perspectiva histórica crítica, tendo como base de interpretação metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa evidenciou a relevância da divulgação, da produção do conhecimento, da formação de atitude, posturas e valores que educam cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial. Salientamos que a categoria analítica que mais se destacou nas falas dos professores foi “respeito”. Porém, o conceito essencial nesse enfrentamento sobre as diferenças, diversidades e redes de desigualdade é a categoria sociológica “reconhecimento”, pois é a partir dela que o movimento negro, juntamente com vários cientistas sociais, realiza um processo de ressignificação da raça. Para compreendermos esse fenômeno nos embasamos em BONIN, CAVALHEIRO, CANDAU, FREIRE, MARX & ENGELS, MUNANGA, SENNET, TRIVIÑOS, entre outros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Trabalhos do I Encontro Humanístico Multidisciplinar
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91
10.23899/relacult.v2i1.91
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i1.91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/91/47
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Simone Silva Alves, Vitor Garcia Stoll, Quelen Colman Espíndola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Simone Silva Alves, Vitor Garcia Stoll, Quelen Colman Espíndola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 1 (2016): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 13-29
2525-7870
10.23899/relacult.v2i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042487819796480