Debates sobre culturas alimentares: conversas em torno da cultura alimentar brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, ANTONIO CARLOS BARBOSA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/677
Resumo: O presente artigo apresenta uma atividade em educação alimentar e nutricional (EAN) no campo das políticas públicas de alimentação brasileira e foi desenvolvida em uma escola pública. A intervenção foi promovida pela PROGRAD - Núcleo de Ensino da Unesp de Assis e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/CNPq/Sesan – Processo 407514/2012-0. A preocupação do trabalho foi salvaguardar a cultura e história que adorna a alimentação brasileira e apresentá-la aos estudantes de ensino médio de uma escola pública como elemento constituinte da identidade cultural e social do Brasil. Através de respaldos da educação crítica e da psicologia histórico-cultural e sócio-histórico subsidiou-se rodas de conversa e oficinas de culinária a respeito da alimentação brasileira junto a três grupos abertos de alunos entre nove e treze anos. O trabalho demonstrou que educação alimentar e nutricional é uma ação que pode prover: a saúde nutricional da população; possibilitar a reflexão sobre o comportamento alimentar, que atualmente é moldado pela indústria alimentar; valorizar as tradições alimentares; diminuir a preferência por alimentos ultraprocessados, calóricos, energéticos e prejudiciais à saúde.
id CLAEC-1_8f66e1fbd3a0fdbe21e729e5ed5d5282
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/677
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Debates sobre culturas alimentares: conversas em torno da cultura alimentar brasileiraCultura; Educação; PsicologiaEducação alimentar e nutricional; Cultura;Alimentos ultraprocessados; Psicologia; EducaçãoO presente artigo apresenta uma atividade em educação alimentar e nutricional (EAN) no campo das políticas públicas de alimentação brasileira e foi desenvolvida em uma escola pública. A intervenção foi promovida pela PROGRAD - Núcleo de Ensino da Unesp de Assis e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/CNPq/Sesan – Processo 407514/2012-0. A preocupação do trabalho foi salvaguardar a cultura e história que adorna a alimentação brasileira e apresentá-la aos estudantes de ensino médio de uma escola pública como elemento constituinte da identidade cultural e social do Brasil. Através de respaldos da educação crítica e da psicologia histórico-cultural e sócio-histórico subsidiou-se rodas de conversa e oficinas de culinária a respeito da alimentação brasileira junto a três grupos abertos de alunos entre nove e treze anos. O trabalho demonstrou que educação alimentar e nutricional é uma ação que pode prover: a saúde nutricional da população; possibilitar a reflexão sobre o comportamento alimentar, que atualmente é moldado pela indústria alimentar; valorizar as tradições alimentares; diminuir a preferência por alimentos ultraprocessados, calóricos, energéticos e prejudiciais à saúde.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCNPq/MDSSILVA, ANTONIO CARLOS BARBOSA2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/67710.23899/relacult.v4i3.677RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 3 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/677/601Direitos autorais 2019 ANTONIO CARLOS BARBOSA SILVAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-09T14:54:53Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/677Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:07.624RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Debates sobre culturas alimentares: conversas em torno da cultura alimentar brasileira
title Debates sobre culturas alimentares: conversas em torno da cultura alimentar brasileira
spellingShingle Debates sobre culturas alimentares: conversas em torno da cultura alimentar brasileira
SILVA, ANTONIO CARLOS BARBOSA
Cultura; Educação; Psicologia
Educação alimentar e nutricional; Cultura;Alimentos ultraprocessados; Psicologia; Educação
title_short Debates sobre culturas alimentares: conversas em torno da cultura alimentar brasileira
title_full Debates sobre culturas alimentares: conversas em torno da cultura alimentar brasileira
title_fullStr Debates sobre culturas alimentares: conversas em torno da cultura alimentar brasileira
title_full_unstemmed Debates sobre culturas alimentares: conversas em torno da cultura alimentar brasileira
title_sort Debates sobre culturas alimentares: conversas em torno da cultura alimentar brasileira
author SILVA, ANTONIO CARLOS BARBOSA
author_facet SILVA, ANTONIO CARLOS BARBOSA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq/MDS
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, ANTONIO CARLOS BARBOSA
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura; Educação; Psicologia
Educação alimentar e nutricional; Cultura;Alimentos ultraprocessados; Psicologia; Educação
topic Cultura; Educação; Psicologia
Educação alimentar e nutricional; Cultura;Alimentos ultraprocessados; Psicologia; Educação
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo apresenta uma atividade em educação alimentar e nutricional (EAN) no campo das políticas públicas de alimentação brasileira e foi desenvolvida em uma escola pública. A intervenção foi promovida pela PROGRAD - Núcleo de Ensino da Unesp de Assis e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/CNPq/Sesan – Processo 407514/2012-0. A preocupação do trabalho foi salvaguardar a cultura e história que adorna a alimentação brasileira e apresentá-la aos estudantes de ensino médio de uma escola pública como elemento constituinte da identidade cultural e social do Brasil. Através de respaldos da educação crítica e da psicologia histórico-cultural e sócio-histórico subsidiou-se rodas de conversa e oficinas de culinária a respeito da alimentação brasileira junto a três grupos abertos de alunos entre nove e treze anos. O trabalho demonstrou que educação alimentar e nutricional é uma ação que pode prover: a saúde nutricional da população; possibilitar a reflexão sobre o comportamento alimentar, que atualmente é moldado pela indústria alimentar; valorizar as tradições alimentares; diminuir a preferência por alimentos ultraprocessados, calóricos, energéticos e prejudiciais à saúde.
description O presente artigo apresenta uma atividade em educação alimentar e nutricional (EAN) no campo das políticas públicas de alimentação brasileira e foi desenvolvida em uma escola pública. A intervenção foi promovida pela PROGRAD - Núcleo de Ensino da Unesp de Assis e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/CNPq/Sesan – Processo 407514/2012-0. A preocupação do trabalho foi salvaguardar a cultura e história que adorna a alimentação brasileira e apresentá-la aos estudantes de ensino médio de uma escola pública como elemento constituinte da identidade cultural e social do Brasil. Através de respaldos da educação crítica e da psicologia histórico-cultural e sócio-histórico subsidiou-se rodas de conversa e oficinas de culinária a respeito da alimentação brasileira junto a três grupos abertos de alunos entre nove e treze anos. O trabalho demonstrou que educação alimentar e nutricional é uma ação que pode prover: a saúde nutricional da população; possibilitar a reflexão sobre o comportamento alimentar, que atualmente é moldado pela indústria alimentar; valorizar as tradições alimentares; diminuir a preferência por alimentos ultraprocessados, calóricos, energéticos e prejudiciais à saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/677
10.23899/relacult.v4i3.677
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/677
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i3.677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/677/601
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ANTONIO CARLOS BARBOSA SILVA
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ANTONIO CARLOS BARBOSA SILVA
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 3 (2018)
2525-7870
10.23899/relacult.v4i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104065560576