A Ecossocioeconomia e o Bem Viver na perspectiva do Urbano
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/450 |
Resumo: | Contemporaneamente, a mobilidade representa um dos principais desafios que as cidades enfrentam na tentativa de alcançar o desenvolvimento sustentável, integrando alternativas para aperfeiçoar o deslocamento de pessoas, mercadorias e promover o bem viver urbano. Assim, o objetivo deste artigo é dialogar sobre o tema da ecossocioeconomia a partir da relação dialética do bem viver. Trata-se de um ensaio bibliográfico-exploratório que sistematiza um conjunto de esforços compreendidos entre revisão da literatura dos temas em questão e pesquisa de campo para apresentar uma análise comparativa que trata da mobilidade urbana, com foco no uso da bicicleta em três casos reconhecidos: as cidades de Amsterdã, Copenhague e Rio de Janeiro. Como resultados tem-se os indicadores ecossocioeconômicos utilizados para mensurar a motivação para o uso da bicicleta; ações, investimentos e infraestrutura cicloviária existentes; políticas públicas de incentivo e de educação para o uso da bicicleta; índice de sustentabilidade do modal e projetos futuros. |
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A Ecossocioeconomia e o Bem Viver na perspectiva do UrbanoCidadesDesenvolvimento SustentávelMobilidade UrbanaContemporaneamente, a mobilidade representa um dos principais desafios que as cidades enfrentam na tentativa de alcançar o desenvolvimento sustentável, integrando alternativas para aperfeiçoar o deslocamento de pessoas, mercadorias e promover o bem viver urbano. Assim, o objetivo deste artigo é dialogar sobre o tema da ecossocioeconomia a partir da relação dialética do bem viver. Trata-se de um ensaio bibliográfico-exploratório que sistematiza um conjunto de esforços compreendidos entre revisão da literatura dos temas em questão e pesquisa de campo para apresentar uma análise comparativa que trata da mobilidade urbana, com foco no uso da bicicleta em três casos reconhecidos: as cidades de Amsterdã, Copenhague e Rio de Janeiro. Como resultados tem-se os indicadores ecossocioeconômicos utilizados para mensurar a motivação para o uso da bicicleta; ações, investimentos e infraestrutura cicloviária existentes; políticas públicas de incentivo e de educação para o uso da bicicleta; índice de sustentabilidade do modal e projetos futuros.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/45010.23899/relacult.v3i2.450RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 n. 2 (2017); 121-1442525-787010.23899/relacult.v3i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/450/226Copyright (c) 2017 LILIANE CRISTINE SCHLEMER ALCANTARA, ISABEL JUREMA GRIMMinfo:eu-repo/semantics/openAccessALCANTARA, LILIANE CRISTINE SCHLEMERGRIMM, ISABEL JUREMA2021-04-30T04:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/450Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:32:41RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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