Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa Osório, Ticiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Garcia Stoll, Vitor, Marques Martins, Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632
Resumo: Este artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado.
id CLAEC-1_6782231267efe41dc5da48a292d44035
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1632
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuaisEnergiaExperimentaçãoTecnologiasEste artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/163210.23899/relacult.v5i3.1632RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 n. 3 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632/1129Copyright (c) 2020 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Márcio Marques Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa Osório, TicianeGarcia Stoll, VitorMarques Martins, Márcio2020-10-25T19:55:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1632Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:55:05RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
title Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
spellingShingle Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
da Rosa Osório, Ticiane
Energia
Experimentação
Tecnologias
title_short Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
title_full Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
title_fullStr Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
title_full_unstemmed Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
title_sort Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais
author da Rosa Osório, Ticiane
author_facet da Rosa Osório, Ticiane
Garcia Stoll, Vitor
Marques Martins, Márcio
author_role author
author2 Garcia Stoll, Vitor
Marques Martins, Márcio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa Osório, Ticiane
Garcia Stoll, Vitor
Marques Martins, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Energia
Experimentação
Tecnologias
topic Energia
Experimentação
Tecnologias
description Este artigo apresenta um recorte de uma oficina desenvolvida com um grupo de acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza de uma universidade federal do sul do Brasil. Objetivou-se abordar a temática Energia por meio de duas experimentações, disponíveis no software PhEt. Metodologicamente esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como base a experimentação investigativa. Os dados empíricos foram obtidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que além da autonomia e trabalho em equipe, proporcionadas pelo desenvolvimento da experimentação investigativa, a utilização do aplicativo caracterizou-se como um suporte na abordagem e desenvolvimento do tema Energia aliada ao cotidiano, visto que, geralmente, esse conceito é apresentado de forma abstrata e descontextualizado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632
10.23899/relacult.v5i3.1632
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i3.1632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1632/1129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Márcio Marques Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ticiane da Rosa Osório, Vitor Garcia Stoll, Márcio Marques Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 n. 3 (2019)
2525-7870
10.23899/relacult.v5i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492006760448