História e Memórias: Traços de Territórios Negros em Pelotas/RS
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/776 |
Resumo: | Neste texto propomos uma reflexão acerca dos espaços urbano e rural da cidade de Pelotas, situada no Rio Grande do Sul, Brasil. Temos como objetivo principal demonstrar alguns dos territórios negros da cidade, no século XIX, e sua possível relação com o presente, século XXI, observando os traços que marcam as histórias e as memórias de determinados sujeitos. No trabalho, enfatizamos os aspectos da cultura que se entrelaçam criando identidades, fronteiras simbólicas e memórias. Nosso interesse por esse tema refere-se a nossa trajetória acadêmica e humana no que tange aos estudos sobre Culturas, pois ao estudarmos a Cultura dos Quilombolas, oportunizamos discussões sobre grupos considerados “minorias” em nossa sociedade. Finalizamos a proposta com a certeza de que outras reflexões se fazem necessárias para que histórias e memórias possam ser difundidas e reconhecidas como parte de nosso Patrimônio Cultural. |
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História e Memórias: Traços de Territórios Negros em Pelotas/RSNeste texto propomos uma reflexão acerca dos espaços urbano e rural da cidade de Pelotas, situada no Rio Grande do Sul, Brasil. Temos como objetivo principal demonstrar alguns dos territórios negros da cidade, no século XIX, e sua possível relação com o presente, século XXI, observando os traços que marcam as histórias e as memórias de determinados sujeitos. No trabalho, enfatizamos os aspectos da cultura que se entrelaçam criando identidades, fronteiras simbólicas e memórias. Nosso interesse por esse tema refere-se a nossa trajetória acadêmica e humana no que tange aos estudos sobre Culturas, pois ao estudarmos a Cultura dos Quilombolas, oportunizamos discussões sobre grupos considerados “minorias” em nossa sociedade. Finalizamos a proposta com a certeza de que outras reflexões se fazem necessárias para que histórias e memórias possam ser difundidas e reconhecidas como parte de nosso Patrimônio Cultural. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/77610.23899/relacult.v4i0.776RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/776/427Copyright (c) 2018 Cristiane Bartz de Ávilainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Ávila, Cristiane BartzRibeiro, Maria de Fátima BentoRibeiro, Angela Mara Bento2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/776Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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Neste texto propomos uma reflexão acerca dos espaços urbano e rural da cidade de Pelotas, situada no Rio Grande do Sul, Brasil. Temos como objetivo principal demonstrar alguns dos territórios negros da cidade, no século XIX, e sua possível relação com o presente, século XXI, observando os traços que marcam as histórias e as memórias de determinados sujeitos. No trabalho, enfatizamos os aspectos da cultura que se entrelaçam criando identidades, fronteiras simbólicas e memórias. Nosso interesse por esse tema refere-se a nossa trajetória acadêmica e humana no que tange aos estudos sobre Culturas, pois ao estudarmos a Cultura dos Quilombolas, oportunizamos discussões sobre grupos considerados “minorias” em nossa sociedade. Finalizamos a proposta com a certeza de que outras reflexões se fazem necessárias para que histórias e memórias possam ser difundidas e reconhecidas como parte de nosso Patrimônio Cultural. |
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