Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Josinara Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, André Luis Nascimento de, Santos, Neuma Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/963
Resumo: Os conceitos preservação e conservação ambiental historicamente têm sido utilizadas como iguais ou sinônimas. Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo conhecer como alunos do quinto ano do ensino fundamental significam preservação e conservação antes e depois do desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: aplicação de questionário antes da realização das atividades; realização de dinâmica para conceituar de forma lúdica os conceitos trabalhados e narrativas de histórias sobre preservação e conservação para que os alunos respondessem qual conceito se aplicava. Os questionários mostraram que os alunos conceituavam os termos como semelhantes e após a realização das dinâmicas, a maioria conseguiu diferenciar os termos, mostrando o papel fundamental da educação ambiental na construção de cidadãos mais conscientes quanto às questões ligadas ao meio ambiente.
id CLAEC-1_926790b47f015e1d628e797f517a0d80
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/963
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambienteOs conceitos preservação e conservação ambiental historicamente têm sido utilizadas como iguais ou sinônimas. Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo conhecer como alunos do quinto ano do ensino fundamental significam preservação e conservação antes e depois do desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: aplicação de questionário antes da realização das atividades; realização de dinâmica para conceituar de forma lúdica os conceitos trabalhados e narrativas de histórias sobre preservação e conservação para que os alunos respondessem qual conceito se aplicava. Os questionários mostraram que os alunos conceituavam os termos como semelhantes e após a realização das dinâmicas, a maioria conseguiu diferenciar os termos, mostrando o papel fundamental da educação ambiental na construção de cidadãos mais conscientes quanto às questões ligadas ao meio ambiente.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/96310.23899/relacult.v4i0.963RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/963/534Copyright (c) 2018 Josinara Silva Costa, André Luis Nascimento de Oliveira, Neuma Teixeira dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Josinara SilvaOliveira, André Luis Nascimento deSantos, Neuma Teixeira dos2021-04-30T04:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/963Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:23:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente
title Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente
spellingShingle Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente
Costa, Josinara Silva
title_short Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente
title_full Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente
title_fullStr Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente
title_full_unstemmed Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente
title_sort Preservação e Conservação Ambiental: significando a proteção do meio ambiente
author Costa, Josinara Silva
author_facet Costa, Josinara Silva
Oliveira, André Luis Nascimento de
Santos, Neuma Teixeira dos
author_role author
author2 Oliveira, André Luis Nascimento de
Santos, Neuma Teixeira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Josinara Silva
Oliveira, André Luis Nascimento de
Santos, Neuma Teixeira dos
description Os conceitos preservação e conservação ambiental historicamente têm sido utilizadas como iguais ou sinônimas. Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo conhecer como alunos do quinto ano do ensino fundamental significam preservação e conservação antes e depois do desenvolvimento de atividades de educação ambiental. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: aplicação de questionário antes da realização das atividades; realização de dinâmica para conceituar de forma lúdica os conceitos trabalhados e narrativas de histórias sobre preservação e conservação para que os alunos respondessem qual conceito se aplicava. Os questionários mostraram que os alunos conceituavam os termos como semelhantes e após a realização das dinâmicas, a maioria conseguiu diferenciar os termos, mostrando o papel fundamental da educação ambiental na construção de cidadãos mais conscientes quanto às questões ligadas ao meio ambiente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/963
10.23899/relacult.v4i0.963
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/963
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/963/534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490052214784