Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Célia Souza da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2389
Resumo: Este artigo discorre sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável em consonância com a prática da produção sustentável das mulheres extrativistas do rio Araguari. Elas são conhecidas como sementeiras do Araguari e produzem biocosméticos a partir da andiroba, copaíba, pracaxi e de outras sementes que são coletadas na Floresta Nacional do Amapá (FLONA) que também é uma Floresta Estadual (FLOTA). Esse território está localizado no estado do Amapá. Os biocosméticos produzidos são pomadas, velas e sabonetes que geram renda para cerca de 80 mulheres extrativistas e suas famílias. Antes, as mulheres e suas famílias tinham como a única alternativa de renda o trabalho ilegal em um garimpo que foi fechado em 2007. Os objetivos deste artigo é discutir como as mulheres extrativistas conseguem por meio da produção sustentável atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável e analisar as práticas socioambientais realizadas por essas mulheres. O método utilizado é a pesquisa qualitativa com a abordagem exploratória.  Os resultados apontam que há uma preocupação das famílias que são lideradas por essas mulheres extrativistas em garantir uma melhoria de qualidade de vida com o proveito dos recursos naturais por meio da produção sustentável que gera fonte de renda ao mesmo tempo que cuida da floresta e todos os seres que habitam nela.
id CLAEC-1_99edf7d7c8db0582191b90acedde5b2b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2389
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)Sustainable DevelopmentExtractive WomeSustainable ProductionAraguari RiverAmapáDesarrollo SostenibleMujeres ExtractivasProducción SostenibleRío AraguariAmapáDesenvolvimento SustentávelProdução SustentávelRio AraguariAmapáMulheres ExtrativistasDéveloppement durableFemmes extractivesProduction durableFleuve AraguariAmapáEste artigo discorre sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável em consonância com a prática da produção sustentável das mulheres extrativistas do rio Araguari. Elas são conhecidas como sementeiras do Araguari e produzem biocosméticos a partir da andiroba, copaíba, pracaxi e de outras sementes que são coletadas na Floresta Nacional do Amapá (FLONA) que também é uma Floresta Estadual (FLOTA). Esse território está localizado no estado do Amapá. Os biocosméticos produzidos são pomadas, velas e sabonetes que geram renda para cerca de 80 mulheres extrativistas e suas famílias. Antes, as mulheres e suas famílias tinham como a única alternativa de renda o trabalho ilegal em um garimpo que foi fechado em 2007. Os objetivos deste artigo é discutir como as mulheres extrativistas conseguem por meio da produção sustentável atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável e analisar as práticas socioambientais realizadas por essas mulheres. O método utilizado é a pesquisa qualitativa com a abordagem exploratória.  Os resultados apontam que há uma preocupação das famílias que são lideradas por essas mulheres extrativistas em garantir uma melhoria de qualidade de vida com o proveito dos recursos naturais por meio da produção sustentável que gera fonte de renda ao mesmo tempo que cuida da floresta e todos os seres que habitam nela.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2023-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/238910.23899/relacult.v9i2.2389RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 n. 2 (2023)2525-787010.23899/relacult.v9i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2389/1645Copyright (c) 2023 Célia Souza da Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Célia Souza da2023-12-22T16:42:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2389Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2023-12-22T16:42:08RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)
title Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)
spellingShingle Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)
Costa, Célia Souza da
Sustainable Development
Extractive Wome
Sustainable Production
Araguari River
Amapá
Desarrollo Sostenible
Mujeres Extractivas
Producción Sostenible
Río Araguari
Amapá
Desenvolvimento Sustentável
Produção Sustentável
Rio Araguari
Amapá
Mulheres Extrativistas
Développement durable
Femmes extractives
Production durable
Fleuve Araguari
Amapá
title_short Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)
title_full Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)
title_fullStr Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)
title_full_unstemmed Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)
title_sort Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)
author Costa, Célia Souza da
author_facet Costa, Célia Souza da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Célia Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Sustainable Development
Extractive Wome
Sustainable Production
Araguari River
Amapá
Desarrollo Sostenible
Mujeres Extractivas
Producción Sostenible
Río Araguari
Amapá
Desenvolvimento Sustentável
Produção Sustentável
Rio Araguari
Amapá
Mulheres Extrativistas
Développement durable
Femmes extractives
Production durable
Fleuve Araguari
Amapá
topic Sustainable Development
Extractive Wome
Sustainable Production
Araguari River
Amapá
Desarrollo Sostenible
Mujeres Extractivas
Producción Sostenible
Río Araguari
Amapá
Desenvolvimento Sustentável
Produção Sustentável
Rio Araguari
Amapá
Mulheres Extrativistas
Développement durable
Femmes extractives
Production durable
Fleuve Araguari
Amapá
description Este artigo discorre sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável em consonância com a prática da produção sustentável das mulheres extrativistas do rio Araguari. Elas são conhecidas como sementeiras do Araguari e produzem biocosméticos a partir da andiroba, copaíba, pracaxi e de outras sementes que são coletadas na Floresta Nacional do Amapá (FLONA) que também é uma Floresta Estadual (FLOTA). Esse território está localizado no estado do Amapá. Os biocosméticos produzidos são pomadas, velas e sabonetes que geram renda para cerca de 80 mulheres extrativistas e suas famílias. Antes, as mulheres e suas famílias tinham como a única alternativa de renda o trabalho ilegal em um garimpo que foi fechado em 2007. Os objetivos deste artigo é discutir como as mulheres extrativistas conseguem por meio da produção sustentável atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável e analisar as práticas socioambientais realizadas por essas mulheres. O método utilizado é a pesquisa qualitativa com a abordagem exploratória.  Os resultados apontam que há uma preocupação das famílias que são lideradas por essas mulheres extrativistas em garantir uma melhoria de qualidade de vida com o proveito dos recursos naturais por meio da produção sustentável que gera fonte de renda ao mesmo tempo que cuida da floresta e todos os seres que habitam nela.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2389
10.23899/relacult.v9i2.2389
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2389
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v9i2.2389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2389/1645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Célia Souza da Costa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Célia Souza da Costa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 n. 2 (2023)
2525-7870
10.23899/relacult.v9i2
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042494036803584