Narcissus Garden, corpo-imagem: território insólito entre o simbólico e o imaginário de Yayoi Kusama
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1952 |
Resumo: | Resumo O presente estudo apresenta a obra Narcissus Garden de Yayoi Kusama em dois momentos: na sua primeira edição, em 1966 e em um segundo momento, no ano de 2009 em que a mesma recebe um novo formato e caráter permanente no instituto de arte contemporânea, Inhotim. O texto sugere um diálogo sobre a obra diante dos binômios: espetacularização da imagem do corpo e os padrões dominantes de representação do corpo narcísico; a construção imagética do Eu e do Outro através da imagem especular. E termina com a problemática suscitada entre a presença tanto de um corpo imaginário, quanto simbólico como território insólito instaurado por meio das perturbações e obsessões do inconsciente da artista, convertido, em prática artística que determinam a marca intrínseca da sua escritura. |
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Narcissus Garden, corpo-imagem: território insólito entre o simbólico e o imaginário de Yayoi Kusamaculturaartesintegração culturalResumo O presente estudo apresenta a obra Narcissus Garden de Yayoi Kusama em dois momentos: na sua primeira edição, em 1966 e em um segundo momento, no ano de 2009 em que a mesma recebe um novo formato e caráter permanente no instituto de arte contemporânea, Inhotim. O texto sugere um diálogo sobre a obra diante dos binômios: espetacularização da imagem do corpo e os padrões dominantes de representação do corpo narcísico; a construção imagética do Eu e do Outro através da imagem especular. E termina com a problemática suscitada entre a presença tanto de um corpo imaginário, quanto simbólico como território insólito instaurado por meio das perturbações e obsessões do inconsciente da artista, convertido, em prática artística que determinam a marca intrínseca da sua escritura. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2021-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/195210.23899/relacult.v7i1.1952RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 7 n. 1 (2021)2525-787010.23899/relacult.v7i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1952/1413Copyright (c) 2021 Adriana Camargo Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Adriana Camargo2023-06-11T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1952Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2023-06-11T13:43:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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