Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de Alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Fabrício Monte
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, João Alberto da, Roveda, Crislaine de Anunciação, Marques, Paola Reyer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/764
Resumo: O trabalho busca compreender como se dá a relação entre as três “engrenagens” básicas – currículos proposto, em ação e avaliado – para o desenvolvimento da educação brasileira, levando em conta as traduções que são realizadas pelos professores dos discursos pedagógicos oficiais até o campo recontextualizado pedagógico, que é o que de fato acontece na sala de aula. O trabalho pretende analisar as matrizes de referência das avaliações externas, bem como os três livros didáticos de matemática mais utilizados no Ciclo de Alfabetização. Essa análise, juntamente com o discurso apresentado pelas professoras em entrevistas semiestruturadas, constituirá o corpus de análise do estudo a ser desenvolvido. Para isso, serão utilizados caminhos qualitatitavos, em uma abordagem descritiva e documental. As entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras serão analisadas por meio da analise de conteúdo. O esperado é que, a partir dessa pesquisa, seja possível observar se as professoras do Ciclo de Alfabetização compreendem as relações que estão presentes entre os currículos proposto e avaliado, em larga escala pelo Governo Federal, e o em ação, realizado na sala de aula em Matemática no Ciclo de Alfabetização.
id CLAEC-1_9cffbc76451e3339555c0b5b7ad2468c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/764
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de AlfabetizaçãoO trabalho busca compreender como se dá a relação entre as três “engrenagens” básicas – currículos proposto, em ação e avaliado – para o desenvolvimento da educação brasileira, levando em conta as traduções que são realizadas pelos professores dos discursos pedagógicos oficiais até o campo recontextualizado pedagógico, que é o que de fato acontece na sala de aula. O trabalho pretende analisar as matrizes de referência das avaliações externas, bem como os três livros didáticos de matemática mais utilizados no Ciclo de Alfabetização. Essa análise, juntamente com o discurso apresentado pelas professoras em entrevistas semiestruturadas, constituirá o corpus de análise do estudo a ser desenvolvido. Para isso, serão utilizados caminhos qualitatitavos, em uma abordagem descritiva e documental. As entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras serão analisadas por meio da analise de conteúdo. O esperado é que, a partir dessa pesquisa, seja possível observar se as professoras do Ciclo de Alfabetização compreendem as relações que estão presentes entre os currículos proposto e avaliado, em larga escala pelo Governo Federal, e o em ação, realizado na sala de aula em Matemática no Ciclo de Alfabetização.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/76410.23899/relacult.v4i0.764RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/764/421Copyright (c) 2018 Fabrício Monte Freitas, João Alberto da Silva, Crislaine de Anunciação Roveda, Paola Reyer Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Fabrício MonteSilva, João Alberto daRoveda, Crislaine de AnunciaçãoMarques, Paola Reyer2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/764Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de Alfabetização
title Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de Alfabetização
spellingShingle Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de Alfabetização
Freitas, Fabrício Monte
title_short Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de Alfabetização
title_full Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de Alfabetização
title_fullStr Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de Alfabetização
title_full_unstemmed Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de Alfabetização
title_sort Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de Alfabetização
author Freitas, Fabrício Monte
author_facet Freitas, Fabrício Monte
Silva, João Alberto da
Roveda, Crislaine de Anunciação
Marques, Paola Reyer
author_role author
author2 Silva, João Alberto da
Roveda, Crislaine de Anunciação
Marques, Paola Reyer
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Fabrício Monte
Silva, João Alberto da
Roveda, Crislaine de Anunciação
Marques, Paola Reyer
description O trabalho busca compreender como se dá a relação entre as três “engrenagens” básicas – currículos proposto, em ação e avaliado – para o desenvolvimento da educação brasileira, levando em conta as traduções que são realizadas pelos professores dos discursos pedagógicos oficiais até o campo recontextualizado pedagógico, que é o que de fato acontece na sala de aula. O trabalho pretende analisar as matrizes de referência das avaliações externas, bem como os três livros didáticos de matemática mais utilizados no Ciclo de Alfabetização. Essa análise, juntamente com o discurso apresentado pelas professoras em entrevistas semiestruturadas, constituirá o corpus de análise do estudo a ser desenvolvido. Para isso, serão utilizados caminhos qualitatitavos, em uma abordagem descritiva e documental. As entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras serão analisadas por meio da analise de conteúdo. O esperado é que, a partir dessa pesquisa, seja possível observar se as professoras do Ciclo de Alfabetização compreendem as relações que estão presentes entre os currículos proposto e avaliado, em larga escala pelo Governo Federal, e o em ação, realizado na sala de aula em Matemática no Ciclo de Alfabetização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/764
10.23899/relacult.v4i0.764
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/764
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/764/421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489609715712