Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
DOI: | 10.23899/relacult.v4i3.1098 |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1098 |
Resumo: | Este estudo é parte de uma pesquisa em andamento (2017-2019), cujo objetivo é elaborar uma cartografia literária de contos latino-americanos tradicionais para uma viagem imaginária a ser realizada com uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública na região do Triângulo Mineiro. Destina-se a professores e alunos do ensino fundamental para o ensino da leitura literária e de suas práticas. Tem como metodologia a abordagem cartográfica cuja problemática se insere no campo multidisciplinar para abarcar a diversidade cultural dos povos latino-americanos historicamente construída nas relações interétnicas, e situada nas relações entre dominantes colonizadores e povos dominados. A escolha dos contos latino-americanos para desenvolver à intervenção pedagógica focou diferentes identidades culturais do continente latino-americano por meio do texto literário, situando-se na cultura literária. Os contos fazem parte de uma coleção bilíngue (português e espanhol), publicada por editoras latino-americanas nos anos de 1980 e 1990, apoiadas pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe -CERLALC e da UNESCO. Quanto ao gênero literário, a opção pelos contos tradicionais atendeu aos objetivos estabelecidos: trazer a diversidade cultural e a pluralidade de identidades coletivamente construídas pelos povos latino-americanos. A elaboração da cartografia literária, tem como eixo a problemática social presente nos contos que se desenrola no cotidiano realidade/magia. O resultado é a elaboração de uma cartografia literária multidisciplinar com os contos latino-americanos que trazem semelhanças e diferenças, aproximações e distanciamentos da cultura latino-americana. |
id |
CLAEC-1_7af2a4625087c0362547754372d87e4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1098 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literáriaEstudos em culturaAmérica Latinaintegração culturalEste estudo é parte de uma pesquisa em andamento (2017-2019), cujo objetivo é elaborar uma cartografia literária de contos latino-americanos tradicionais para uma viagem imaginária a ser realizada com uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública na região do Triângulo Mineiro. Destina-se a professores e alunos do ensino fundamental para o ensino da leitura literária e de suas práticas. Tem como metodologia a abordagem cartográfica cuja problemática se insere no campo multidisciplinar para abarcar a diversidade cultural dos povos latino-americanos historicamente construída nas relações interétnicas, e situada nas relações entre dominantes colonizadores e povos dominados. A escolha dos contos latino-americanos para desenvolver à intervenção pedagógica focou diferentes identidades culturais do continente latino-americano por meio do texto literário, situando-se na cultura literária. Os contos fazem parte de uma coleção bilíngue (português e espanhol), publicada por editoras latino-americanas nos anos de 1980 e 1990, apoiadas pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe -CERLALC e da UNESCO. Quanto ao gênero literário, a opção pelos contos tradicionais atendeu aos objetivos estabelecidos: trazer a diversidade cultural e a pluralidade de identidades coletivamente construídas pelos povos latino-americanos. A elaboração da cartografia literária, tem como eixo a problemática social presente nos contos que se desenrola no cotidiano realidade/magia. O resultado é a elaboração de uma cartografia literária multidisciplinar com os contos latino-americanos que trazem semelhanças e diferenças, aproximações e distanciamentos da cultura latino-americana.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/109810.23899/relacult.v4i3.1098RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 3 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1098/999Copyright (c) 2019 ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteves Bortolanza, Ana MariaCorrêa Borges, AndersonMartins Pereira, Eliane2019-11-03T18:51:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1098Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-11-03T18:51:07RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária |
title |
Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária |
spellingShingle |
Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária Esteves Bortolanza, Ana Maria Estudos em cultura América Latina integração cultural Esteves Bortolanza, Ana Maria Estudos em cultura América Latina integração cultural |
title_short |
Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária |
title_full |
Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária |
title_fullStr |
Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária |
title_sort |
Uma abordagem teórico-metodológica para a leitura: Cartografia literária |
author |
Esteves Bortolanza, Ana Maria |
author_facet |
Esteves Bortolanza, Ana Maria Esteves Bortolanza, Ana Maria Corrêa Borges, Anderson Martins Pereira, Eliane Corrêa Borges, Anderson Martins Pereira, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa Borges, Anderson Martins Pereira, Eliane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves Bortolanza, Ana Maria Corrêa Borges, Anderson Martins Pereira, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos em cultura América Latina integração cultural |
topic |
Estudos em cultura América Latina integração cultural |
description |
Este estudo é parte de uma pesquisa em andamento (2017-2019), cujo objetivo é elaborar uma cartografia literária de contos latino-americanos tradicionais para uma viagem imaginária a ser realizada com uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública na região do Triângulo Mineiro. Destina-se a professores e alunos do ensino fundamental para o ensino da leitura literária e de suas práticas. Tem como metodologia a abordagem cartográfica cuja problemática se insere no campo multidisciplinar para abarcar a diversidade cultural dos povos latino-americanos historicamente construída nas relações interétnicas, e situada nas relações entre dominantes colonizadores e povos dominados. A escolha dos contos latino-americanos para desenvolver à intervenção pedagógica focou diferentes identidades culturais do continente latino-americano por meio do texto literário, situando-se na cultura literária. Os contos fazem parte de uma coleção bilíngue (português e espanhol), publicada por editoras latino-americanas nos anos de 1980 e 1990, apoiadas pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe -CERLALC e da UNESCO. Quanto ao gênero literário, a opção pelos contos tradicionais atendeu aos objetivos estabelecidos: trazer a diversidade cultural e a pluralidade de identidades coletivamente construídas pelos povos latino-americanos. A elaboração da cartografia literária, tem como eixo a problemática social presente nos contos que se desenrola no cotidiano realidade/magia. O resultado é a elaboração de uma cartografia literária multidisciplinar com os contos latino-americanos que trazem semelhanças e diferenças, aproximações e distanciamentos da cultura latino-americana. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1098 10.23899/relacult.v4i3.1098 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1098 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i3.1098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1098/999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ANA MARIA ESTEVES BORTOLANZA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 3 (2018) 2525-7870 10.23899/relacult.v4i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1822182526819500032 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.23899/relacult.v4i3.1098 |