Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1253 |
Resumo: | A Geometria, tem se apresentado como uma ferramenta importante para a compreensão dos conceitos desenvolvidos nas aulas de Matemática e quando aliada ao uso pedagógico dos materiais concretos e das tecnologias digitais tem potencializado a interação, visualização e compreensão dos conceitos em estudo. Este trabalho de caráter multidisciplinar, tem como objetivo trazer uma análise quantitativa a partir dos pressupostos teóricos de D’Ambrósio (1996), Lorenzato (2012), Prensky (2001) e Mendes (2009) para discutirmos, refletirmos e ressignificarmos os conceitos geométricos de prática pedagógica multidisciplinar desenvolvida por professores da rede pública da cidade de Rio Grande/RS, que trabalharam com Ensino por Projetos com o intuito de explorar conceitos geométricos como: ponto, reta, plano, vértices, diagonais e classificação dos ângulos, além de simetria e isometria, oportunizando o desenvolvimento da criatividade, percepção espacial e visual, capacidade de abstração e imaginação. Assim, fizeram a articulação do ensino de Matemática aos saberes de Artes realizando a construção do Tangram com dobradura, o estudo das obras Maurits Cornelis Escher, e ainda exploraram o software Geogebra. A experiência mostrou que quando os estudantes são desafiados a operar com os conceitos, os compreendem mais facilmente e as atividades lúdicas desenvolvem a autonomia, a criticidade, a cooperação e colaboração, levam os estudantes a estabelecer relações entre o que já sabem e o que desejam conhecer. |
id |
CLAEC-1_81efc3736da0f916ee72aa466cf1eda8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1253 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e GeometriaEnsino de GeometriaGeogebraMaterial ConcretoPráticas MultidisciplinaresProjeto de Ensino.A Geometria, tem se apresentado como uma ferramenta importante para a compreensão dos conceitos desenvolvidos nas aulas de Matemática e quando aliada ao uso pedagógico dos materiais concretos e das tecnologias digitais tem potencializado a interação, visualização e compreensão dos conceitos em estudo. Este trabalho de caráter multidisciplinar, tem como objetivo trazer uma análise quantitativa a partir dos pressupostos teóricos de D’Ambrósio (1996), Lorenzato (2012), Prensky (2001) e Mendes (2009) para discutirmos, refletirmos e ressignificarmos os conceitos geométricos de prática pedagógica multidisciplinar desenvolvida por professores da rede pública da cidade de Rio Grande/RS, que trabalharam com Ensino por Projetos com o intuito de explorar conceitos geométricos como: ponto, reta, plano, vértices, diagonais e classificação dos ângulos, além de simetria e isometria, oportunizando o desenvolvimento da criatividade, percepção espacial e visual, capacidade de abstração e imaginação. Assim, fizeram a articulação do ensino de Matemática aos saberes de Artes realizando a construção do Tangram com dobradura, o estudo das obras Maurits Cornelis Escher, e ainda exploraram o software Geogebra. A experiência mostrou que quando os estudantes são desafiados a operar com os conceitos, os compreendem mais facilmente e as atividades lúdicas desenvolvem a autonomia, a criticidade, a cooperação e colaboração, levam os estudantes a estabelecer relações entre o que já sabem e o que desejam conhecer. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/125310.23899/relacult.v5i4.1253RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1253/920Copyright (c) 2019 Raquel Silveira da Silva, Vanda Leci Bueno Gautérioinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Raquel SilveiraBueno Gautério, Vanda Leci2020-03-07T22:16:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1253Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-03-07T22:16:20RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria |
title |
Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria |
spellingShingle |
Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria da Silva, Raquel Silveira Ensino de Geometria Geogebra Material Concreto Práticas Multidisciplinares Projeto de Ensino. |
title_short |
Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria |
title_full |
Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria |
title_fullStr |
Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria |
title_full_unstemmed |
Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria |
title_sort |
Práticas Multidisciplinares: Atividades Lúdicas e Tecnologia Digital aliada ao estudo de Artes e Geometria |
author |
da Silva, Raquel Silveira |
author_facet |
da Silva, Raquel Silveira Bueno Gautério, Vanda Leci |
author_role |
author |
author2 |
Bueno Gautério, Vanda Leci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Raquel Silveira Bueno Gautério, Vanda Leci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geometria Geogebra Material Concreto Práticas Multidisciplinares Projeto de Ensino. |
topic |
Ensino de Geometria Geogebra Material Concreto Práticas Multidisciplinares Projeto de Ensino. |
description |
A Geometria, tem se apresentado como uma ferramenta importante para a compreensão dos conceitos desenvolvidos nas aulas de Matemática e quando aliada ao uso pedagógico dos materiais concretos e das tecnologias digitais tem potencializado a interação, visualização e compreensão dos conceitos em estudo. Este trabalho de caráter multidisciplinar, tem como objetivo trazer uma análise quantitativa a partir dos pressupostos teóricos de D’Ambrósio (1996), Lorenzato (2012), Prensky (2001) e Mendes (2009) para discutirmos, refletirmos e ressignificarmos os conceitos geométricos de prática pedagógica multidisciplinar desenvolvida por professores da rede pública da cidade de Rio Grande/RS, que trabalharam com Ensino por Projetos com o intuito de explorar conceitos geométricos como: ponto, reta, plano, vértices, diagonais e classificação dos ângulos, além de simetria e isometria, oportunizando o desenvolvimento da criatividade, percepção espacial e visual, capacidade de abstração e imaginação. Assim, fizeram a articulação do ensino de Matemática aos saberes de Artes realizando a construção do Tangram com dobradura, o estudo das obras Maurits Cornelis Escher, e ainda exploraram o software Geogebra. A experiência mostrou que quando os estudantes são desafiados a operar com os conceitos, os compreendem mais facilmente e as atividades lúdicas desenvolvem a autonomia, a criticidade, a cooperação e colaboração, levam os estudantes a estabelecer relações entre o que já sabem e o que desejam conhecer. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1253 10.23899/relacult.v5i4.1253 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1253 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1253/920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Raquel Silveira da Silva, Vanda Leci Bueno Gautério info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Raquel Silveira da Silva, Vanda Leci Bueno Gautério |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490935115776 |